O advogado Rafael Lara Martins, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), foi eleito para integrar a Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), ocupando a 16ª cadeira da instituição. O resultado da eleição foi divulgado nesta segunda-feira (22) pela Comissão de Acadêmicos responsável pela apuração. Lara recebeu 44 votos, superando o segundo colocado, que teve 40, com duas abstenções registradas, em um total de 86 votos.
Doutor em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Rafael Lara é autor de mais de 20 livros e dezenas de artigos acadêmicos. Entre suas publicações mais recentes está o livro Em Busca do Teletrabalho Decente: uma abordagem interdisciplinar. Em entrevista, o advogado afirmou que a eleição representa um compromisso com a pesquisa, a produção acadêmica e a defesa da advocacia e da cidadania.
Fundada em 1978 no Rio de Janeiro, a ABDT é vinculada à Société Internationale de Droit du Travail et de la Sécurité Sociale (SIDTSS) e reúne magistrados, advogados, membros do Ministério Público, professores universitários e bacharéis em Direito, com o objetivo de estudar e difundir a legislação e a doutrina trabalhista. A instituição é composta por 100 membros efetivos de diferentes estados brasileiros.
A 16ª cadeira da ABDT, que Rafael Lara agora ocupa, tinha como patrono Alexandre Marcondes Machado Filho. A vacância ocorreu após o falecimento do primeiro titular, Antonio Carlos Bento Ribeiro, em 2022. A eleição de Lara marca sua entrada em um grupo histórico que inclui nomes como Arnaldo Süssekind e Ada Pellegrini.
O atual presidente da ABDT é o ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, para o biênio 2024/2026, e a instituição mantém caráter educacional e cultural, promovendo estudos, cursos e publicações voltadas ao aprimoramento do Direito do Trabalho no país.