Galípolo: BC avalia necessidade de aumentar juros devido ao baixo desemprego e bom desempenho econômico

Compartilhe

“No caso do Brasil, enfrentar isso não tem bala de prata”, disse o futuro presidente do BC em evento na quinta-feira (28)

Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária e futuro presidente do Banco Central, reafirmou que a instituição mantém seu foco na meta de inflação de 3%, mesmo que tal objetivo possa parecer “estranho para muita gente”. Durante sua participação no evento Esfera Brasil, em São Paulo, Galípolo reconheceu os sinais positivos da economia doméstica, como o crescimento acima do esperado e a baixa taxa de desemprego, mas apontou que esses fatores reforçam a necessidade de elevação dos juros.

“O BC é o cara chato da festa, de diminuir o som quando as coisas parecem estar indo bem. Mas isso acontece para desacelerar e as coisas não saírem do controle”, comentou Galípolo.

O futuro presidente do BC destacou também a complexidade de compreender a resiliência da economia mesmo em um ambiente de juros elevados. “É um tema para essa geração enfrentar”, frisou. “No caso do Brasil, enfrentar isso não tem bala de prata, envolve analisar todos os tipos de dissonâncias que existem para o que são as melhores práticas globais, seja do ponto de vista de políticas públicas no âmbito fiscal, seja no âmbito da taxa de juros, no tema da desindexação, por exemplo”, explicou.

Gabriel Galípolo destaca impacto dos juros sobre o Tesouro e reforça postura contracionista do Banco Central

Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central e futuro presidente da instituição, ressaltou que os efeitos da política de juros altos se refletem diretamente no Tesouro. Ele lembrou que “a taxa fixada pelo Tesouro não é a mesma fixada pelo BC” e destacou: “Este convívio com taxa de juros mais alta se faz sentir, sim, em um peso maior sobre o Tesouro”. Galípolo sugeriu que esse debate deve ir além do Banco Central: “E eu acho que deveria ser um debate que não envolve só a atribuição do Banco Central, mas também de como é que a gente consegue normalizar as políticas econômicas no Brasil e conseguir aproximá-las do que são as melhores práticas internacionais, para que a gente possa ter mais potência e poder ter o mesmo efeito sem precisar dar uma dose tão alta”.

Aperto monetário
Galípolo reafirmou que, considerando os indicadores econômicos, há necessidade de operar com juros mais restritivos. “Pelos indicadores, é lógico supor que precisará de juro em nível mais contracionista”, afirmou durante o evento do Grupo Esfera.

Ele enfatizou que o Banco Central permanece focado em cumprir a meta de inflação. “Isso pode se dar em doses diferentes, por mais custos, por menos custos, mas esse é um mandato do Banco Central em que a gente segue firme, recebe esse objetivo de perseguição da meta. Ainda que seja, muitas vezes, por um motivo que, para muita gente, pode ser estranho”, declarou Galípolo, reiterando que a instituição considera necessário elevar os juros.

“O chato da festa”
Galípolo utilizou uma analogia para descrever o papel do Banco Central em tempos de crescimento econômico. “O Banco Central, às vezes, é esse cara que é meio que o chato da festa. Normalmente, a festa parece uma coisa mais legal. Então, vamos baixar um pouco o som, vamos segurar um pouco a bebida para ter certeza que ninguém vai se machucar até o final da festa”, explicou, reforçando o compromisso com a estabilidade econômica mesmo em cenários de prosperidade.

Recentes
EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sancionados
EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sancionados
Mundo · 27min
Empresa cancela formatura; alunos organizam festa em menos 24h
Empresa cancela formatura; alunos organizam festa em menos 24h
Goiás · 1h
Operação do Procon encontra postos que vendiam etanol com preço abusivo
Operação do Procon encontra postos que vendiam etanol com preço abusivo
Goiás · 2h
Fim de semana em Goiás reúne shows gratuitos, festivais e adoção de animais
Fim de semana em Goiás reúne shows gratuitos, festivais e adoção de animais
Cultura · 2h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Exposição reúne imagens inéditas dos últimos dias de Iris Rezende como prefeito
Mostra destaca trabalho documental do fotógrafo Jackson Rodrigues 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução Redes Sociais; PCGO Divulgação
Caso Dayara: empresário recebe 17 anos de prisão por feminicídio e ocultação de cadáver
Réu não poderá recorrer em liberdade 12 dez 2025 · Segurança
Divulgação Arcanaut Studios/ Lucasfilm Games
Star Wars, Resident Evil e Tomb Raider lideram principais anúncios do TGA 2025
TGA 2025 revelou novos trailers, demos e datas de mais de 40 jogos 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Secom/UFG/divulgação
Mutirão no HC-UFG prevê mais de 2 mil atendimentos neste sábado
Avaliação gratuita de câncer de pele ocorre das 9h às 15h 12 dez 2025 · Saúde
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Moraes anula decisão da Câmara e determina perda do mandato de Carla Zambelli
Moraes exige posse imediata do suplente 12 dez 2025 · Justiça
Foto: Coca-Cola
Brasileiro assume presidência global da Coca-Cola em 2026
Coca-Cola confirmou que Henrique Braun, executivo de carreira na empresa e ex-presidente no Brasil, assumirá como CEO global em março 12 dez 2025 · Economia
Amigo secreto: 5 sugestões de presente para acertar
A tradição do amigo secreto exige criatividade. Para ajudar, selecionamos 5 tipos de presentes versáteis e que têm grande chance de acerto. 11 dez 2025 · Economia
Foto: Reprodução
Servidora municipal morre após atropelamento por ônibus
Flávia Alves Rodrigues, 39 anos, servidora de Senador Canedo, morreu após ser atropelada por um ônibus. O acidente ocorreu no dia 3 11 dez 2025 · Goiás
Varejo tem maior alta mensal em 7 meses, diz IBGE
Varejo cresceu 0,5% em outubro, maior alta desde março. 7 de 8 atividades tiveram avanço, puxadas por eletrônicos. 11 dez 2025 · Economia
Trailer de “Supergirl” mostra Kara Zor-El em épico sci-fi
O filme “Supergirl” ganhou seu primeiro trailer. A produção, dirigida por Craig Gillespie, promete um épico espacial com Milly Alcock. 11 dez 2025 · Entretenimento