A primavera de 2025 terá início na próxima segunda-feira (22), às 15h19 (horário de Brasília), trazendo não apenas o colorido característico da estação das flores, mas também mudanças significativas no clima em grande parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma intensa frente fria avançará entre segunda (22) e quarta-feira (24), atingindo as regiões Sul, Sudeste, parte do Centro-Oeste e até áreas do Norte.
A previsão indica temporais acompanhados de rajadas de vento fortes, com possibilidade de granizo e acumulados expressivos de chuva, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Antes mesmo do início oficial da estação, temporais já devem ser registrados no fim de semana, acompanhados de descargas elétricas.
Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio e seco provocará queda acentuada das temperaturas. Há possibilidade de geada em áreas do Sul e registros de friagem na Região Norte, fenômeno caracterizado por brusca diminuição térmica em estados amazônicos.
Segundo o Inmet, o primeiro dia da primavera será marcado por instabilidade no Sudeste e em estados do Centro-Oeste, com chance de chuvas fortes também no sudoeste da Amazônia.
Outro fator que deve influenciar a estação é o fenômeno climático La Niña, que, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), tende a reduzir a frequência e a quantidade de chuvas no Sul, ao mesmo tempo em que intensifica a instabilidade no Sudeste e até no litoral nordestino.
A meteorologista Danielle Ferreira, do Inmet, destaca que os impactos da La Niña variam conforme a temperatura dos oceanos Atlântico e Pacífico, o que pode agravar ou suavizar seus efeitos.
Tradicionalmente chamada de estação das flores, a primavera também é marcada pelo aumento da umidade e das temperaturas após o inverno, condições que favorecem o florescimento de diversas espécies e tornam o cenário mais colorido em jardins, parques e áreas naturais.
*Com Agência Brasil