País está à deriva e governo Lula é omisso, diz Caiado no Roda Viva

O governador de Goiás e pré-candidato à presidência Ronaldo Caiado criticou na TV Cultura avanço do crime, alta de impostos e afirmou que governo do PT “virou assaltante de aposentados”

Compartilhe

Ronaldo Caiado foi entrevista no Roda Viva, da TV Cultura. Foto: reprodução

Entrevistado do programa Roda Viva da TV Cultura nesta segunda, 9, o governador goiano Ronaldo Caiado fez críticas duras à condução do governo federal em áreas essenciais como economia e segurança pública e se apresentou como pré-candidato à presidência em 2026. Com 40 anos de vida pública, Caiado se apresentou como “o mais longevo opositor do PT” e afirmou que a omissão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem provocado graves desequilíbrios sociais e econômicos no país.

Entre os principais pontos levantados, o governador citou o avanço de facções criminosas, propostas que concentram poder em Brasília — como a PEC da Segurança —, o aumento do endividamento público e o empobrecimento da população diante da alta de impostos sem cortes de gastos. “O país está à deriva, com 56% de rejeição. Era defensor dos pobres e virou assaltante de aposentados. Os que mais foram lesados foram os trabalhadores rurais”, disse, em referência aos golpes que afetaram beneficiários do INSS.

Caiado também defendeu maior rigor no combate ao crime organizado, o cumprimento do plano de governo eleito nas urnas e o respeito à autonomia dos entes federativos. “É preciso ter independência moral e coragem para fazer valer as leis de uma democracia plena”, disse, ao criticar o esvaziamento da função presidencial. “Na ausência do presidente, Legislativo e Judiciário assumem funções que não lhes cabem”, ressaltou ao anunciar que, se for eleito presidente, implantar um presidencialismo pleno.

O governador de Goiás ainda atacou os acordos ambientais firmados pelo governo federal, como o compromisso com a França sobre rastreabilidade de produtos livres de desmatamento. Segundo ele, a promessa de investimentos internacionais não se sustenta. “Eles não vão dar. Não existe ninguém mais protecionista que o europeu. Eles não aguentariam nossas regras ambientais por um dia”, afirmou.

Caiado também associou parte do desmatamento ilegal na Amazônia à atuação do crime organizado. “PCC e Comando Vermelho comandam garimpos e madeireiras ilegais. Facções do México e da Venezuela também atuam na região. Produtores já foram expulsos”, disse. O governador tem denunciado o avanço do crime organizado em setores da economia, áreas urbanas em que o Estado não consegue acessar diante da completa inação do governo federal.

Na área econômica, o governador criticou a proposta do ministro Fernando Haddad de cortar 10% das renúncias fiscais, que pode atingir 65 setores sem que o governo tenha detalhado os impactos. “Em dois anos e meio, a relação dívida/PIB subiu 4,36%. Batem recorde de arrecadação, mas não cortam gastos. Só pensam em mais impostos”, afirmou. Caiado pontuou a força do agronegócio, setor que, segundo ele, “segue competitivo apesar do governo federal, e não por causa dele”.

Sucessão presidencial
A pré-candidatura de Caiado à presidência foi a pauta central do Roda Viva. O governador afirmou ter independência moral e resultados conquistados em Goiás para apresentar seu nome como alternativa para a sucessão presidencial de 2026. Entre os principais feitos, Caiado listou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a queda expressiva dos índices de criminalidade e o equilíbrio nas contas do Estado. “Assumi um Estado quebrado, sucateado, bloqueado no Tesouro. Hoje, Goiás está totalmente dentro das regras do equilíbrio fiscal e com dinheiro em caixa”, afirmou.

Primeiro nome a se apresentar oficialmente como pré-candidato à presidência, Caiado defende que a centro-direita e a direita apresentem diversas candidaturas no primeiro turno da eleição presidencial em 2026. No segundo turno todos esses nomes estariam unidos contra Lula ou outro nome da esquerda.

Recentes
De Ghost of Tsushima a Red Dead: como jogos de mundo aberto evoluíram após Assassin’s Creed
De Ghost of Tsushima a Red Dead: como jogos de mundo aberto evoluíram após Assassin’s Creed
Cultura · 18h
Desfile de 7 de Setembro provoca mudanças no trânsito no Centro de Goiânia
Desfile de 7 de Setembro provoca mudanças no trânsito no Centro de Goiânia
Cidades · 19h
MPGO inaugura núcleo de acolhimento para vítimas de crimes violentos em Goiânia
MPGO inaugura núcleo de acolhimento para vítimas de crimes violentos em Goiânia
Justiça · 20h
Hidrolândia inicia temporada da jabuticaba
Hidrolândia inicia temporada da jabuticaba
Goiás · 21h
Mais do PortalGO
SMS
Goiânia terá 28 postos de vacinação abertos neste sábado (6); veja onde se imunizar
Vacinas contra Influenza, Covid-19, HPV e tríplice viral estarão disponíveis 05 set 2025 · Saúde
Официальный веб-сайт Президента Российской Федерации – www.kremlin.ru
Quem não é imortal?
Entre risos e guerras, os mortais apenas observam 05 set 2025 · Colunas
Foto: Secult Goiás
Agenda Cultural: shows, feiras e espetáculos gratuitos
Goiânia recebe shows, feiras, espetáculos infantis e eventos culturais entre 5 e 7 de setembro. 05 set 2025 · Cultura
COD/PMGO
Operação apreende mais de 2 toneladas de maconha na divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo
Operação interestadual – Divisas Integradas – mobilizou PMGO, PRF e PF 05 set 2025 · Segurança
Marcos Corrêa / PR
Projeto de anistia do PL quer Bolsonaro elegível em 2026 e Eduardo perdoado
Texto inclui condenações do 8 de Janeiro e revoga inelegibilidade 05 set 2025 · Brasil
Reprodução Instagram e Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jojo Todynho enfrenta processo do PT e terá audiência de conciliação
Influenciadora ironizou a repercussão nas redes sociais 05 set 2025 · Política
Geraldo Magela/Agência Senado
Ex-presidente do INSS ignorou alertas da CGU sobre descontos em aposentadorias
Prejuízo estimado chega a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024 05 set 2025 · Brasil
Ronaldo Caiado, governador de Goiás, participou da abertura oficial da Ficomex 2025, evento voltado ao comércio exterior do Brasil Central (Foto: Júnior Guimarães)
Caiado destaca industrialização goiana na abertura da Ficomex 2025
Evento reúne mais de 100 países em Goiânia 05 set 2025 · Goiás
PGO
Cinema no dia 04/08: semana tem comédia, terror e drama épico
“Inovação do Mal 4” encerra saga de terror e “O Retorno” adapta Odisseia, a Comédia “O Rei da Feira” com Leandro Hassum também estreia. 05 set 2025 · Brasil
Divulgação: Scuderia Ferrari
Monza recebe etapa mais veloz da Fórmula 1 neste fim de semana
Monza, pista mais rápida da F1, recebe GP da Itália. Ferrari homenageia 50 anos do título de Niki Lauda com design clássico. 04 set 2025 · Esportes