O ano de 2026 mal começou e a melhor forma de encarar os novos desafios é com a mente leve e o coração aquecido. O cinema tem o poder de mudar o humor e, por isso, selecionamos cinco produções que são verdadeiras “doses de otimismo”.
De animações clássicas a comédias nacionais, confira a lista para maratonar no primeiro final de semana do ano:
1. Robôs (2005)
A história acompanha Rodney Lataria, um jovem robô inventor que deixa sua cidade pequena para tentar a sorte na grande metrópole, Robópolis. O filme é um lembrete colorido sobre a importância de “ver uma necessidade e atendê-la”, celebrando a persistência e a amizade contra a ganância corporativa.
2. O Terminal (2004)
Estrelando Tom Hanks, o filme é uma lição de resiliência e bondade humana. Viktor Navorski fica preso em um aeroporto de Nova York quando seu país de origem sofre um golpe de Estado e seus documentos perdem a validade. Em vez de se desesperar, ele constrói uma vida dentro do terminal, faz amigos e transforma a vida de todos ao seu redor. É impossível terminar de assistir sem acreditar um pouco mais na humanidade.
3. Minha Vida em Marte (2018)
O cinema brasileiro marca presença com a química impecável entre Mônica Martelli e o eterno Paulo Gustavo. O filme aborda o desgaste de um casamento, mas o foco real é o amor-próprio e a amizade. Com diálogos hilários e cenas em Nova York, a obra nos ensina que, independentemente dos términos, ter um melhor amigo ao lado faz qualquer “marte” parecer um lugar habitável.
4. Prenda-me se for Capaz (2002)
Embora seja baseado na história real de um golpista, o tom de Steven Spielberg transforma o filme em uma aventura eletrizante e divertida. Ver o jovem Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) usar sua inteligência para se passar por médico e piloto é fascinante. O ritmo ágil e a trilha sonora de jazz trazem uma energia vibrante, ideal para quem quer começar o ano com foco e criatividade (claro, para fins lícitos!).
5. Um Senhor Estagiário (2015)
Para fechar a lista, um filme que é o ápice do “feel-good movie”. Robert De Niro vive Ben, um viúvo de 70 anos que decide voltar ao mercado de trabalho como estagiário em um site de moda fundado por Jules (Anne Hathaway). É uma história doce sobre troca de experiências, humildade e como nunca é tarde para um novo começo.









