Fruto favorito do lobo-guará mostra potencial contra câncer de bexiga

Testes em camundongos com tratamento nanoencapsulado baseado em compostos da fruta-do-lobo – também conhecida como lobeira – resultaram em redução do tumor

Compartilhe

Lobo-guará fotografado no sul de Minas Gerais – Foto: Whaldener Endo. Foto do fruto: UFMG

A fruta-do-lobo ou lobeira, nativa do Cerrado, ganhou esse nome por constituir 50% da alimentação do lobo-guará. Em pesquisa realizada por equipe da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, o fruto é utilizado para a criação de nanopartículas com potencial para combater o câncer de bexiga. Os resultados estão publicados na International Journal of Pharmaceutics e integram as pesquisas da tese de doutorado da aluna Ivana Pereira Santos Carvalho, defendida em 2022. 

O tratamento com essa tecnologia reduziu significativamente o volume de um tumor de bexiga em testes realizados em camundongos. Apesar disso, mais estudos precisam ser realizados para confirmar a eficácia em diversos estágios da doença e garantir maior segurança para o organismo como um todo.

A partir da fruta-do-lobo, os pesquisadores extraíram os compostos solasonina e solamargina, substâncias já conhecidas por suas propriedades anticancerígenas, que foram encapsuladas em nanopartículas híbridas feitas com manteiga de illipê (ingrediente natural utilizado na indústria de cosméticos e cuidado com a pele) e quitosana (produto extraído do exoesqueleto de crustáceos).

Sobre as nanopartículas, a orientadora do estudo, a professora Priscyla Daniely Marcato Gaspari, afirma que são partículas extremamente pequenas, “cerca de 600 mil vezes menores que a espessura de um fio de cabelo”. Já o fato de serem híbridas é explicado por “combinarem dois tipos de materiais: um núcleo lipídico de manteiga natural, que é revestida por uma camada de quitosana, um polímero natural extraído da casca de crustáceos, que apresenta atividade cicatrizante e antimicrobiana”.

Como o revestimento com quitosana tem carga positiva (carga elétrica naturalmente presente nesse extrato), as pesquisadoras observaram melhor adesão das nanopartículas à parede da bexiga, que tem carga negativa. Assim, o tempo em que as nanopartículas permanecem em contato com as células tumorais aumenta, potencializando o seu efeito biológico e diminuindo a quantidade de administrações do tratamento.

Nanotecnologia com produtos naturais

O esquema gráfico mostra o uso de um extrato de solasonina e solamargina incorporado em nanopartículas lipídicas para o tratamento de câncer de bexiga. O composto foi testado em modelos in vitro e animal. Gráficos e imagens ilustram a resposta ao tratamento comparado a controles.
Tratamento com nanopartículas feito em modelo in vitro e animal apresentaram resultados promissores – Foto: Reprodução do artigo

Os estudos foram realizados tanto in vitro, com cultura de células de câncer de bexiga 2D (células cultivadas em uma superfície plana, em que crescem em uma única camada) e 3D (células crescem em forma de estruturas tridimensionais que simulam melhor o ambiente real de um tumor no corpo), quanto in vivo, com a indução do tumor diretamente na bexiga de camundongos. “Para isso, células de câncer de bexiga foram instaladas dentro da bexiga do animal após ser feita uma lesão epitelial por etanol no órgão. Essas células crescem formando o tumor, que depois foi tratado com a formulação. Esse modelo nos permite avaliar a eficácia e segurança in vivo”, conta a professora Priscyla.

No tratamento desenvolvido pelas pesquisadoras, a introdução de glicoalcaloides [compostos tóxicos produzidos naturalmente por algumas plantas, no caso, solasonina e solamargina] no organismo foi feita através de transportadores lipídicos nanoestruturados (NLC), sistema de administração de fármacos baseado em nanotecnologia. Uma das vantagens dessa abordagem é a alta estabilidade, a capacidade de encapsulamento e o custo-efetividade. Com a formulação dessas nanopartículas, foi possível realizar a aplicação do tratamento diretamente na bexiga dos animais pela via intravesical.

Para desenvolver as nanopartículas, as pesquisadoras utilizaram o método de emulsão seguida de sonicação [ondas ultrassônicas] em uma única etapa: a fase aquosa [água destilada] e oleosa [manteiga de illipê com adição de solasonina e solamargina] são homogeneizadas, formando uma nanoemulsão que, depois de resfriada, forma os transportadores lipídicos nanoestruturados. De acordo com a professora, “essa abordagem representa uma alternativa promissora para o tratamento do câncer de bexiga, unindo compostos naturais e nanotecnologia, visando a tornar o tratamento mais eficaz”.

Estudos futuros e segurança

A avaliação da citotoxicidade [capacidade de uma substância danificar ou destruir células] foi feita com foco em estágios iniciais da doença, especialmente em tumores superficiais e não invasivos. Segundo a professora Priscyla, o principal mecanismo de ação identificado das nanopartículas de solasonina e solamargina foi a apoptose [processo natural de morte celular que costuma estar desregulado nas células cancerígenas e que contribui para sua proliferação descontrolada].

Entre os resultados observados, no modelo de cultura celular 3D a formulação foi capaz de desestruturar completamente as estruturas tridimensionais de células tumorais, demonstrando alta eficácia. No modelo in vivo, com o animal, a nanoformulação reduziu significativamente o volume tumoral com boa capacidade de penetrar os tecidos da bexiga.

