Arquivo Histórico de Goiás celebra Semana Nacional de Arquivos

Evento, que destaca importância da preservação da memória diante das mudanças climáticas segue até quinta-feira (12/06), com mesas-redondas, oficina de paleografia e minicurso sobre conservação documental

Compartilhe

Iniciativa busca aproximar a sociedade das instituições arquivísticas e destacar a importância da preservação da memória em um cenário de transformações climáticas e tecnológicas (Foto: Secult-GO)

O Arquivo Histórico Estadual, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), deu início, nesta segunda-feira (09/06), às atividades da 9ª Semana Nacional de Arquivos (SNA). Com o tema Mudanças Climáticas: Preservação e Acessibilidade, a abertura contou com uma apresentação musical do Núcleo de Choro do Instituto Basileu França e uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos arquivos em tempos de cultura digital.

As atividades seguem até quinta-feira (12/06), com mesas-redondas, oficina de paleografia e minicurso sobre conservação documental. O evento é promovido pela Secult Goiás e integra a programação nacional organizada pelo Arquivo Nacional, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 09 de junho.

A iniciativa busca aproximar a sociedade das instituições arquivísticas e destacar a importância da preservação da memória em um cenário de transformações climáticas e tecnológicas.

A superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Secult, Bruna Arruda, abriu oficialmente o evento destacando a importância da ação, tanto para dar visibilidade quanto para valorizar o trabalho desenvolvido na unidade.

“Chegamos até aqui após uma longa caminhada de estruturação do nosso arquivo. Passamos por um processo intenso de melhoria na conservação e no arquivamento dos documentos”.

“Ainda há muito a avançar, mas hoje começamos a construir uma nova história para o Arquivo e para todas as nossas unidades. Mostrar esse trabalho à sociedade é essencial — por muito tempo ele permaneceu invisível, e agora temos a chance de revelar sua importância”, afirmou.

O coordenador do Arquivo Histórico, Frederico Brandão, falou sobre arquivos em tempos de cultura digital, abordando seus desafios e oportunidades, e destacou o impacto das novas tecnologias no trabalho arquivístico, assim como a necessidade de estratégias de preservação diante de eventos extremos relacionados ao clima.

Brandão também ressaltou os avanços obtidos na instituição, especialmente no atendimento ao público e nas ações voltadas à acessibilidade dos usuários.

“O Arquivo Histórico é hoje uma referência no Brasil, tanto pela preservação do acervo quanto pela qualidade do atendimento. Meu trabalho aqui é dar continuidade a uma trajetória construída por muitas mãos”.

“Nosso compromisso é ampliar o acesso, abrir as portas para que mais pessoas conheçam esse patrimônio documental e entendam sua importância para a preservação da memória do Estado. Preservar a história é garantir que as próximas gerações tenham acesso à nossa identidade coletiva”.

O coordenador também convidou o público a participar das atividades da Semana Nacional de Arquivos.

“As atividades são gratuitas e pensadas para aproximar ainda mais a sociedade desse trabalho essencial”, finalizou.

Também nesta segunda-feira, foi ministrada a Oficina de Paleografia, com a professora Taís Verano, da Universidade Federal de Goiás (UFG), abordando técnicas de leitura e interpretação de documentos históricos manuscritos.

Programação

10/06 (terça-feira)

  • 14h – Mesa-redonda: História Pública e Memória Institucional, com Danyllo Di Giorgio (IFG) e Frederico Brandão
  • 16h – Mesa-redonda: Memória e Patrimônio, com Melissa Brandão e Waléria Caldeira (UFG)

11/06 (quarta-feira)

  • 13h – Minicurso: Conservação e Preservação, com Alda Ferreira (UFG)

12/06 (quinta-feira)

  • 15h – Mesa-redonda: História do Digital, com Mariana Affonso (IFG) e Frederico Brandão

Local: Arquivo Histórico Estadual de Goiás
Entrada gratuita

Recentes
Quem é Delcy Rodríguez, a possível líder da Venezuela
Quem é Delcy Rodríguez, a possível líder da Venezuela
Mundo · 1d
Governo diz que não há vítimas brasileiras em ataque à Venezuela
Governo diz que não há vítimas brasileiras em ataque à Venezuela
Brasil · 1d
Reação global: líderes mundiais condenam ataque à Venezuela
Reação global: líderes mundiais condenam ataque à Venezuela
Mundo · 1d
IA Grok, de Elon Musk, admite falha e geração de imagens de menores
IA Grok, de Elon Musk, admite falha e geração de imagens de menores
Inteligência Artificial · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Luis Jaimes
EUA bombardeiam Venezuela e capturam Nicolás Maduro
Venezuela sob ataque, decreta estado de emergência. Trump anuncia captura de Maduro. Explosões atingiram Caracas e cidades venezuelanas. 03 jan 2026 · Mundo
Foto: Wilton Junior
PF determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão
Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, deve voltar a ser escrivão da PF. Ato publicado no DOU determina retorno após cassação de mandato 02 jan 2026 · Brasil
Foto: Nilton Fukuda
PF prende Filipe Martins, condenado a 21 anos por golpismo
Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, foi preso após descumprir prisão domiciliar, ele foi condenado a 21 anos de prisão 02 jan 2026 · Brasil
Reprodução redes sociais
Zé Felipe é visto com influenciadora em Pipa após término com Ana Castela
O flagra em Pipa acontece na mesma semana em que o término com Ana Castela foi confirmado 02 jan 2026 · Entretenimento
Foto: GCM Aparecida
GCM prende mulher por furtos em série no Setor Garavelo
Um segundo envolvido no crime conseguiu escapar das equipes e segue sendo procurado. 02 jan 2026 · Segurança
Reprodução
PT em Goiás apresenta seis nomes para disputar o governo estadual em 2026
Federação Brasil da Esperança e Cidadania já participam das articulações 02 jan 2026 · Política
Divulgação CBMGO
Adolescente morre e 17 ficam feridos após caminhonete capotar na GO-507
Parte dos passageiros estava na carroceria da caminhonete 02 jan 2026 · Goiás
Foto: Alexandre Macieira | Riotur
Rio recebe título de maior Réveillon do mundo
Guinness oficializa Réveillon de Copacabana como o maior do mundo. Certificado foi entregue ao prefeito Eduardo Paes. 01 jan 2026 · Brasil
Museu em Toronto exibe os piores presentes
O Museum of Bad Gifts, em Toronto, reúne os presentes de fim de ano mais peculiares. A mostra aceita doações e fica em cartaz até domingo 01 jan 2026 · Entretenimento
Freepik
De Resident Evil a 007: 6 jogos muito aguardados para o 1º semestre de 2026
Entre terror psicológico, espionagem e RPG de mundo aberto, os lançamentos prometem movimentar a indústria logo no início do ano 01 jan 2026 · Cultura