Lei da eutanásia é aprovada no Uruguai

Senado do Uruguai aprovou projeto que legaliza a eutanásia. Chamada de “Morte Digna”, a lei permite morte assistida para doentes terminais

Compartilhe

Foto: Departamento de Fotografía del Parlamento del Uruguay

O Senado do Uruguai aprovou, nesta quarta-feira (15), o projeto de lei que legaliza a eutanásia em todo o país. Batizada de “Morte Digna” e proposta pela Frente Ampla, coalizão no governo, a medida descriminaliza a morte assistida sob condições específicas e marca um novo avanço nas políticas sociais do país.

A Câmara dos Deputados já havia aprovado a proposta em agosto. No Senado, a Frente Ampla confirmou a maioria necessária para transformar o texto em lei. O projeto agora segue para sanção do presidente Yamandú Orsi, que já manifestou apoio à medida.

A regulamentação ainda depende de ajustes técnicos, mas o texto estabelece que o procedimento será permitido apenas para maiores de idade, cidadãos ou residentes em território uruguaio, com plena capacidade mental e em estágio terminal de uma doença incurável ou causadora de sofrimento insuportável. O paciente deverá registrar o desejo por escrito, diante de testemunhas, após passar por todas as etapas exigidas.

A proposta é debatida há mais de dez anos e, segundo pesquisas, conta com aprovação da maioria da população. A Frente Ampla incluiu o tema entre as 15 prioridades legislativas de 2025.

A professora aposentada Beatriz Gelós, de 71 anos, diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), é uma das primeiras a se candidatar ao procedimento. “É uma lei compassiva, humana e muito bem escrita”, afirmou à AFP. Em cadeira de rodas e com fala dificultada, ela defende o direito de escolher quando encerrar o sofrimento: “Vocês não têm ideia de como é viver assim.

Para Florencia Salgueiro, do grupo Empathy, o texto respeita a autonomia do paciente. Ela relembra a luta do pai, Pablo, que morreu aos 57 anos sem conseguir autorização para interromper a própria vida após ser diagnosticado com ELA.

Os defensores do projeto destacam que a proposta reforça a tradição liberal uruguaia, responsável por avanços como a legalização do aborto, do casamento homoafetivo e da cannabis. Uma pesquisa da consultoria Cifra, divulgada em maio, aponta que 62% dos uruguaios apoiam a eutanásia e 24% são contrários.

A Igreja Católica reagiu com “tristeza” à aprovação na Câmara e lidera o bloco de oposição, que reúne mais de uma dezena de entidades civis e figuras públicas. Críticos afirmam que o texto deixa “pessoas vulneráveis desprotegidas”.

Com a nova lei, o Uruguai se junta a países como Canadá, Holanda, Espanha e Nova Zelândia. Na América Latina, apenas Colômbia e Equador permitem o procedimento. Este último desde 2024, após decisão da Corte Constitucional.

Alguns estados dos EUA também permitem a pratica; na Oceania, a Austrália e a Nova Zelândia. Cuba aprovou a prática em 2023. Já no Brasil, tanto o suicídio assistido quanto a eutanásia continuam proibidos, sendo considerados crimes de homicídio pelo Código Penal.

Recentes
Guia do Fim de Semana: Última rodada do Brasileirão, F1 e esportes globais
Guia do Fim de Semana: Última rodada do Brasileirão, F1 e esportes globais
Esportes · 23h
Expedição Araguaia: filme mostra como o projeto Araguaia Vivo formou ‘cientistas cidadãos’
Expedição Araguaia: filme mostra como o projeto Araguaia Vivo formou ‘cientistas cidadãos’
Meio Ambiente · 23h
Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem no PA
Inep divulga gabarito do primeiro dia do Enem no PA
Educação · 1d
Copa 2026: Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti no Grupo C
Copa 2026: Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti no Grupo C
Esportes · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Luiz Silveira/STF
Financial Times elege Moraes uma das pessoas do ano
FT elegeu Alexandre de Moraes uma das pessoas do ano. O jornal destaca seu papel como “símbolo de democracia” após o 8 de janeiro. 05 dez 2025 · Mundo
Mega fusão: Netflix compra estúdios da Warner Bros.
Netflix compra divisão de streaming e estúdios da Warner Bros. Discovery. Negócio de US$ 72 bi cria gigante da mídia; HBO Max será integrada. 05 dez 2025 · Notícia
Foto: Reprodução / Prefeitura de Goiânia
Fim de semana reúne teatro, adoção de animais, cantata e feira de orquídeas
Eventos em Goiânia, Aparecida e Trindade oferecem opções culturais, sociais e formativas no primeiro fim de semana de dezembro 05 dez 2025 · Cultura
Foto: Estúdio Podcast Goiás
José Délio, prefeito com foco em resultados e dedicação à política 24h por dia, é o convidado do ‘Quem Vai Ganhar’
Episódio reúne avaliação administrativa e bastidores da AGM 05 dez 2025 · Quem vai ganhar?
Foto: Prefeitura de Aparecida
Aparecida conclui troca de 100% da iluminação pública por LED
Mais de 62 mil pontos agora usam tecnologia LED 05 dez 2025 · Cidades
Foto: Divulgação PCPA
Justiça do Pará mantém prisão de PM goiano suspeito de tentar comprar criança
Enquanto o PM permanece em cárcere no Pará, a esposa obteve o direito à prisão domiciliar monitorada em Goiás 05 dez 2025 · Segurança
Foto: Hegon Corrêa
Daniel Vilela aparece à frente na disputa pelo governo de Goiás, aponta pesquisa
Vice-governador lidera cenário com 27,8% das intenções de voto 05 dez 2025 · Goiás
Fotos: Divulgação
Pirenópolis mantém cachoeiras abertas com segurança no período chuvoso
Fenômenos como tromba d’água exigem atenção redobrada dos visitantes 05 dez 2025 · Turismo
Fotos: SMS
Goiânia inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes a partir da 28ª semana
67 unidades aplicam o imunizante em Goiânia 05 dez 2025 · Saúde
Reprodução
Aeronave é evacuada após equipamento de solo pegar fogo em Guarulhos
Latam realocou clientes e diz que não houve feridos 05 dez 2025 · Brasil