O Governo de Goiás iniciou, nesta segunda-feira (19), o processo de inscrições para o programa Pra Ter Onde Morar – Construção, que irá selecionar famílias em situação de vulnerabilidade social para receber moradias a custo zero. Ao todo, 758 unidades habitacionais serão disponibilizadas em 16 municípios do estado. Os editais com os critérios de participação e prazos estão disponíveis no site da Agência Goiana de Habitação (Agehab)

As cidades contempladas nesta etapa são: Bom Jardim de Goiás (48 unidades), Formoso (30), Itauçu (75), Jataí (50), Padre Bernardo (27), Posse (50), Rianápolis (97), Rubiataba (34), Santa Rita do Novo Destino (36), Santo Antônio de Goiás (53), São Domingos (50), São Francisco de Goiás (49), Serranópolis (50), Turvelândia (50), Vila Boa (30) e Vila Propício (29).
O programa é voltado a famílias com renda de até um salário-mínimo e tem como objetivo principal combater o déficit habitacional em Goiás. Desde o lançamento, em 2021, já foram entregues cerca de 4 mil moradias em mais de 150 municípios goianos. A meta é chegar a 10 mil unidades entregues até o fim de 2026.

Além de oferecer moradia digna, a construção das casas também contribui com o desenvolvimento econômico regional. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Adib Elias, a iniciativa movimenta a economia dos municípios beneficiados por meio da geração de empregos diretos e indiretos na construção civil.
A iniciativa é fruto da articulação entre o programa Goiás Social, a Agehab e as prefeituras locais. Interessados devem acessar os editais e conferir os critérios de seleção, que incluem, entre outros fatores, a situação socioeconômica da família e o tempo de residência no município.