Prisão de Tuta reforça necessidade de aprovação da PEC da Segurança

Lewandowski destaca prisão de integrante do PCC na Bolívia e reforça necessidade de cooperação internacional no combate ao crime organizado.

Compartilhe

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse nesta segunda-feira (19) que a prisão do integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) Marcos Roberto de Almeida reforça a importância de entrosamento entre forças de segurança locais, nacionais e internacionais. Algo que, segundo ele, será favorecido, caso a PEC da Segurança seja aprovada pelo Legislativo.

“O governo brasileiro teve uma vitória muito importante contra o crime organizado ao prender este delinquente de alta periculosidade ligado a uma facção criminosa no Brasil”, disse o ministro referindo-se a Marcos Roberto, mais conhecido como Tuta.

Tuta encontra-se preso na Penitenciária Federal em Brasília. Ele foi expulso da Bolívia no domingo (18), após ter sido identificado e preso, quando compareceu a uma unidade policial daquele país para tratar de questões migratórias – fato ocorrido na sexta-feira (16).

Na oportunidade, Tuta apresentou, às autoridades bolivianas, um documento falso, no qual se chamaria Maycon da Silva. A falsidade foi detectada imediatamente e, na sequência, foram acionados Interpol e um oficial da Polícia Federal.

Entrosamento

Para Lewandowski, o sucesso dessa operação “revela, inclusive, o entrosamento entre as forças locais de segurança e as forças que integram o sistema judiciário com as forças Federais”, disse. “E isso é justamente aquilo que almejamos com a PEC da segurança que está tramitando no Congresso Nacional”, acrescentou durante coletiva de imprensa no Ministério da Justiça.

O ministro enfatizou que muitas das atividades criminais já deixaram de ser locais, e que, portanto, o combate a elas precisa ser feito de maneira global, por meio de cooperações entre todas as forças de segurança. 

“E hoje já contamos com um grande leque de cooperação internacional”, afirmou o ministro.

Marcos Roberto “Tuta” foi identificado, na Bolívia, como um dos principais articuladores de um esquema internacional de lavagem de dinheiro vinculado à organização criminosa. Ele consta na Lista de Difusão Vermelha da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal).

Foragido internacional desde 2020, Tuta é condenado a 12 anos de prisão no Brasil por crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Cooperação, identificação e integração

Também presente na coletiva de imprensa, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues disse que três eixos de ações favoreceram o sucesso da operação que trouxe, de volta ao Brasil, o integrante do PCC. O primeiro deles é o da cooperação internacional, disse Andrei referindo-se à presença da PF em diversos países, representada por adidos e oficiais, como foi o caso concreto lá em Santa Cruz de la Sierra – onde Tuta foi preso pelas autoridades bolivianas.

Isso permite uma rápida interação com as autoridades bolivianasidentificando em um primeiro momento da falsidade documental”, acrescentou o diretor sem detalhar, por questões de segurança, alguns elementos operacionais da área de inteligência nessa operação.

“O que posso dizer é que, graças a essa integração internacional, foi possível identificar essa inconsistência imediatamente, comunicando tanto a Interpol como nossa unidade em Santa Cruz, para que a gente pudesse confirmar os dados”, disse Andrei Rodrigues.

O segundo eixo abrange, segundo ele, a questão da identificação biométrica, possível de ser feita de “maneira quase instantânea” a partir das bases de dados da PF.

“Conseguimos, quase que em tempo real, confirmar quem era, de fato, aquela pessoa na unidade policial da Bolívia, e com isso dar a materialidade, a certeza e a segurança para a prisão em flagrante”.

“E o terceiro ponto é a questão da integração interna [entre as autoridades brasileiras]”, completou.

Interpol

Para o secretário-geral da Interpol, Valdecy Urquiza, a prisão de Tuta foi algo “complexo e sensível”, mas de “desfecho rápido e preciso”.

“O alvo dessa operação já constava dos bancos de dados da organização desde 2020”, disse ele ao destacar este “mecanismo internacional para o compartilhamento de informação de foragidos internacionais”, disse Urquiza, que é, também, delegado de carreira da PF.

Ele apoiou que o intercâmbio de informações de biometria foi extremamente necessário e útil para a correta identificação de Tuta.

