O tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, que marca as comemorações da Independência do Brasil, vai alterar o trânsito no Centro de Goiânia neste fim de semana. O evento acontece no domingo (7/9), na Avenida Tocantins, e contará com a participação de autoridades, forças militares e instituições de ensino. Para garantir a organização e a segurança, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) realizará interdições a partir do sábado (6/9).
No sábado, os bloqueios começam ao meio-dia para a montagem da estrutura necessária ao desfile. A Avenida Anhanguera ficará interditada entre a Avenida Paranaíba e a Rua 9, nos dois sentidos, até as 22h de domingo, com acesso permitido apenas para moradores da região.
Já no domingo, as alterações no tráfego serão mais amplas. A partir das 5h e até as 14h, além da Anhanguera, a Avenida Tocantins terá bloqueio total entre a Avenida Paranaíba e a Praça Cívica.
As ruas 1, 2 e 3, no trecho entre a Avenida Araguaia e a Avenida Tocantins, também estarão interditadas, assim como a Rua 4, entre a Avenida Goiás e a Paranaíba, e a Rua 5, entre a Tocantins e a Goiás, esta última com acesso apenas a moradores.
Outras alterações incluem interdições parciais. Na Avenida Araguaia, três faixas entre a Anhanguera e a Praça Cívica estarão bloqueadas. Já na Avenida Goiás, entre a Paranaíba e a Praça Cívica, o tráfego será permitido apenas para ônibus do BRT e moradores.
De acordo com a SET, cerca de 50 agentes de trânsito estarão mobilizados no domingo para orientar motoristas e pedestres. O objetivo é minimizar transtornos, assegurar a fluidez do tráfego e reforçar a segurança durante a realização do evento, considerado um dos mais tradicionais da capital.