Quem era Gerson, o jovem de 19 anos morto após invadir o recinto da leoa

Em uma ocorrência, o jovem cortou a cerca do aeroporto de João Pessoa e entrou no alojamento do trem de pouso de um avião.

Compartilhe

Foto: Reprodução instagram paulogermano.com.br

Gerson de Melo Machado, 19 anos, conhecido como “Vaqueirinho”, morreu na manhã deste domingo (30) após invadir o recinto de uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa. A trajetória do jovem, que terminou de forma trágica, revela anos de vulnerabilidade, transtornos mentais sem diagnóstico oficialmente reconhecido e falta de suporte contínuo das redes de proteção.

Segundo informações da polícia penal, Gerson acumulava 16 passagens pela polícia, incluindo 10 registros ainda na adolescência. Ele chegou a ser encaminhado ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), mas fugiu da unidade. A Polícia Civil informa que, dois dias antes da morte, ele havia sido detido após tentar danificar caixas eletrônicos em Mangabeira. Horas após ser liberado, voltou a ser preso por apedrejar uma viatura — relatando a policiais que queria ser detido porque estava com fome e sem lugar para dormir.

A conselheira tutelar Verônica Oliveira acompanhou o jovem por oito anos. Ela relata que Gerson apresentava sinais de esquizofrenia desde cedo, mas nunca teve o diagnóstico oficializado pela rede pública, o que inviabilizou o tratamento adequado. Ele chegou ao abrigo ainda criança, aos 10 anos, depois de ser encontrado pela PRF sozinho na BR. Na época, foi tirado da guarda da mãe, que também enfrentava esquizofrenia. Diferentemente dos irmãos, que foram encaminhados à adoção, Gerson nunca encontrou uma família definitiva.

Verônica, em um relato publicado no Instagram, cita um episódio particularmente marcante: Gerson chegou a cortar a cerca do Aeroporto de João Pessoa e entrar no trem de pouso de um avião da Gol acreditando que embarcaria clandestinamente rumo à África. Isso porque, segundo ela, o jovem desenvolveu desde cedo uma relação fantasiosa com a ideia de “domar leões na África”. Ele só não correu risco de morrer porque funcionários notaram o adolescente pelas câmeras de segurança antes da decolagem.

No domingo, segundo a prefeitura, ele escalou um muro de mais de 6 metros, ultrapassou grades de segurança, subiu em uma árvore e acessou o recinto da leoa Leona. Equipes tentaram impedir a invasão, mas a ação foi rápida. O ataque foi fatal.

O parque foi fechado após o caso. A administração reforça que o recinto segue normas do Ibama e tem barreiras superiores ao exigido, com acréscimo de mais de 2 metros e borda negativa de 1,5 metro. A prefeitura afirma que a invasão foi “insistente”, apesar das medidas de proteção.

O caso reacendeu nas redes as discussões sobre abandono, saúde mental e falhas estruturais das políticas de cuidado que deveriam acompanhar jovens em alta vulnerabilidade.

Recentes
LATAM e Azul com problemas? Entenda o “recall” dos Airbus
LATAM e Azul com problemas? Entenda o “recall” dos Airbus
Mundo · 1d
Justiça manda soltar Daniel Vorcaro e quatro sócios do Banco Master
Justiça manda soltar Daniel Vorcaro e quatro sócios do Banco Master
Brasil · 1d
Goiânia recebe mostra internacional com mais de 60 presépios
Goiânia recebe mostra internacional com mais de 60 presépios
Cultura · 1d
Guia do Fim de Semana: Libertadores, Clássicos e Esportes Globais
Guia do Fim de Semana: Libertadores, Clássicos e Esportes Globais
Esportes · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Internet
Enem em Belém e região ocorre no domingo (30)
Enem 2025 no Pará será domingo (30) para 95,7 mil inscritos de Belém, Ananindeua e Marituba. Prova foi adiada por causa da COP30. 28 nov 2025 · Educação
Airbus faz recall urgente de 6 mil aviões
Após incidente nos EUA, Airbus anuncia recall para troca de software em milhares de A320. Problema está ligado à interferência solar. 28 nov 2025 · Mundo
Foto: Reprodução/Redes sociais de Ana Paula e Divulgação/GCM
Agressão a médica reacende debate sobre segurança
Médica é agredida com cabeçadas por paciente em UPA. Cremego repudiou o caso, que reacende o debate sobre segurança no SUS. 28 nov 2025 · Goiás
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Marido é preso por espancar mulher grávida de 8 meses
Marido foi preso em Serranópolis (GO) suspeito de espancar a esposa grávida de 8 meses. Ele a agrediu com socos na barriga e a esganou. 28 nov 2025 · Segurança
Foto: IA
A Nova Geografia Informacional do Brasil e a Disputa pela Formação do Eleitor
Redes sociais e mídia tradicional criam ecossistemas cognitivos paralelos 28 nov 2025 · Brasil
Fim de semana tem show, caminhada e exposição
Foto: Pixabay
Fim de semana em Goiânia tem rock, reggae, caminhada contra violência e feira
Programação gratuita ou de baixo custo ocupa diferentes regiões da capital 28 nov 2025 · Cultura
Foto: Gabriel Antonelly
Goiânia retira mais de 15 toneladas de fios soltos e amplia ação em novos bairros
Avenida Mangalô recebe nova etapa da operação 28 nov 2025 · Cidades
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
PL oficializa suspensão de salário e atividades de Bolsonaro após prisão
Medida cumpre determinação da Lei dos Partidos Políticos; ex-presidente segue detido na Polícia Federal em Brasília cumprindo pena por tentativa de golpe de… 28 nov 2025 · Brasil
Foto: Loiro Cunha/Divulgação e Reprodução Instagram
Post de Luiza Possi repercute e leva Maria Gadú a comentar sobre relacionamento
Post sobre “fé” e reação ao caso Bolsonaro desencadeou a polêmica 28 nov 2025 · Entretenimento
Foto: Divulgação
Câmara de Goianira concede Título de Cidadã Goianirense a Fátima Gavioli
Homenagem reconhece contribuição da gestora à rede pública 28 nov 2025 · Goiás