A ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, afirmou neste sábado (3) que não há registro de brasileiros entre possíveis vítimas dos ataques realizados pelos Estados Unidos contra a Venezuela durante a madrugada.
Ela deu a declaração após uma reunião ministerial de emergência convocada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula coordenou o encontro por videoconferência, enquanto cumpre férias no Rio de Janeiro.
Após meses de especulações e operações marítimas próximas à costa venezuelana, forças dos Estados Unidos atacaram diversos pontos de Caracas na madrugada deste sábado e capturaram o presidente Nicolás Maduro e sua esposa.
Participaram da reunião o ministro das Relações Exteriores, o ministro da Defesa, o ministro-chefe da Casa Civil, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e representantes da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que o governo não identificou movimentação anormal na fronteira até o momento, mas segue monitorando a situação.
Apesar disso, o governo venezuelano fechou a passagem na manhã deste sábado. Do lado brasileiro, o ponto de fronteira permanece aberto, com funcionamento regular, segundo Múcio.
Mais cedo, o Ministério da Justiça informou, em nota, que se prepara para um possível aumento no fluxo de refugiados.









