A rede estadual de ensino de Goiás registrou a maior nota média em redação entre todas as redes públicas estaduais do país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam que os estudantes goianos alcançaram média de 571,61 pontos.
O resultado coloca Goiás na liderança nacional em uma das áreas mais decisivas do exame e reforça a estratégia adotada pelo governo estadual nos últimos anos para ampliar o desempenho educacional da rede pública.
Segundo o governo, mais de R$ 11 bilhões foram investidos na educação desde 2019. Os recursos foram direcionados para modernização da infraestrutura escolar, ampliação do acesso à tecnologia, programas de permanência estudantil e valorização dos profissionais da educação.
Durante agenda em Rio Verde, nesta quarta-feira (24), o governador Daniel Vilela atribuiu o desempenho ao trabalho desenvolvido nas escolas estaduais.
“Esse resultado mostra o quanto nossos professores têm sido dedicados e eficientes na missão de preparar os estudantes, transmitindo conhecimento e criando oportunidades para que eles realizem seus sonhos por meio da educação”, afirmou.
Estratégia para o Enem
Entre as iniciativas adotadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está o programa Só Vem Enem, criado para preparar os alunos ao longo do ano letivo. A ação inclui atividades voltadas às quatro áreas de conhecimento do exame, além de treinamento específico para produção textual.
Outro instrumento utilizado pela rede estadual é uma plataforma de correção de redações com apoio de inteligência artificial. A ferramenta oferece análises baseadas nas cinco competências avaliadas pelo Enem e busca auxiliar estudantes e professores na preparação para a prova.
A preparação também inclui videoaulas, listas de exercícios, aulões presenciais nas Coordenações Regionais de Educação e uma central de atendimento para esclarecimento de dúvidas nos dias que antecedem o exame.
O que o resultado representa
Para a gerente de Ensino Médio da Seduc, Ábia Vargas, o desempenho vai além de uma posição em rankings nacionais e pode ampliar o acesso dos estudantes goianos ao ensino superior.
“Mais do que ocupar a primeira colocação, esse resultado significa ampliar as chances de nossos estudantes ingressarem no ensino superior. É a demonstração do compromisso da Seduc com a qualidade e a equidade da educação”, afirmou.
O governo estadual também mantém o Prêmio Redação Enem, que concede R$ 5 mil aos estudantes que alcançam 980 pontos e R$ 10 mil aos que obtêm nota máxima na redação.
O que observar
A liderança nacional em redação fortalece a narrativa do governo sobre os resultados dos investimentos realizados na educação pública nos últimos anos. O próximo desafio será manter o desempenho nos próximos ciclos do Enem e transformar os resultados da prova em maior acesso dos estudantes goianos às universidades públicas e privadas.
