Lula defende candidatura latina para ONU e critica tarifas arbitrárias

Lula propõe candidatura única de mulher latino-americana para ONU na Celac e critica políticas migratórias dos EUA: ‘Precisamos de união contra ações unilaterais’.

Compartilhe

© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que os países da América Latina e do Caribe se unam em torno da candidatura única de uma mulher da região para o cargo de secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A declaração foi dada durante a 9ª Cúpula de Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), nesta quarta-feira (9), em Tegucigalpa, capital de Honduras.

“A Celac pode contribuir para resgatar a credibilidade da ONU, elegendo a primeira mulher secretária-geral da organização”, afirmou Lula. O Brasil sugeriu uma declaração especial sobre o tema para ser apreciada durante o encontro.

O encontro da Celac ocorre no contexto de forte tensão na região em meio ao endurecimento das políticas contra imigração do governo dos Estados Unidos (EUA), liderado pelo presidente Donald Trump, além da guerra de tarifas iniciada pela Casa Branca.

“A liberdade e a autodeterminação são as primeiras vítimas de um mundo sem regras multilateralmente acordadas. Imigrantes são criminalizados e deportados sob condições degradantes. Tarifas arbitrárias desestabilizam a economia internacional e elevam os preços”, destacou Lula.

“Quanto mais fortes e unidas estiverem nossas economias, mais protegidos estaremos contra ações unilaterais”, prosseguiu o presidente.

O discurso do presidente brasileiro foi acompanhado por diferentes chefes de governo, incluindo a presidente de Honduras e anfitriã do encontro, Xiomara Castro, além da presidente do México, Claudia Sheibaum; do presidente da Colômbia, Gustavo Petro; do presidente do Uruguai, Yamandu Orsi; do presidente da Bolívia, Luís Arce, entre outros. Ao todo, a Celac reúne 33 países latino-americanos e caribenhos.

“Considero que hoje, mais do que nunca, é um bom momento para reconhecer que América Latina e Caribe requerem solidariedade e unidade de seus governos e de seus povos, a fim de fortalecer uma maior integração regional, sempre no marco do respeito mútuo e observância e soberania e independência de nossos países e acordos comerciais que cada um pode ter”, disse a presidente do México, Claudia Sheinbaum.

Lula durante encontro bilateral com Presidenta do México Claudia Sheinbaum. Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Existe uma agenda proposta para a solidão e uma agenda proposta para a ajuda comum. E depende do que escolhemos como prioridade. A agenda da solidão só tem dois nomes: imigrações e bloqueio. A agenda da ajuda comum é mais complexa, mais difícil, mas muitíssimo mais interessante para todos e todas aqui presentes”, reforçou o líder colombiano, Gustavo Petro.

Celac

Fundada em fevereiro de 2010, a Celac reúne os 33 países da América Latina e do Caribe que abrangem uma área de mais de 22 milhões de km², o que equivale a cinco vezes o território da União Europeia. A população total somada, de 670 milhões, é o dobro do número de habitantes dos Estados Unidos.

Após a cúpula, Lula retorna ao Brasil, onde deve desembarcar na madrugada desta quinta-feira (10), em Brasília.

Recentes
GCM prende homem com R$ 6 mil em mercadorias furtadas na região da 44
GCM prende homem com R$ 6 mil em mercadorias furtadas na região da 44
Segurança · 3h
Plano de arborização prevê plantio de 6 mil árvores em Goiânia até abril de 2026
Plano de arborização prevê plantio de 6 mil árvores em Goiânia até abril de 2026
Meio Ambiente · 4h
Estudo: bronzeamento artificial pode provocar melanomas
Estudo: bronzeamento artificial pode provocar melanomas
Saúde · 5h
Como o calor extremo coloca a vida em risco
Como o calor extremo coloca a vida em risco
Saúde · 19h
Mais do PortalGO
The Cure anuncia morte do guitarrista Perry Bamonte
Morre Perry Bamonte, músico vital e criativo do The Cure. Integrante por 15 anos, ele tocava guitarra, teclados e baixo de seis cordas. 26 dez 2025 · Variedades
PM é atropelada durante abordagem em Formosa
Agente sofre fraturas graves após ser atingida por uma moto. Segundo delegado, suspeito recusou bafômetro e quebrou viatura. 26 dez 2025 · Goiás
Foto: Redes sociais/ Reprodução
Parada cardíaca mata jovem de 26 anos em SC
Jovem de 26 anos sentiu dores dias antes, mas não suspeitou. Ao ter parada cardíaca, tentou ir ao hospital de carro e morreu na garagem. 26 dez 2025 · Saúde
Foto: Boaventuravinicius / Wikimedia
Último fim de semana do ano reúne cinema e música
Entre sexta e domingo, o público encontra programação em salas de cinema, no Mercado Popular de Goiânia e em espaços de eventos. 26 dez 2025 · Cultura
Fotos: Reprodução redes sociais
Foto: Divulgação CBMGO
Três policiais militares e outras 2 pessoas morrem em acidente na GO-164
Colisão frontal ocorreu no início da noite de quinta-feira, na zona rural de Firminópolis 26 dez 2025 · Goiás
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia bilateral; operação foi bem-sucedida
Ex-presidente permanece internado para observação 26 dez 2025 · Brasil
Exagerou na ceia? Veja a forma correta de se recuperar
Exagerou na ceia? O corpo processa os excessos sozinho. Especialistas revelam a rotina correta para normalizar o colesterol 25 dez 2025 · Comportamento
Maratona de Natal: 5 filmes para mergulhar no espírito natalino
Não sabe o que assistir no Natal? Temos a lista perfeita: 5 filmes que vão do humor às lágrimas. Confira onde assistir. 25 dez 2025 · Comportamento
Imagem gerada por IA
Nem só alegria: por que o Natal também é um período de estresse emocional
Pressão por consumo supera solidão e conflitos familiares como principal gatilho emocional 25 dez 2025 · Comportamento