Não sabe o que assistir nesse fim de semana? Então dá uma conferida nesses filmes que vão te fazer pensar em diferentes aspectos da vida, seja em memória, infância ou um declínio que pode ser o fim.
O Grande Hotel Budapeste
Um daqueles filmes para quem gosta de escutar histórias e de uma fotografia impecável. O Grande Hotel Budapeste pode parecer chato e que os personagens sejam emocionalmente superficiais, mas não dá para chamá-lo de monótono e/ou fútil. A obra explora sobretudo memória, nostalgia, lealdade e amizade.
Sinopse: “O Grande Hotel Budapeste” conta as aventuras de Gustave H., um lendário concierge de um famoso hotel europeu durante o período entre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, e Zero Moustafa, o mensageiro que se torna o amigo em quem ele mais confia. Uma história sobre o roubo e a recuperação de um quadro de valor inestimável da Renascença, da batalha encarniçada pela enorme fortuna de uma família e uma perseguição desesperada com motos, trens, trenós, esquis. Além de contar sobre o nascimento de um caso de amor. Tudo isso tendo como pano de fundo um continente que mudava repentina e drasticamente.
Aprovação no Rotten Tomatoes: 92% da crítica especializada e 87% da audiência
Diretor: Wes Anderson
Ano: 2014
Onde assistir: Disney+
Meu Amigo Totoro
Uma animação é sempre uma boa pedida, afinal normalmente dá pra assistir com toda a família. E aproveitando toda a onda causada pelas imagens geradas por I.A. na estética do Estúdio Ghibli, que tal ver como é a verdadeira essência do traço e da animação em uma produção do próprio estúdio?
Totoro é deslumbrante, faz parte do grupo de filmes para se assistir mais de uma vez, pois cada visita é capaz de trazer alguma novidade. O longa traduz sentimentos e ideias de forma ímpar, dentre eles a maravilha da infância e da imaginação, a importância da família e dos laços fraternos, o respeito pela natureza, a simplicidade e a beleza da vida cotidiana, dentre outros temas.
Sinopse: Duas meninas se mudam para o interior do Japão para cuidar de sua mãe doente e fazem amizade com criaturas mágicas que habitam os arredores de seu novo Lar
Aprovação no Rotten Tomatoes: 94% da crítica especializada e 94% da audiência
Diretor: Hayao Miyazaki
Ano: 1988
Onde assistir: Netflix
Blue Jasmine
Não que o Oscar tenha muita credibilidade – às vezes sim, às vezes não – mas vale dizer que a Cate Blanchett que faz a protagonista do filme, ganhou o Oscar de Melhor Atriz. Olha… é realmente uma performance digna de prêmio.
O filme é bem amarrado e tem um modo de contar a história que faz sentido, mas que pode confundir quem se perde fácil em associações que vão do passado ao presente ou vice-versa. Também é preciso dizer que ele aborda temas como as consequências da ilusão e da negação, a fragilidade da identidade baseada em status e riqueza, o contraste entre classes sociais e outras ideias.
Sinopse: Uma milionária mulher perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã e os sobrinhos em uma casa bem modesta. Ela acaba encontrando um refinado homem que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes precisa descobrir quem é e aceitar sua nova condição de vida.
Aprovação no Rotten Tomatoes: 90% da crítica especializada e 77% da audiência
Diretor: Woody Allen
Ano: 2013
Onde assistir: Prime Video