O primeiro final de semana do ano costuma ser de calmaria. Com muita gente ainda viajando e o recesso de grandes casas de shows, a cidade respira em um ritmo mais lento. No entanto, para quem ficou na capital, os museus e centros culturais continuam como a melhor opção de lazer, oferecendo exposições de fôlego que unem história, arte contemporânea e tradições ancestrais.
Confira o roteiro que preparamos para você aproveitar este sábado (03/01) e domingo (04/01):
Museu de Arte de Goiânia (MAG)
O Legado de Amaury Menezes

Para quem ainda não conferiu, a mostra “Amaury Menezes, reconhecimento e gratidão – O legado de um pioneiro” é parada obrigatória. A exposição celebra os 95 anos de um dos pilares das artes visuais em Goiás. São 86 obras que percorrem sete décadas de produção, retratando a alma do Cerrado em pinturas e gravuras. É uma excelente oportunidade também para conhecer as novas instalações do museu, que passou recentemente por manutenção.
A homenagem vai até o dia 18 de janeiro.
- Onde: Bosque dos Buritis, Setor Oeste.
- Horário no fim de semana: Sábado e domingo, das 8h às 18h.
- Entrada: Gratuita.
Centro Cultural Octo Marques
Diálogo entre o Sertão e o Protagonismo Feminino

Localizado no coração do Centro, o Octo Marques oferece duas exposições simultâneas sob a curadoria de Dalton Paula. “Poéticas de Subversão” destaca o vigor das mulheres artistas em Goiás, enquanto “O Sertão é o Nosso Centro” traz obras dos residentes do Sertão Negro Ateliê. O espaço é uma ótima pedida para quem gosta de arte contemporânea e quer levar o pet, já que a unidade é pet-friendly.
A exposição vai até o dia 1º de fevereiro.
- Onde: Edifício Parthenon Center (Rua 4, Centro).
- Horário no fim de semana: Sábado e domingo, das 9h às 17h.
- Entrada: Gratuita.
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Ichi-go Ichi-e: A Arte dos Samurais

Se você busca algo fora do comum, a exposição “Ichi-go Ichi-e: um momento, um encontro” une a pintura contemporânea às artes marciais japonesas. As obras de Rafael Abdala e Bruno Alcantara utilizam cortes reais de espadas (kenjutsu) sobre a tela, criando um diálogo visual único.
A exposição vai até o dia 22 de janeiro.
- Onde: Praça Cívica, Setor Central.
- Horário no fim de semana: Sábado, das 9h às 13h (Fechado aos domingos).
- Entrada: Gratuita.
Atenção: Memorial do Cerrado, Vila Cultural Cora Coralina e Cine Cultura
Se você estava planejando visitar o Memorial do Cerrado neste final de semana, atenção: o complexo científico da PUC Goiás retoma as atividades de visitação apenas na próxima segunda-feira, 5 de janeiro. Vale a pena deixar agendado na agenda para a próxima semana para conferir a Vila Cenográfica e as réplicas de quilombos e aldeias. Além disso, a Vila Cultural Cora Coralina e o Cine Cultura seguem a mesma lógica: o recesso vai até esse domingo (4), retornando na segunda.









