Escolas públicas de Goiás foram reconhecidas por avanços no processo de alfabetização, com destaque para instituições das Coordenações Regionais de Educação (CREs) de Planaltina, Trindade, Anápolis e Inhumas. A entrega do Prêmio Leia 2025 aconteceu nesta terça-feira (10/06), no Centro de Eventos da PUC Goiás, em Goiânia. Ao todo, 300 escolas municipais foram premiadas pela atuação no cumprimento da meta de alfabetização na idade certa.
Das instituições reconhecidas, 150 alcançaram os melhores resultados no Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego/Alfa) de 2024 e receberam R$ 80 mil cada. As outras 150, que não atingiram os resultados esperados, foram contempladas com R$ 40 mil cada para investimento na melhoria dos índices de aprendizagem.

A premiação integra o programa AlfaMais Goiás, criado em 2021 pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de fortalecer as habilidades de leitura, escrita e interpretação nas redes municipais. A titular da Seduc, Fátima Gavioli, destacou que o programa atua na base da educação, promovendo a alfabetização como ferramenta de emancipação social.
Entre os destaques da premiação, a CRE de Planaltina liderou com 18 escolas reconhecidas. Trindade apareceu em segundo lugar, com 13 escolas, seguida por Anápolis e Inhumas, ambas com 10 instituições premiadas. A performance dessas regionais reforça o impacto do trabalho conjunto entre estado e municípios.
Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) afirmou que não há cidadania plena sem alfabetização e reiterou o compromisso da gestão estadual com a educação básica. Prefeitos de diferentes regiões também compareceram, destacando a importância dos investimentos na área para o desenvolvimento local e o acesso a recursos como o ICMS Educação.