Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump revelou que ficou com o troféu original do Mundial de Clubes da Fifa. Segundo o presidente estadunidense, a taça está guardada no Salão Oval da Casa Branca, em Washington. Ainda segundo Trump, o Chelsea, campeão do torneio, recebeu uma réplica da taça.
Durante a entrega do troféu, o capitão do Chelsea, Reece James, levantou uma réplica da taça. O troféu original permanece no Salão Oval da Casa Branca, sob posse de Trump.
O troféu, uma peça sofisticada com acabamento em ouro 24 quilates e design elaborado em parceria com a Tiffany & Co. A joia foi apresentada oficialmente em março deste ano na Casa Branca pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino. Esperava-se que o troféu fosse entregue para o vencedor do torneio, porém, desde então, a taça não saiu do gabinete presidencial estadunidense. Estima-se que o valor da peça original seja cerca de US$ 230 mil.
Outro fato que chamou a atenção foi a inconveniente presença prolongada de Trump no palco durante a cerimônia de premiação. Os jogadores do Chelsea, demonstraram certo desconforto com a ação do mandatário.
O lateral Reece James, capitão do Chelsea, disse que o presidente americano ignorou o protocolo para permanecer no centro das atenções. “Disseram-me que ele iria entregar o troféu e depois sair do palco, e eu pensei que ele sairia do palco, mas ele quis ficar”.
O meia Cole Palmer, escolhido craque da competição, afirmou ter ficado “confuso” com a insistência do presidente em permanecer na cena da entrega, contrariando o protocolo esperado.