Metanol foi adicionado, não é natural, diz perícia de SP

Instituto de Criminalística de SP atesta adulteração com metanol em bebidas. Substância foi adicionada, descartando origem natural.

Compartilhe

Imagem: Internet

O Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo informou que a perícia em dois grupos de garrafas de bebidas alcoólicas destiladas apreendidas em fiscalizações na capital apontou que as concentrações de metanol encontradas indicam adição da substância, e não resultado de destilação natural.

O órgão não divulgou a quantidade de garrafas analisadas nem os tipos de bebidas. Também não informou os locais onde ocorreram as apreensões.

“Até o momento, dois grupos de produtos periciados apresentaram resultado positivo para metanol, em volume acima do permitido pela legislação. Os laudos foram encaminhados à Polícia Civil para subsidiar as investigações e o esclarecimento dos fatos”, informou o instituto em nota divulgada nesta terça-feira (7).

O órgão acrescentou que trabalha ininterruptamente nas análises:

“O Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo trabalha 24h nas perícias de constatação e concentração das amostras apresentadas pela Polícia Civil, assim como na análise documentoscópica de rótulos e lacres dos recipientes. Pode-se afirmar, até o momento, e de acordo com as concentrações encontradas, que o metanol foi adicionado, não sendo, portanto, produto de destilação natural.”

Na última sexta-feira (3), o Instituto de Criminalística criou uma força-tarefa para analisar as garrafas apreendidas durante fiscalizações que apuram adulteração e contaminação por metanol. Segundo boletim do governo paulista, 16 mil garrafas foram apreendidas desde o dia 29 de setembro.

O processo de análise inclui a checagem das embalagens para identificar rompimentos ou indícios de reaproveitamento. Depois, o material é processado em equipamentos que separam os componentes da bebida. Somente o laudo final confirma a presença e a quantidade de metanol.

O metanol é um álcool de uso industrial, altamente tóxico se ingerido. Afeta o fígado, que o transforma em substâncias que comprometem medula, cérebro e nervo óptico, podendo causar cegueira, coma ou morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.

A Polícia Civil de São Paulo trabalha com duas hipóteses: a primeira é o uso de metanol para higienização de garrafas reaproveitadas; a segunda, a utilização da substância para aumentar o volume de bebidas falsificadas. Há ainda a possibilidade de que falsificadores tenham usado etanol contaminado com metanol.

A Polícia Federal também investiga se os casos têm relação com a megaoperação contra o crime organizado no setor de combustíveis, deflagrada no fim de agosto.

“Se esse metanol tiver origem em combustíveis fósseis, é outra hipótese de investigação. Muitos tanques foram abandonados após essa operação”, afirmou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que anunciou a criação de um comitê informal de enfrentamento da crise.

Recentes
Guia do Fim de Semana: Última rodada do Brasileirão, F1 e esportes globais
Guia do Fim de Semana: Última rodada do Brasileirão, F1 e esportes globais
Esportes · 1d
Expedição Araguaia: filme mostra como o projeto Araguaia Vivo formou ‘cientistas cidadãos’
Expedição Araguaia: filme mostra como o projeto Araguaia Vivo formou ‘cientistas cidadãos’
Meio Ambiente · 1d
Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem no PA
Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem no PA
Educação · 1d
Copa 2026: Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti no Grupo C
Copa 2026: Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti no Grupo C
Esportes · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Luiz Silveira/STF
Financial Times elege Moraes uma das pessoas do ano
FT elegeu Alexandre de Moraes uma das pessoas do ano. O jornal destaca seu papel como “símbolo de democracia” após o 8 de janeiro. 05 dez 2025 · Mundo
Mega fusão: Netflix compra estúdios da Warner Bros.
Netflix compra divisão de streaming e estúdios da Warner Bros. Discovery. Negócio de US$ 72 bi cria gigante da mídia; HBO Max será integrada. 05 dez 2025 · Notícia
Foto: Reprodução / Prefeitura de Goiânia
Fim de semana reúne teatro, adoção de animais, cantata e feira de orquídeas
Eventos em Goiânia, Aparecida e Trindade oferecem opções culturais, sociais e formativas no primeiro fim de semana de dezembro 05 dez 2025 · Cultura
Foto: Estúdio Podcast Goiás
José Délio, prefeito com foco em resultados e dedicação à política 24h por dia, é o convidado do ‘Quem Vai Ganhar’
Episódio reúne avaliação administrativa e bastidores da AGM 05 dez 2025 · Quem vai ganhar?
Foto: Prefeitura de Aparecida
Aparecida conclui troca de 100% da iluminação pública por LED
Mais de 62 mil pontos agora usam tecnologia LED 05 dez 2025 · Cidades
Foto: Divulgação PCPA
Justiça do Pará mantém prisão de PM goiano suspeito de tentar comprar criança
Enquanto o PM permanece em cárcere no Pará, a esposa obteve o direito à prisão domiciliar monitorada em Goiás 05 dez 2025 · Segurança
Foto: Hegon Corrêa
Daniel Vilela aparece à frente na disputa pelo governo de Goiás, aponta pesquisa
Vice-governador lidera cenário com 27,8% das intenções de voto 05 dez 2025 · Goiás
Fotos: Divulgação
Pirenópolis mantém cachoeiras abertas com segurança no período chuvoso
Fenômenos como tromba d’água exigem atenção redobrada dos visitantes 05 dez 2025 · Turismo
Fotos: SMS
Goiânia inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes a partir da 28ª semana
67 unidades aplicam o imunizante em Goiânia 05 dez 2025 · Saúde
Reprodução
Aeronave é evacuada após equipamento de solo pegar fogo em Guarulhos
Latam realocou clientes e diz que não houve feridos 05 dez 2025 · Brasil