Fim de semana esportivo: vôlei, F1, acesso na D e final do Brasileirão Feminino

Fim de semana esportivo: Brasil leva bronze no vôlei, Verstappen vence GP Itália, quatro times sobem para Série D e final feminina

Compartilhe

O fim de semana foi movimentado em diferentes arenas esportivas, com decisões no futebol nacional, conquistas internacionais no vôlei, emoção na Fórmula 1 e recorde de público no futebol feminino.

Série D: definidos os quatro clubes que sobem para a Série C


A Série D do Campeonato Brasileiro conheceu neste domingo (7) os quatro times que conquistaram o acesso à Série C. Santa Cruz, Maranhão, Inter de Limeira e Barra-SC garantiram vaga na Terceirona de 2026 e seguem na disputa pelo título.

As semifinais terão jogos de ida e volta, com o mando da segunda partida para a equipe de melhor campanha geral. Assim, o Santa Cruz definirá em casa diante do Maranhão, enquanto a Inter de Limeira decide contra o Barra-SC.

Santa Cruz x América-RN

Na Arena das Dunas, o Tricolor saiu atrás, mas empatou em 1 a 1 e avançou graças à vitória por 1 a 0 na ida, na Arena de Pernambuco.

Maranhão x Asa

Após vencer por 1 a 0 em casa, o Maranhão viajou até Arapiraca e aplicou 3 a 0 no Coaracy da Mata Fonseca, garantindo o acesso com autoridade.

Inter de Limeira x Goiatuba

No Major Levy Sobrinho, a Inter venceu o time goiano por 1 a 0, depois do empate sem gols no jogo de ida, e carimbou a vaga.

Barra-SC x Cianorte

Na Arena Barra, em Santa Catarina, o time da casa venceu por 1 a 0. Como o primeiro jogo havia terminado em 0 a 0 no Paraná, o clube catarinense subiu pela primeira vez na história.

Brasil conquista bronze no Mundial de Vôlei Feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou o Mundial com medalha de bronze, ao vencer o Japão por 3 sets a 2 em um confronto eletrizante, com parciais de 12/25, 17/25, 25/19, 29/27 e 16/18.

O Brasil dominou os dois primeiros sets, com atuação decisiva de Gabi, maior pontuadora da partida com 35 pontos. Nos bloqueios, Júlia Kudiess brilhou com cinco pontos, seguida por Diana e Rosamaria, com três cada.

O Japão reagiu no terceiro set, abrindo oito pontos de vantagem e vencendo a parcial. No quarto, as brasileiras chegaram a equilibrar, mas as adversárias levaram a melhor por 29 a 27. O tie-break ficou marcado por mais uma atuação brilhante de Gabi, que conduziu o time à vitória.

Com o resultado, o Brasil soma agora seis medalhas em Mundiais: quatro pratas e dois bronzes. O Japão segue sem subir ao pódio há 15 anos, apesar de ser o segundo maior medalhista da história, com sete conquistas (três ouros, três pratas e um bronze).

O próximo desafio do vôlei brasileiro será o Mundial masculino, que começa em 12 de setembro nas Filipinas. O time de Bernardinho estreia no dia 14, contra a China, em Quezon City, às 10h.

Fórmula 1: Verstappen vence em Monza e encerra jejum


Após oito provas sem vitórias, Max Verstappen voltou ao lugar mais alto do pódio ao vencer o GP da Itália, em Monza. O holandês largou na pole, liderou praticamente toda a corrida e chegou à frente da dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri.

Verstappen perdeu a posição para Norris no início após cortar caminho, mas logo retomou a liderança e administrou a prova. O britânico ainda sofreu com um pit stop lento de quase seis segundos e cedeu o segundo lugar a Piastri nas voltas finais.

A ordem de equipe favoreceu Norris, que reassumiu a vice-liderança, embora o australiano tenha questionado a decisão. Mesmo assim, Piastri segue líder do Mundial, com 31 pontos de vantagem sobre Norris. O triunfo foi o terceiro de Verstappen em 2025 e sua 66ª vitória na carreira. Foi também o terceiro sucesso do holandês em Monza. Ele permanece em terceiro na classificação geral.

O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou em oitavo. O piloto da Sauber duelou com Fernando Alonso, chegou a perder posição nos boxes, mas foi beneficiado pela quebra de suspensão da Aston Martin e por uma punição a Andrea Kimi Antonelli, que lhe garantiu quatro pontos importantes.

A próxima corrida será o GP do Azerbaijão, em Baku, entre os dias 19 e 21 de setembro.

Eliminatórias da Copa do Mundo


O fim de semana também foi de compromissos pelas Eliminatórias para a Copa de 2026, veja os principais resultados.

  • Eliminatórias para Copa do Mundo – UEFA
    • Itália 5 x 0  Estónia
    • Ucrânia 0 x 2 França
    • Inglaterra 2 x 0 Andorra
    • Armênia 0 x 5 Portugal
    • Turquia 0 x 6 Espanha
    • Alemanha 3 x 1 Irlanda do Norte
    • Bélgica 6 x 0 Cazaquistão
    • Lituânia 2 x 3 Holanda 
  • Eliminatórias para Copa do Mundo – CAF
    • Egito 2 x 0 Etiópia
    • Senegal 2 x 0 Sudão
    • Nigéria 1 x 0 Ruanda
  • Eliminatórias para Copa do Mundo – Concacaf
    • Trinidad e Tobago 0 x 0 Curaçao

Brasileirão Feminino: final começa com empate e recorde de público


Cruzeiro e Corinthians abriram a decisão do Brasileirão Feminino com empate em 2 a 2, no Independência, em Belo Horizonte. A partida entrou para a história ao registrar público recorde no estado para jogos de clubes da modalidade: 19.175 torcedores lotaram o estádio e empurraram a Raposa em uma manhã de festa, emoção e tensão.

