Isenção de IR sobre premiação para medalhistas olímpicos passa na CEsp

Além da isenção fiscal, CEsp marca audiências sobre CBF e Jogos de Los Angeles em 2028. Senadores pedem mais transparência no esporte.

Compartilhe

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Esporte (CEsp) aprovou o projeto que isenta do Imposto de Renda (IR) os valores recebidos por atletas medalhistas olímpicos a título de premiação pela conquista de medalhas (PL 3.047/2024).

Do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o texto foi aprovado na forma de um substitutivo apresentado pela senadora Leila Barros (PDT-DF), presidente da comissão. O projeto segue agora para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Leila elogiou o projeto e lembrou que a carreira dos esportistas costuma ser muito curta. Segundo a senadora, a renúncia fiscal é muito pequena, já que são poucos os atletas premiados nas olimpíadas. Leila ainda brincou, dizendo que o projeto não iria beneficiá-la, já que ela conquistou duas medalhas de bronze como atleta de vôlei nos anos de 1996 e 2000.

A proposta reforça a relevância de garantir condições que estimulem a prática esportiva de nível internacional, sobretudo no que diz respeito à competitividade dos atletas brasileiros e ao retorno social e econômico advindo de seus resultados — afirmou a relatora.

Os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Carlos Portinho (PL-RJ) também elogiaram o projeto. Portinho afirmou só lamentar o fato de a iniciativa ter “demorado tanto”. Ele ainda disse torcer para que a renúncia fiscal aumente, já que também torce para que os atletas brasileiros conquistem um grande número de medalhas olímpicas.

Motivação

A matéria altera a Lei 7.713, de 1988, para isentar do IR os valores pagos aos atletas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), pelo governo federal ou por qualquer de seus órgãos como prêmio pela conquista de medalhas. O projeto tramita em conjunto com o PL 3.062/2024, do senador Cleitinho (Republicanos-MG), e com o PL 3.073/2024, do senador Dr. Hiran (PP-RR), todos relatados por Leila.

Segundo o senador Nelsinho, “a proposta busca reconhecer e valorizar o esforço, a dedicação e o sucesso dos atletas que representam o Brasil em competições internacionais”. Além disso, ele lembra que a premiação financeira é importante fator de motivação e ajuda a atrair jovens talentos.

O autor também aponta que o sucesso em eventos internacionais, como os jogos olímpicos, promove a imagem do Brasil no cenário global. “Ao apoiar e valorizar nossos atletas, o governo reforça o compromisso com o esporte e com a promoção de uma imagem positiva do país”, justifica Nelsinho.

Requerimentos

A comissão também aprovou de três requerimentos para a promoção de audiências públicas. Um deles (REQ 12/2025 – CEsp), do senador Eduardo Girão (Novo-CE), requer uma audiência sobre supostas irregularidades do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues. O senador também quer debater um suposto conflito de interesses entre a CBF e o ministro Gilmar Mendes, do STF.

Quero aproveitar e pedir aos colegas que assinem o requerimento para a CPI da CBF. Já temos um número avançado de assinatura — pediu Girão.

Os outros dois requerimentos aprovados são da senadora Leila. Um pede um debate sobre os planos da nova gestão do COB (REQ 15/2025 – CEsp), enquanto o outro requer um debate sobre as perspectivas e desafios do novo ciclo paralímpico, com foco na preparação para os Jogos Paralímpicos de 2028, em Los Angeles, Estados Unidos (REQ 16/2025 – CEsp).

Por: Agência Senado

Recentes
Marrone passa bem após queda durante show em Goiânia e segue internado para observação
Marrone passa bem após queda durante show em Goiânia e segue internado para observação
Goiás · 1h
Sesc Goiás abre inscrições para Curso de Gestantes
Sesc Goiás abre inscrições para Curso de Gestantes
Variedades · 3h
Coro Sinfônico Jovem de Goiás abre temporada com clássicos da ópera em Goiânia
Coro Sinfônico Jovem de Goiás abre temporada com clássicos da ópera em Goiânia
Cultura · 4h
Políticas públicas promovem maternidade e equidade na ciência
Políticas públicas promovem maternidade e equidade na ciência
Ciência · 22h
Mais do PortalGO
Equipe The Myths Brazil, da UFF, foi selecionada para representar o Brasil em uma competição de engenharia e exploração espacial no Canadá – Foto: Universidade Federal Fluminense/Divulgação
Equipe da UFF representa Brasil em competição de engenharia no Canadá
Equipe da UFF é a única brasileira no Canadian International Rover Challenge 2025. Rover simula missões em Marte, mas falta apoio para viagem. 11 maio 2025 · Ciência
© Freepik
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Jornada 6×1 é cruel, diz ministro do Trabalho, Luiz Marinho
Ministro do Trabalho defende fim gradual da jornada 6×1: ‘Cruel, especialmente para mulheres’. Governo prioriza redução sem cortes. 11 maio 2025 · Trabalho
Divulgação – OLITEF
Olimpíada de Educação Financeira atinge 4000 escolas inscritas
Olimpíada de educação financeira do Tesouro Nacional tem prova em 09/09. Conheça a iniciativa da B3 e Tesouro Nacional com apoio do MEC. 11 maio 2025 · Educação
Foto: Freepik
Mãe!… Como entender o amor de mãe!…
O amor de mãe vai além do colo e do cuidado — é também correção, paciência e presença nas horas mais difíceis. 11 maio 2025 · Colunas
Foto: Prefeitura de Goiânia
Foto: Rafael Ribeirorio – CBF
Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos
Estado de Goiás na Copa do Brasil Feminina 2025! Vila Nova estreia em casa contra o Atlético-PI. Veja datas e detalhes da competição. 10 maio 2025 · Brasil
© Jose Cruz/Agência Brasil
Enem 2025: saiba as datas de inscrições e das provas deste ano
Enem 2025: Provas 9 e 16 novembro. Inscrições abertas a partir de 26 de maio. Veja regras de inscrição e como solicitar isenção da taxa. 10 maio 2025 · Brasil
Pikisuperstar – Free Pik
Dia das Mães: dicas culturais e gastronômicas para esse dia mais que especial.
Celebre o Dia das Mães com programas especiais em Goiânia, incluindo feira, espetáculos e boa comida, tudo com estilo e criatividade. 10 maio 2025 · Entretenimento
Filipe Toleto comemora a vitória em Gold Coast – © Andrew Shield/World Surf League