“Temos um banco de dados de biometria que fica localizado na sede da Interpol. É um hub biométrico, onde são armazenadas informações relacionadas a impressões digitais, a fotografias, a informações de DNA. Todas relacionadas a alguma possível atividade criminal; e geralmente relacionadas a foragidos internacionais. Com esse Hub biométrico, podemos fazer a conexão com bancos de dados nacionais”, explicou Urquiza.

A PF participa do centro biométrico da Interpol, que conta com a participação de vários paísescom o objetivo de combater “organizações que não respeitam fronteira, seja para realização de suas atividades criminosas, seja para ocultação de ativos, seja para atuar como esconderijo de integrantes”, explicou o secretário da Interpol.

“A grande verdade é que as organizações criminosas que atuam no Brasil que atuam em outros países da região, e a resposta precisa ser coordenada entre as diversas agências policiais da região [América do Sul]”, acrescentou.

Recentes
Procon multa Ultragaz em mais de R$ 32 mil por cobrança indevida
Procon multa Ultragaz em mais de R$ 32 mil por cobrança indevida
Economia · 5h
Decreto define medicina e direito e odonto como cursos presenciais
Decreto define medicina e direito e odonto como cursos presenciais
Educação · 8h
Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias
Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias
Economia · 9h
Rio vacina maiores de 80 anos contra nova cepa da covid-19
Rio vacina maiores de 80 anos contra nova cepa da covid-19
Saúde · 9h
Mais do PortalGO
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
ONG promove educação antirracista nas escolas públicas do Rio
Escolas recebem programa de educação antirracista com oficinas, debates e acervo literário, com formação para professores e atividades culturais. 19 maio 2025 · Educação
Foto: Freepik
Por que manter o cinto afivelado durante o voo pode evitar acidentes — mesmo sem turbulência aparente
Turbulência de céu claro aumenta com as mudanças climáticas e reforça a importância de manter o cinto afivelado durante o voo. 19 maio 2025 · Variedades
Foto: Unsplash
Vaga de emprego indica que a Microsoft está interessada em um Xbox com chip ARM
Vaga da Qualcomm indica que Xbox pode adotar chip ARM em console portátil; retrocompatibilidade será desafio. 19 maio 2025 · Variedades
Foto: Reprodução / Instagram
Pai de Marina Ruy Barbosa responde críticas à atriz em Cannes e manda indiretas
Pai de Marina Ruy Barbosa rebate críticas à filha e comentários são vistos como indiretas a Bruna Marquezine. 19 maio 2025 · Entretenimento
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
STF inicia depoimentos de testemunhas da trama golpista
Desta segunda (19) ao dia 2 de junho serão ouvidas 82 pessoas 19 maio 2025 · Brasil
Fotos: Reprodução / CBMGO
Explosão de cilindro de gás em empresa de balões deixa trabalhador com perna amputada
Explosão de cilindros de gás hélio em Goiânia deixa trabalhador com perna amputada e mobiliza equipes de resgate e investigação. 19 maio 2025 · Cidades
Foto: Unsplash
Horóscopo semanal: veja as previsões para seu signo entre 19 e 26 de maio
Semana será marcada por transformações, diálogos intensos e oportunidades de crescimento pessoal. Confira o horóscopo completo para cada signo do zodíaco. 19 maio 2025 · Variedades
Foto: Ascom/MinC
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, estreia com 13 minutos de aplausos em Cannes
Estreia mundial de O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, é aplaudida por 13 minutos em Cannes; Brasil é homenageado como país de honra no festival. 19 maio 2025 · Cultura
Foto: Reprodução / Semasdh
Goiânia amplia rede de acolhimento para pessoas em situação de rua durante noites frias
Prefeitura de Goiânia amplia rede de abrigos com novo ponto no Setor Aeroporto para atender pessoas em situação de rua nas noites frias. 19 maio 2025 · Variedades
Fotos: Agehab
Governo de Goiás abre inscrições para 758 casas gratuitas em 16 cidades; veja como participar
Governo de Goiás abre inscrições para casas gratuitas em 16 cidades; programa atende famílias em situação de vulnerabilidade. 19 maio 2025 · Variedades