Aparecida de Goiânia subiu 11 posições e alcançou o 6º lugar no Ranking do Saneamento 2025. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados. A cidade goiana recebeu nota 9,61, uma das mais altas entre os 100 maiores municípios do país. O levantamento utilizou dados oficiais de 2023 e posicionou Aparecida à frente de dezenas de capitais.
O ranking, elaborado a partir do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), revela que Aparecida atende hoje 96,98% da população com água tratada, coleta esgoto de 86,76% dos moradores e trata 93,97% do volume coletado. A cidade também investe em média R$ 420,99 por habitante em saneamento. Este é o terceiro maior índice nacional, além de registrar perdas de apenas 31,88% na distribuição de água.
O prefeito Leandro Vilela atribui o avanço ao planejamento iniciado em 2009, quando Maguito Vilela assumiu a prefeitura. De 2019 em diante, as melhorias se intensificaram com o apoio do Governo de Goiás, comandado por Ronaldo Caiado e pelo vice-governador Daniel Vilela. Um dos destaques foi a implantação dos linhões da Barragem do Ribeirão João Leite, que ampliaram o fornecimento de água e possibilitaram outras obras de infraestrutura.
“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Queremos universalizar o abastecimento de água e esgoto em Aparecida, garantindo qualidade de vida para todos”, afirmou Leandro Vilela.