Após vencer a campeã europeia Inglaterra em amistoso histórico, a seleção brasileira feminina de futebol encara a Itália nesta terça-feira (28), às 13h15 (horário de Brasília), no Estádio Ennio Tardini, em Parma. O duelo encerra a série de compromissos da equipe na Europa.
A delegação brasileira chegou à Itália no domingo (26). Jogadoras e comissão técnica desembarcaram em Bolonha e seguiram de ônibus até Parma, em uma viagem de cerca de 100 quilômetros. Na segunda-feira (27), as atletas realizaram o único treino antes da partida, já no palco do confronto.
O técnico Arthur Elias precisará mudar a equipe. Expulsa na vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra, a volante Angelina está suspensa e deve dar lugar a Ary Borges. O treinador também deve promover outras alterações para testar jogadoras, especialmente no setor ofensivo, que conta com oito convocadas.
O histórico do confronto favorece o Brasil, com oito vitórias e um empate. No último encontro, em outubro de 2022, a equipe brasileira, ainda sob o comando de Pia Sundhage, venceu por 1 a 0, em Gênova, com gol da atacante Adriana. Três jogadoras que estiveram naquele duelo continuam no elenco atual: Ary Borges, Duda Sampaio e Bia Zaneratto.
A Itália vive uma de suas melhores fases no futebol feminino. A equipe ocupa o 12º lugar no ranking da Fifa, sua posição mais alta em 13 anos. A Juventus é o clube com mais representantes entre as convocadas do técnico Andrea Soncin — sete ao todo —, com destaque para a atacante Cristiana Girelli, de 35 anos, que soma mais de 100 partidas pela Azzurra.
O amistoso contra o Brasil será apenas o segundo da Itália desde a Eurocopa. Na última sexta-feira (24), as italianas empataram em 1 a 1 com o Japão, em Como. Giada Greggi abriu o placar, mas a japonesa Yui Hasegawa igualou o marcador.










