Goiânia recebe, entre os dias 15 e 17 de agosto, uma série de eventos culturais, muitos gratuitos e abertos ao público, abrangendo música, dança, quadrinhos, cultura urbana, esportes e entretenimento geek. A programação diversificada oferece opções para todas as idades e reforça a importância da cidade como polo cultural no Centro-Oeste.
Sexta-feira (15/08)

A 14ª edição do Encontro Goiano de Capoeira Angola e Samba Chula inicia no Ponto de Cultura Buracão da Arte (Rua SR 58, 59, Q 85 L 16, Setor Recanto das Minas Gerais – Goiânia, GO), a partir das 17h, com rodas de capoeira, apresentações musicais do grupo Yabara Afro-Mandigue e dos Angoleiros do Samba Chula. O evento segue até domingo, incluindo oficinas, vivências culturais e bate-papos com mestres e mestras de referência nacional, como Mestre Boca Rica e Mestra Nani. Os ingressos partem de R$60.

No Metropolitan Mall, já acontece a todo vapor o Gibirama– Feira Goiana de Histórias em Quadrinhos. O evento vai de sexta a sábado das 10h às 17h. Quadrinistas, editoras e fãs participam de palestras, masterclasses, lançamentos e sessões de autógrafos, destacando a presença do artista Tiago Palma, da Marvel Comics. Entrada gratuita.

O Centro Cultural Martim Cererê inaugura a Feira GO Art, com shows, oficinas de arte urbana e competições de skate. O festival funciona na sexta-feira das 17h à meia-noite, no sábado das 10h à meia-noite e no domingo das 14h às 22h. Ele abre espaço para 21 atrações musicais, incluindo o projeto “Bota Som” do vocalista do Planet Hemp, BNegão. A programação completa está disponível no site oficial do evento.
A entrada é gratuita até às 19h na sexta e no sábado, após o horário será solicitada a doação de 1 kg de alimento não perecível, destinado ao Instituto Batuíra de Saúde Mental e à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). No domingo, o acesso ao festival é livre durante todo o dia.
Sábado (16/08)

No Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira acontece a 4ª edição do Projeto Parque Cultural, das 9h às 15h. Detalhe: o evento também acontece no domingo (17)
O festival contará com apresentações dos artistas: Mr. Gyn, Clube Retrô, Groove Quintal, Zambumba Beach, Bandinha de Rock, além de cantores como Adriana Lopes, Maluê, Cejane Verdejo, Maira Lemos e o grupo Stereo For. A proposta é abranger estilos variados, do rock ao forró, garantindo entretenimento para públicos diferentes.
Além da música, os visitantes terão acesso a atividades esportivas e recreativas. Entre elas estão futmesa, corrida em grupo, badminton, Fly Parkour, tênis de mesa, golzinho, rodas de capoeira, altinha, ginástica funcional e a doação de mudas nativas do Cerrado. As ações educativas têm o intuito de reforçar a consciência ambiental, com foco na sustentabilidade e no cuidado com a natureza local.
Ainda no sábado o Gibirama segue com masterclasses e avaliação de portfólios gratuitos, enquanto a Feira GO Art mantém a programação musical e urbana até a meia-noite.
Domingo (17/08)

O Parque Campininha das Flores recebe o Festival Hip Hop, a partir das 14h, com batalhas de rimas, campeonatos de dança, apresentações de DJs, MCs, b-boys, b-girls, grafite ao vivo e shows de rap, incluindo o grupo CL Aparecida.

Também no domingo, o Pequi Geek 3.0 acontece no Shopping Estação Goiânia, das 10h às 20h, reunindo cultura pop, tecnologia, games, animes, RPG, concurso de cosplay e bate-papo com a dubladora Patrícia Holanda.

Ainda no domingo, o Encontro de Brechós retorna à Rua 8, no Centro, das 12h às 19h, oferecendo mais de 60 estandes de moda sustentável, feijoada com música ao vivo no Zé Latinhas e opções de consumo consciente.