Câmara aprova gratuidade no despacho de malas de até 23 kg em voos domésticos

Proposta já foi aprovada na Câmara e segue para votação final no Senado

Compartilhe

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Companhias aéreas como GOL e LATAM recentemente causaram polêmica ao adotarem a cobrança pela bagagem de mão em voos internacionais. A remota possibilidade de estender essa prática também aos voos domésticos, no modelo chamado “tarifa basic” — que permite apenas um item pessoal a bordo, como mochila, por exemplo — provocou reação imediata de órgãos como o Procon e a Anac.

O tema se soma a uma discussão mais ampla: o fim da franquia gratuita de bagagem despachada, em vigor desde 2017. Na época, a justificativa para a mudança foi de que a cobrança separada tornaria as passagens mais baratas. Para muitos consumidores, no entanto, a promessa não se concretizou.

Projeto de Lei

Após essa movimentação gerada pela cobrança em voos internacionais, na terça-feira (28) foi aprovado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5041/25, que visa restabelecer a franquia gratuita para a primeira bagagem despachada de até 23 kg em voos domésticos.

Segundo o deputado Alex Manente (Cidadania-SP), autor da emenda que reinstitui a gratuidade, as companhias aéreas arrecadaram cerca de R$ 5 bilhões desde então, sem que os consumidores percebessem queda nos valores das tarifas.

O que muda

  • Bagagem despachada: volta a ser gratuita a primeira mala de até 23 kg em voos nacionais.
  • Bagagem de mão: passa a ser garantido o transporte de uma mala de até 12 kg, além de uma bolsa ou mochila sob o assento.
  • Cancelamento de passagens: fica proibido o cancelamento automático do trecho de volta caso o passageiro não compareça ao embarque da ida (no show), salvo autorização expressa.
  • Marcação de assento: empresas não poderão cobrar pela escolha de assentos padrão em voos domésticos e internacionais.
  • Assistência especial: passageiros com deficiência ou necessidades médicas terão direito a até dois assentos adicionais gratuitos, quando indispensáveis.
  • Indisciplina a bordo: passageiros que cometerem atos gravíssimos poderão ser impedidos de voar por até 12 meses, com compartilhamento obrigatório de dados entre companhias.

O debate

A votação foi marcada por divergências. Parlamentares favoráveis ao projeto afirmaram que a cobrança de bagagem e outros serviços nunca resultou em tarifas mais baratas, como prometido. “As companhias mentiram ao dizer que haveria redução de preços”, disse o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Já os contrários, como o líder do Novo, Marcel van Hattem (RS), argumentaram que a medida pode encarecer as passagens ao eliminar perfis de tarifas mais baratas. A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) classificou a proposta como “populista” e defendeu a redução de tributos sobre o combustível de aviação como alternativa para baratear os bilhetes.

Situação atual

O projeto agora vai ao Senado e, enquanto não for sancionado pelo Presidente da República, continua valendo a Resolução nº 400 da Anac, que desde 2017 autoriza a cobrança pela bagagem despachada.

Recentes
“Operação” no RJ deixa ao menos 119 mortos
“Operação” no RJ deixa ao menos 119 mortos
Justiça · 2h
Virginia viraliza internacionalmente após oficializar namoro com Vini Jr. em Mônaco
Virginia viraliza internacionalmente após oficializar namoro com Vini Jr. em Mônaco
Entretenimento · 7h
Polícia Civil prende homem por cárcere privado e tráfico de drogas em Goiás
Polícia Civil prende homem por cárcere privado e tráfico de drogas em Goiás
Segurança · 8h
Goiânia retira 9 toneladas de pneus descartados irregularmente na Região Oeste
Goiânia retira 9 toneladas de pneus descartados irregularmente na Região Oeste
Cidades · 9h
Mais do PortalGO
Fernando Frazão/Agência Brasil
Operação Contenção se torna a mais letal da história do Rio; número de mortos chega a 64
Ação nas comunidades da Penha e do Alemão teve mais de 2,5 mil agentes 29 out 2025 · Brasil
Pintura – A Abdicação de D. Pedro I" (1831), de Jean-Baptiste Debret
Noite das Garrafadas: o confronto que selou o fim do Primeiro Reinado
Em março de 1831, uma briga de rua entre portugueses e brasileiros no Rio de Janeiro expôs a fragilidade do governo de Dom Pedro I e acelerou a abdicação do… 29 out 2025 · Brasil
Divulgação: Internet
Messi busca seu sexto Mundial aos 39 anos em 2026
Messi confirma planos de jogar a Copa de 2026. Aos 39 anos, o astro argentino pode bater o recorde de seis Copas e defender o título nos EUA. 29 out 2025 · Esportes
Internet
Mega vazamento de contas: como se defender
Um vazamento de 183 milhões de contas de e-mail expôs dados. Especialistas explicam como se proteger e se sua conta foi comprometida. 28 out 2025 · Tecnologia
Divulgação: Racing/X
Torcida do Racing transforma estádio em festa pré-Libertadores
Dois dias antes da semifinal da Libertadores, a torcida do Racing lotou o estádio em uma festa emocionante para incentivar o time. 28 out 2025 · Esportes
Foto: Internet
Sport: uma em mil chances de evitar o rebaixamento
O Sport tem apenas 0,09% de chance de permanecer na Série A, entenda o que essa probabilidade significa no esporte e na vida real. 28 out 2025 · Esportes
Foto: Internet
Guterres: aquecimento global saiu do controle
António Guterres admite o fracasso em limitar o aquecimento a 1,5°C. Ele alerta para pontos de ruptura na Amazônia 28 out 2025 · Meio Ambiente
Fotos : Lívia Villas Boas/CBF
Sem Angelina, Brasil testa time contra a Itália
Brasil enfrenta a Itália no amistoso que encerra a turnê europeia. Sem Angelina, suspensa, Arthur Elias deve promover mudanças 28 out 2025 · Esportes
Foto: Reprodução
Björn Andrésen, o rosto que inspirou gerações de mangakás, morre aos 70 anos
O “garoto mais lindo do mundo” faleceu 28 out 2025 · Entretenimento
Foto: Reprodução
Venerando 360: Museu Frei Confaloni abre exposição sobre o primeiro prefeito de Goiânia
Mostra reúne mais de 200 peças históricas do período de Venerando de Freitas Borges 28 out 2025 · Cultura