O Corinthians, atual pentacampeão nacional, mostrou experiência e dominou os minutos iniciais. Logo aos 3 minutos, Duda Sampaio obrigou Camila a fazer grande defesa em cobrança de falta. Pouco depois, Gi Fernandes aproveitou cruzamento de Jaque e abriu o placar para o Timão.

A Raposa demorou a se encontrar, mas ganhou força com o apoio da torcida. Aos 27, Byanca Brasil cruzou na medida para Marília empatar de cabeça. O gol incendiou o estádio e equilibrou a partida até o intervalo, com as goleiras Camila do Cruzeiro e Nicole, do Corinthians brilhando em defesas decisivas.

No segundo tempo, Marília deixou o campo lesionada, mas Byanca Brasil assumiu o protagonismo e levou perigo constante pela direita. O Corinthians retomou a frente com Gabi Zanotti, que completou cruzamento de Tamires. O lance chegou a ser anulado, mas o VAR confirmou o gol. O Cruzeiro reagiu rapidamente: Isabela subiu mais que a defesa corinthiana e, de cabeça, empatou novamente, levantando a massa celeste.

A reta final foi de pura tensão. O Corinthians pressionou em busca da vitória, mas parou em Camila. O Cruzeiro tentou explorar os contra-ataques, sem sucesso. No apito final, o empate manteve a disputa em aberto e valorizou a entrega das duas equipes.

Além do recorde de público, a partida também destacou o crescimento do futebol feminino em Minas Gerais e reforçou a rivalidade recente entre as duas equipes, que se enfrentaram em fases decisivas nas últimas temporadas. O jogo de volta acontece no próximo domingo (14), às 10h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. Quem vencer será campeão. Caso haja novo empate, o título será definido nos pênaltis.

Recentes
Daniel Vilela tem plano de voo. E os adversários?
Daniel Vilela tem plano de voo. E os adversários?
Blog Eleições 2026 · 11h
Brilha Goiânia alcança 100 mil lâmpadas de LED
Brilha Goiânia alcança 100 mil lâmpadas de LED
Cidades · 12h
Vereadores e Mabel no picadeiro da CEI
Vereadores e Mabel no picadeiro da CEI
Política · 13h
7 de Setembro reuniu apoiadores de Bolsonaro com pedidos de anistia e críticas ao STF
7 de Setembro reuniu apoiadores de Bolsonaro com pedidos de anistia e críticas ao STF
Brasil · 14h
Mais do PortalGO
Foto: NCI PRF
Fim de semana tem 27 acidentes e quatro mortes nas rodovias federais em Goiás
Casos fatais ocorreram em Indiara, Niquelândia e Catalão. 08 set 2025 · Segurança
Foto: SES
Baixa umidade e calor intenso aumentam riscos à saúde durante estiagem
Umidade em Goiás chega a menos de 15% em algumas regiões 08 set 2025 · Goiás
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Sem mencionar Tarcísio, Gilmar Mendes afirma que não existe “ditadura da toga” no Brasil
Declaração ocorre após discurso do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na Avenida Paulista 08 set 2025 · Brasil
Domínio público
Quem foi Thereza Di Marzo, a primeira mulher brasileira a conquistar uma licença de voo
Thereza fundou uma escola de aviação em São Paulo e participou de eventos históricos do setor 07 set 2025 · Brasil
Screenshot Lucas Caetano – AC Syndicate Ubisoft
De Ghost of Tsushima a Red Dead: como jogos de mundo aberto evoluíram
Inovações narrativas, imersão histórica e mundos vivos mantêm o gênero em alta: Ghost of Tsushima, Horizon, Shadow of Mordor e Red Dead são marcos da evolução. 06 set 2025 · Cultura
Divulgação/SET
Desfile de 7 de Setembro provoca mudanças no trânsito no Centro de Goiânia
Alterações começam neste sábado (6/9) com bloqueios na Avenida Anhanguera 06 set 2025 · Cidades
Fotos: Fernando Leite / Divulgação MPGO
MPGO inaugura núcleo de acolhimento para vítimas de crimes violentos
Atendimento inclui orientação jurídica, suporte psicossocial e encaminhamentos de saúde 06 set 2025 · Justiça
Foto: Fabiano Araújo
CEI da LimpaGyn define presidente, vice e relator
Reuniões ocorrerão às terças-feiras, às 14h 06 set 2025 · Política
Emater
Hidrolândia inicia temporada da jabuticaba
Município tem 128 pomares cadastrados 06 set 2025 · Goiás
Divulgação
Fim de semana esportivo: NFL, F1, Eliminatórias e vôlei
Fim de semana esportivo tem NFL no Brasil, GP da Itália da F1, final da Copa do Nordeste e jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias. 05 set 2025 · Esportes