Arquivo Histórico de Goiás celebra Semana Nacional de Arquivos

Evento, que destaca importância da preservação da memória diante das mudanças climáticas segue até quinta-feira (12/06), com mesas-redondas, oficina de paleografia e minicurso sobre conservação documental

Compartilhe

Iniciativa busca aproximar a sociedade das instituições arquivísticas e destacar a importância da preservação da memória em um cenário de transformações climáticas e tecnológicas (Foto: Secult-GO)

O Arquivo Histórico Estadual, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), deu início, nesta segunda-feira (09/06), às atividades da 9ª Semana Nacional de Arquivos (SNA). Com o tema Mudanças Climáticas: Preservação e Acessibilidade, a abertura contou com uma apresentação musical do Núcleo de Choro do Instituto Basileu França e uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos arquivos em tempos de cultura digital.

As atividades seguem até quinta-feira (12/06), com mesas-redondas, oficina de paleografia e minicurso sobre conservação documental. O evento é promovido pela Secult Goiás e integra a programação nacional organizada pelo Arquivo Nacional, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 09 de junho.

A iniciativa busca aproximar a sociedade das instituições arquivísticas e destacar a importância da preservação da memória em um cenário de transformações climáticas e tecnológicas.

A superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, Bruna Arruda, abriu oficialmente o evento destacando a importância da ação, tanto para dar visibilidade quanto para valorizar o trabalho desenvolvido na unidade.

“Chegamos até aqui após uma longa caminhada de estruturação do nosso arquivo. Passamos por um processo intenso de melhoria na conservação e no arquivamento dos documentos”.

“Ainda há muito a avançar, mas hoje começamos a construir uma nova história para o Arquivo e para todas as nossas unidades. Mostrar esse trabalho à sociedade é essencial — por muito tempo ele permaneceu invisível, e agora temos a chance de revelar sua importância”, afirmou.

O coordenador do Arquivo Histórico, Frederico Brandão, falou sobre arquivos em tempos de cultura digital, abordando seus desafios e oportunidades, e destacou o impacto das novas tecnologias no trabalho arquivístico, assim como a necessidade de estratégias de preservação diante de eventos extremos relacionados ao clima.

Brandão também ressaltou os avanços obtidos na instituição, especialmente no atendimento ao público e nas ações voltadas à acessibilidade dos usuários.

“O Arquivo Histórico é hoje uma referência no Brasil, tanto pela preservação do acervo quanto pela qualidade do atendimento. Meu trabalho aqui é dar continuidade a uma trajetória construída por muitas mãos”.

“Nosso compromisso é ampliar o acesso, abrir as portas para que mais pessoas conheçam esse patrimônio documental e entendam sua importância para a preservação da memória do Estado. Preservar a história é garantir que as próximas gerações tenham acesso à nossa identidade coletiva”.

O coordenador também convidou o público a participar das atividades da Semana Nacional de Arquivos.

“As atividades são gratuitas e pensadas para aproximar ainda mais a sociedade desse trabalho essencial”, finalizou.

Também nesta segunda-feira, foi ministrada a Oficina de Paleografia, com a professora Taís Verano, da Universidade Federal de Goiás (UFG), abordando técnicas de leitura e interpretação de documentos históricos manuscritos.

Programação

10/06 (terça-feira)

  • 14h – Mesa-redonda: História Pública e Memória Institucional, com Danyllo Di Giorgio (IFG) e Frederico Brandão
  • 16h – Mesa-redonda: Memória e Patrimônio, com Melissa Brandão e Waléria Caldeira (UFG)

11/06 (quarta-feira)

  • 13h – Minicurso: Conservação e Preservação, com Alda Ferreira (UFG)

12/06 (quinta-feira)

  • 15h – Mesa-redonda: História do Digital, com Mariana Affonso (IFG) e Frederico Brandão

Local: Arquivo Histórico Estadual de Goiás
Entrada gratuita

Recentes
2025 será um dos anos mais quentes da história, diz ONU
2025 será um dos anos mais quentes da história, diz ONU
Meio Ambiente · 4h
Em Belém, Lula pede ação urgente contra crise climática
Em Belém, Lula pede ação urgente contra crise climática
Meio Ambiente · 6h
Estudo confirma estabilidade do Aterro Sanitário de Goiânia e afasta risco
Estudo confirma estabilidade do Aterro Sanitário de Goiânia e afasta risco
Goiás · 11h
Deputado chama exposição sobre religiões africanas de “adoração ao demônio”
Deputado chama exposição sobre religiões africanas de “adoração ao demônio”
Goiás · 12h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Ciro Gomes elogia Caiado e diz que governador está pronto para “qualquer desafio”
Encontro ocorreu em Brasília durante filiação de Roberto Cláudio ao União Brasil 06 nov 2025 · Goiás
Lula Marques/Agência Brasil
Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
Super-ricos pagarão até 10% a mais em lucros e dividendos 06 nov 2025 · Brasil
Foto: Isabel Oliveira/SSP
Polícias prendem 32 pessoas em Goiás após foguetório ligado ao Comando Vermelho
Prisões ocorreram em Goiânia, Aparecida, Abadia de Goiás e Rio Verde 06 nov 2025 · Segurança
Reprodução
CEI da Limpa Gyn avalia possível devolução de valores à Prefeitura de Goiânia
Comissão investiga diferenças entre informações da Seinfra e do consórcio 06 nov 2025 · Política
PGO
Crime, comédia e thriller nos lançamentos da semana
Crítica de Kleber Mendonça Filho, comédia com Keanu Reeves de anjo e thriller com Chris Evans são os lançamentos nos cinemas esta semana. 06 nov 2025 · Entretenimento
Deputados votam propostas no Plenário – Agência Câmara de Notícias
Câmara acelera PL que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Câmara aprovou regime de urgência para projeto que suspende resolução do Conanda sobre aborto em casos de estupro. 05 nov 2025 · Política
Foto: Gustavo Moreno/STF
STF levará debate sobre justiça climática para a COP30
Presidente do STF, Edson Fachin, anunciou que participará da COP30. Ele defenderá o papel do Judiciário na proteção de direitos ambientais. 05 nov 2025 · Meio Ambiente
Divulgação
Fiação sem espaçador causou morte de jovem em Goiânia
Polícia Civil de GO apontou falha na fiação como causa da morte de Nathaly. Delegado diz que faltava espaçador, instalado só após a tragédia. 05 nov 2025 · Goiás
Créditos: Rebeca Reis/CBF
Ferroviária e Palmeiras decidem a Copa do Brasil Feminina
Ferroviária vence Bahia e Palmeiras goleia São Paulo para decidir a Copa do Brasil Feminina. Final será no dia 19 de novembro 05 nov 2025 · Esportes
FIFA
Coreia do Norte vence Brasil e vai à final do Sub-17
Coreia do Norte venceu o Brasil por 2 a 0 e está na final do Mundial Sub-17. Yu Jong Hyang fez os dois gols da partida. Brasil joga pelo 3º. 05 nov 2025 · Esportes