Em Belém, Lula pede ação urgente contra crise climática

Lula abriu a Cúpula do Clima em Belém com um discurso pela meta de 1,5°C. Presidente alertou que 2024 foi o primeiro ano a ultrapassar o limite.

Compartilhe

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, no final da manhã desta quinta-feira (6), a Cúpula do Clima, em Belém (PA), com um discurso enfático em defesa de ações concretas e urgentes para conter o aumento da temperatura média global em até 1,5ºC, meta estabelecida há uma década no Acordo de Paris.

“Em um cenário de insegurança e desconfiança mútua, interesses egoístas imediatos preponderam sobre o bem comum de longo prazo”, afirmou Lula, diante de dezenas de chefes de Estado e de governo reunidos na capital paraense.

O evento antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, também em Belém, e tem como objetivo reforçar compromissos multilaterais diante da crise climática.

“COP da Verdade”

Em tom de alerta, o presidente destacou que 2024 foi o primeiro ano em que a temperatura média da Terra ultrapassou 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, segundo medições científicas recentes.

“O relatório de emissões do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima que o planeta caminha para ser 2,5°C mais quente até 2100. As perdas humanas e materiais serão drásticas: mais de 250 mil mortes anuais e queda de até 30% no PIB global”, disse Lula.

Ele declarou que a COP30 será “a COP da verdade”, e que o mundo precisa “encarar a realidade e decidir se teremos ou não a coragem e a determinação necessárias para transformá-la”.

Transição energética e justiça climática

O discurso de Lula foi aplaudido quando o presidente defendeu a aceleração da transição energética e a proteção da natureza como estratégias centrais para frear o aquecimento global.

“Apesar das nossas dificuldades e contradições, precisamos de mapas do caminho para, de forma justa e planejada, reverter o desmatamento, superar a dependência dos combustíveis fósseis e mobilizar os recursos necessários”, destacou.

Lula também reforçou o conceito de justiça climática, ligando-o à luta contra a fome, pobreza e desigualdade.

“A justiça climática é aliada do combate à fome e à pobreza, da luta contra o racismo, da igualdade de gênero e da promoção de uma governança global mais representativa e inclusiva.”

Papel do Brasil e o resgate da Eco92

Durante o discurso, o presidente lembrou que a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) — base para as COPs — foi adotada durante a Eco92, no Rio de Janeiro. Desde então, a missão é estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

Segundo Lula, é preciso romper com a “desconexão entre os salões diplomáticos e a vida real da população”:

“As pessoas podem não entender o que são emissões de carbono, mas sentem a poluição. Podem não compreender o que são sumidouros de carbono, mas reconhecem o valor das florestas e dos oceanos.”

O presidente também fez críticas à falta de prioridade política dada à questão climática diante de conflitos e disputas internacionais.

“Rivalidades estratégicas e conflitos armados desviam a atenção e drenam os recursos que deveriam ser canalizados para o enfrentamento do aquecimento global. A janela de oportunidade que temos está se fechando rapidamente.”

Mitos indígenas e compromisso com o futuro

Encerrando o discurso, Lula fez referência à mitologia Yanomami, que inspira a responsabilidade humana diante da natureza:

“Entre os povos Yanomami existe a crença de que cabe aos seres humanos sustentar o céu, para que ele não caia sobre a Terra. Essa perspectiva dá a medida da nossa responsabilidade perante o planeta, principalmente diante dos mais vulneráveis.”

O presidente defendeu que os países abracem um modelo de desenvolvimento mais justo, resiliente e de baixo carbono:

“Espero que esta cúpula contribua para empurrar o céu para cima e ampliar nossa visão para além do que enxergamos hoje.”

Fundo Florestas Tropicais para Sempre

Após a abertura da plenária, Lula recebeu lideranças mundiais em um almoço oficial para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês).

Durante o encontro, ele destacou a importância de manter o fundo como instrumento de apoio financeiro e técnico aos países que preservam florestas tropicais — como Brasil, Congo, Indonésia, Peru e outros membros da Aliança das Florestas Tropicais.

À tarde, está prevista uma plenária sobre “Clima e Natureza: Florestas e Oceanos”.
Na sexta-feira (7), mais duas sessões temáticas ocorrerão, com discursos de chefes de delegações e reuniões bilaterais de Lula com líderes como o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer.

Recentes
Deputado chama exposição sobre religiões africanas de “adoração ao demônio”
Deputado chama exposição sobre religiões africanas de “adoração ao demônio”
Goiás · 7h
Ciro Gomes elogia Caiado e diz que governador está pronto para “qualquer desafio”
Ciro Gomes elogia Caiado e diz que governador está pronto para “qualquer desafio”
Goiás · 7h
Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
Brasil · 8h
Polícias prendem 32 pessoas em Goiás após foguetório ligado ao Comando Vermelho
Polícias prendem 32 pessoas em Goiás após foguetório ligado ao Comando Vermelho
Segurança · 8h
Mais do PortalGO
Reprodução
CEI da Limpa Gyn avalia possível devolução de valores à Prefeitura de Goiânia
Comissão investiga diferenças entre informações da Seinfra e do consórcio 06 nov 2025 · Política
PGO
Crime, comédia e thriller nos lançamentos da semana
Crítica de Kleber Mendonça Filho, comédia com Keanu Reeves de anjo e thriller com Chris Evans são os lançamentos nos cinemas esta semana. 06 nov 2025 · Entretenimento
Deputados votam propostas no Plenário – Agência Câmara de Notícias
Câmara acelera PL que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Câmara aprovou regime de urgência para projeto que suspende resolução do Conanda sobre aborto em casos de estupro. 05 nov 2025 · Política
Foto: Gustavo Moreno/STF
STF levará debate sobre justiça climática para a COP30
Presidente do STF, Edson Fachin, anunciou que participará da COP30. Ele defenderá o papel do Judiciário na proteção de direitos ambientais. 05 nov 2025 · Meio Ambiente
Divulgação
Fiação sem espaçador causou morte de jovem em Goiânia
Polícia Civil de GO apontou falha na fiação como causa da morte de Nathaly. Delegado diz que faltava espaçador, instalado só após a tragédia. 05 nov 2025 · Goiás
Créditos: Rebeca Reis/CBF
Ferroviária e Palmeiras decidem a Copa do Brasil Feminina
Ferroviária vence Bahia e Palmeiras goleia São Paulo para decidir a Copa do Brasil Feminina. Final será no dia 19 de novembro 05 nov 2025 · Esportes
FIFA
Coreia do Norte vence Brasil e vai à final do Sub-17
Coreia do Norte venceu o Brasil por 2 a 0 e está na final do Mundial Sub-17. Yu Jong Hyang fez os dois gols da partida. Brasil joga pelo 3º. 05 nov 2025 · Esportes
Reprodução
Foguetes em Goiânia seriam homenagem a mortos do Comando Vermelho no Rio
Moradores registraram foguetório simultâneo em vários bairros da capital 05 nov 2025 · Goiás
Foto: Secom Aparecida
Hospital de Aparecida é reconhecido como o 4º melhor público do Brasil
Hospital de Aparecida alcança 41ª posição na América Latina 05 nov 2025 · Saúde
MD-11F, mesmo modelo de aeronave que se acidentou – Foto: Aero Icarus Flickr
Queda de avião de carga da UPS nos EUA deixa ao menos 7 mortos e 11 feridos
Trijato levava combustível suficiente para voo até o Havaí 05 nov 2025 · Mundo