Um princípio de incêndio em um equipamento de solo provocou a evacuação de passageiros de um voo da Latam, na noite de quinta-feira (4), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A companhia aérea informou que ninguém ficou ferido e que a situação foi controlada rapidamente.
O voo LA3418, operado por A320, partiria de São Paulo com destino a Porto Alegre. De acordo com a Latam, a equipe finalizava o embarque quando a fumaça vinda do equipamento acionou o protocolo de segurança. Os passageiros deixaram a aeronave tanto pela ponte de embarque (finger) quanto pela escorregadeira de emergência, com apoio da tripulação e funcionários do aeroporto.
Vídeos gravados por pessoas que estavam na pista mostram chamas próximas à aeronave. O equipamento que pegou fogo presta serviço terceirizado de carregamento de cargas do voo.
Imagens exibidas pelo jornal Hora 1, da TV Globo, mostraram o momento em que passageiros são orientados a abandonar os pertences para garantir uma evacuação mais rápida, pois alguns tentaram recolher as bagagens de mão.
A orientação em uma evacuação é clara: deixe todos os pertences para trás. A vida é mais importante.
Após a evacuação, os clientes foram direcionados para atendimento no terminal. A Latam informou que 159 passageiros chegaram a Porto Alegre às 2h54 desta sexta-feira (5). Outros 10 serão acomodados em voos posteriores ou em transporte terrestre. A companhia diz que ofereceu voucher de alimentação e assistência necessária.
Segundo a empresa, a segurança operacional é prioridade.







