Aparecida de Goiânia realizou na sexta-feira (3/10) uma força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti e reduzir os riscos de dengue, zika e chikungunya. Em apenas um dia, mais de 10 mil pneus inservíveis foram retirados das ruas e enviados para reciclagem. A iniciativa foi coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Urbano e terá continuidade na próxima segunda-feira (6).
De acordo com a Prefeitura, 31 trabalhadores participaram da mobilização utilizando dez veículos, entre camionetes e caminhões. O material recolhido foi encaminhado para a empresa Reverso Pneus, parceira no processo de reciclagem. Moradores também podem solicitar recolhimento ou denunciar descarte irregular pelo telefone (62) 3545-4819.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, explicou que esta é a sétima ação do tipo em 2025 e que o trabalho será expandido para todas as regiões da cidade, incluindo 120 borracharias. “O descarte incorreto de pneus representa risco para a saúde pública. Só neste ano já recolhemos mais de 115 mil pneus, e ainda temos 13 mil casos de dengue registrados em Aparecida”, destacou.
O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, reforçou que a prevenção é essencial para evitar sobrecarga no sistema de saúde.
A comunidade também teve participação ativa na mobilização. Moradores denunciaram pontos de descarte irregular, como no Bairro Independência, onde pneus acumulados preocupavam famílias da região.