O Brasil voltou a brilhar no tênis de mesa continental. A dupla Hugo Calderano e Bruna Takahashi conquistou o título das Américas nas duplas mistas, o terceiro da parceria “Calderashi” nesta temporada. Os brasileiros não deram chances aos porto-riquenhos Steven Moreno e Brianna Burgos, vencendo por 3 sets a 0 (11/5, 11/7 e 11/4), em pouco mais de 20 minutos.
“Foi um jogo muito bom, estamos muito felizes com esse título. É um campeonato muito importante”, disse Calderano, número 3 do mundo, ao lado de Takahashi, 19ª do ranking feminino, após o triunfo.
Na manhã desta quarta (15), os dois voltaram à mesa e garantiram vaga nas finais de simples. Calderano superou o chileno Nicolas Burgos por 4 sets a 2, enquanto Takahashi venceu a canadense Mo Zhang pelo mesmo placar.
As finais começam às 18h (horário de Brasília). Calderano, tetracampeão consecutivo, tentará o hexa diante do vencedor do duelo entre o argentino Horacio Cifuentes e o norte-americano Kanak Jha. O carioca conquistou o primeiro título em 2017 e domina o tênis de mesa continental desde então.
Takahashi, por sua vez, vai em busca de um título inédito. A adversária será a porto-riquenha Adriana Díaz, tricampeã do Pan e sua maior rival no continente. Em 27 confrontos, Díaz soma 17 vitórias sobre a brasileira. Antes, às 17h, os brasileiros Leonardo Iizuka e Guilherme Teodoro entram em ação pela final das duplas masculinas, contra os chilenos Nicolas Burgos e Gustavo Gomes.
A equipe brasileira, formada por oito atletas, encerra sua participação no Pan-Americano de Tênis de Mesa no próximo domingo (19), com o país novamente entre os protagonistas da modalidade nas Américas.