Mulher com cabelo liso castanho na altura dos ombros. Ela usa uma blusa estampada azul e bege e um colar dourado com pingente de árvore. O fundo está desfocado, sugerindo um local público.
Priscyla Daniely Marcato Gaspari – Foto: Arquivo pessoal

Em contrapartida, nas doses mais elevadas dos glicoalcaloides encapsulados, foram observados efeitos colaterais no fígado dos animais, como o aumento das enzimas hepáticas [proteínas produzidas pelo fígado que aceleram reações químicas no organismo], um sinal de possível sobrecarga ou dano ao órgão. “Apesar das partículas serem biodegradáveis e biocompatíveis, o acúmulo temporário delas pode gerar esse tipo de resposta que tende a ser reversível após a excreção ou degradação das nanopartículas. Por isso, embora os resultados sejam muito promissores, é fundamental realizar mais estudos de segurança, especialmente para ajustar a dosagem ideal que seja eficaz contra o câncer e com menos efeitos colaterais”, acrescenta Priscyla. 

Câncer de bexiga causou 5 mil mortes no Brasil em 2020

Desenho representativo de uma bexiga humana em um fundo rosa
Pesquisa utiliza compostos da fruta-do-lobo em tratamento de câncer de bexiga – Foto: Wikipedia – Domínio Público Foto: FAPESP /Divulgação

O câncer de bexiga ocupa a 12ª posição entre os tipos de câncer mais frequentes no País, sem considerar os tumores de pele não melanoma [tumor maligno que se desenvolve nas células que não produzem melanina]. Segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de novos casos para 2025 no Brasil é de 11.370, sendo 7.870 casos relacionados aos homens e 3.500 às mulheres.

Os tipos de câncer de bexiga variam conforme o lugar em que se inicia. O tumor pode ser considerado superficial quando se limita ao tecido de revestimento da bexiga, mas também pode se disseminar através do revestimento da bexiga, invadir a parede muscular e órgãos próximos ou gânglios linfáticos, passando a ser classificado como um câncer invasivo.

“Em 2020, foram estimados cerca de 580 mil novos casos de câncer de bexiga no mundo, aproximadamente 3% de todos os diagnósticos de câncer. No Brasil, no mesmo ano, foram registrados cerca de 5 mil óbitos causados por esse tipo de tumor. Isso reforça a urgência na busca por novas terapias que possam ser utilizadas de forma complementar aos tratamentos já existentes ou até mesmo como alternativas em casos específicos”, argumenta a professora.

Mais informações: [email protected], com Priscyla Daniely Marcato Gaspari

*Com Jornal da USP – Carolina Castro, estagiária sob orientação de Rita Stella.

*Arte de capa – Simone Gomes

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
PSDB se dissolve no ar
PSDB se dissolve no ar
Colunas · 3h
Quais as origens da superstição da sexta-feira 13
Quais as origens da superstição da sexta-feira 13
Variedades · 3h
Vishwash Kumar sobrevive a queda de avião na Índia e contraria estatísticas
Vishwash Kumar sobrevive a queda de avião na Índia e contraria estatísticas
Mundo · 4h
Gustavo Mendanha e esposa oficializam troca de partido de olho em 2026
Gustavo Mendanha e esposa oficializam troca de partido de olho em 2026
Política · 5h
Mais do PortalGO
Reprodução – Redes Sociais
Coletora de lixo que grava vídeos durante o trabalho em Goiânia, viraliza pela beleza
Mãe solo, ela já soma mais de 24 mil seguidores no Instagram e vem ganhando elogios pela autenticidade e carisma. 13 jun 2025 · Cidades
Divulgação – Redes sociais
Vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Lira, se refugia em bunker durante alerta de ataque em Israel
Cláudia integra uma comitiva da Prefeitura de Goiânia e do Governo de Goiás em missão no Oriente Médio. 13 jun 2025 · Goiás
Crítica visual ao universo dos influenciadores digitais e à exposição de vidas privadas nas redes sociais.
Crítica visual ao universo dos influenciadores digitais e à exposição de vidas privadas nas redes sociais. Imagem gerada por IA.
Influenciadores de quê e de quem?
Como as novas mídias têm pautado quem são os novos ídolos 13 jun 2025 · Colunas
Foto: Unsplash
5 jogos sobre a cultura viking que todo fã de mitologia nórdica precisa jogar
Conheça 5 jogos imperdíveis que exploram a cultura viking com ação, mitologia e narrativas emocionantes. 13 jun 2025 · Cultura
Foto: Unsplash
3 filmes japoneses que vão do terror psicológico à arte da contemplação
Conheça três filmes japoneses imperdíveis que marcaram o cinema mundial, do terror psicológico à introspecção dramática. 13 jun 2025 · Cultura
Foto: Freepik
Casa limpa, mesmo com pets: 7 dicas para controlar pelos
Descubra truques para controlar pelos de animais e manter a casa sempre limpa com pets. 13 jun 2025 · Variedades
Foto: Freepik
E se sua tia for gamer e você nunca percebeu?
Nem todo gamer tem LED no quarto – e talvez sua tia jogadora de Candy Crush seja o melhor exemplo disso. 13 jun 2025 · Cultura
Foto: Secom Prefeitura de Goiânia
Fim de semana em Goiânia tem circo, brechó, forró e música no parque
Goiânia tem fim de semana com circo, brechó e arraiá com forró e rock entre os dias 13 e 14 de junho. 13 jun 2025 · Cidades
Divulgação – Internet
Dia dos Namorados, o Burger King lança uma promoção diferente
Promoção do Dia dos Namorados no BK premia clientes traídos com Whopper grátis, desde que levem uma testemunha da traição no drive-thru. 12 jun 2025 · Variedades
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Homicídios caem 6,3% no Brasil em 2024, mas crimes contra mulheres aumentam
Relatório do Mapa da Segurança Pública mostra queda nos homicídios e roubos, mas aumento nos crimes contra mulheres em 2024. 12 jun 2025 · Segurança