Lula defende candidatura latina para ONU e critica tarifas arbitrárias

Lula propõe candidatura única de mulher latino-americana para ONU na Celac e critica políticas migratórias dos EUA: ‘Precisamos de união contra ações unilaterais’.

Compartilhe

© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que os países da América Latina e do Caribe se unam em torno da candidatura única de uma mulher da região para o cargo de secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A declaração foi dada durante a 9ª Cúpula de Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), nesta quarta-feira (9), em Tegucigalpa, capital de Honduras.

“A Celac pode contribuir para resgatar a credibilidade da ONU, elegendo a primeira mulher secretária-geral da organização”, afirmou Lula. O Brasil sugeriu uma declaração especial sobre o tema para ser apreciada durante o encontro.

O encontro da Celac ocorre no contexto de forte tensão na região em meio ao endurecimento das políticas contra imigração do governo dos Estados Unidos (EUA), liderado pelo presidente Donald Trump, além da guerra de tarifas iniciada pela Casa Branca.

“A liberdade e a autodeterminação são as primeiras vítimas de um mundo sem regras multilateralmente acordadas. Imigrantes são criminalizados e deportados sob condições degradantes. Tarifas arbitrárias desestabilizam a economia internacional e elevam os preços”, destacou Lula.

“Quanto mais fortes e unidas estiverem nossas economias, mais protegidos estaremos contra ações unilaterais”, prosseguiu o presidente.

O discurso do presidente brasileiro foi acompanhado por diferentes chefes de governo, incluindo a presidente de Honduras e anfitriã do encontro, Xiomara Castro, além da presidente do México, Claudia Sheibaum; do presidente da Colômbia, Gustavo Petro; do presidente do Uruguai, Yamandu Orsi; do presidente da Bolívia, Luís Arce, entre outros. Ao todo, a Celac reúne 33 países latino-americanos e caribenhos.

“Considero que hoje, mais do que nunca, é um bom momento para reconhecer que América Latina e Caribe requerem solidariedade e unidade de seus governos e de seus povos, a fim de fortalecer uma maior integração regional, sempre no marco do respeito mútuo e observância e soberania e independência de nossos países e acordos comerciais que cada um pode ter”, disse a presidente do México, Claudia Sheinbaum.

Lula durante encontro bilateral com Presidenta do México Claudia Sheinbaum. Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Existe uma agenda proposta para a solidão e uma agenda proposta para a ajuda comum. E depende do que escolhemos como prioridade. A agenda da solidão só tem dois nomes: imigrações e bloqueio. A agenda da ajuda comum é mais complexa, mais difícil, mas muitíssimo mais interessante para todos e todas aqui presentes”, reforçou o líder colombiano, Gustavo Petro.

Celac

Fundada em fevereiro de 2010, a Celac reúne os 33 países da América Latina e do Caribe que abrangem uma área de mais de 22 milhões de km², o que equivale a cinco vezes o território da União Europeia. A população total somada, de 670 milhões, é o dobro do número de habitantes dos Estados Unidos.

Após a cúpula, Lula retorna ao Brasil, onde deve desembarcar na madrugada desta quinta-feira (10), em Brasília.

Recentes
Copa do Mundo: curiosidades sobre a história do torneio
Copa do Mundo: curiosidades sobre a história do torneio
Esportes · 10h
Operação mira fraude de R$ 12 bi no Banco Master
Operação mira fraude de R$ 12 bi no Banco Master
Brasil · 14h
Mais de mil trabalhadores garantem operação do Natal do Bem nos bastidores do CCON
Mais de mil trabalhadores garantem operação do Natal do Bem nos bastidores do CCON
Goiás · 17h
Dono do Banco Master é detido ao tentar sair do país; PF investiga títulos falsos
Dono do Banco Master é detido ao tentar sair do país; PF investiga títulos falsos
Brasil · 17h
Mais do PortalGO
Reprodução
Justiça libera realização dos shows do aniversário de Iporá após nova decisão do TJ-GO
Nova decisão permite evento com uso exclusivo de emenda estadual 18 nov 2025 · Cidades
Foto: Arquivo/ Rodrigo Estrela
Aparecida inicia renovação de matrícula; veja prazos para CMEIs e escolas municipais
Documentos como CPF, comprovante de endereço e vacinação são obrigatórios 18 nov 2025 · Educação
Divulgação PCGO
Polícia Civil mira facção envolvida em tráfico e venda de armas em Goiás e no Rio
Ação cumpre 23 ordens judiciais em GO e RJ 18 nov 2025 · Segurança
Brasília (DF) 14/09/2025 O ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de seu filho, Jair Renan, deixa hospital sob forte esquema de segurança, após passar pro procedimentos. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
STF torna público acórdão de Bolsonaro e demais réus; entenda o processo
Primeira Turma rejeitou recursos e manteve pena em regime fechado 18 nov 2025 · Justiça
Daniel Vilela lidera; os outros torcem para ele errar
Este é o retrato de momento na disputa para governador de Goiás 18 nov 2025 · Goiás
FOTO: @rafaelribeirorio/CBF
Ancelotti mantém base do Brasil para jogo da Tunísia
Ancelotti deve repetir o 4-2-4 contra a Tunísia. Wesley é favorito para a vaga de G. Magalhães. Técnico cogita renovar contrato após 2026. 18 nov 2025 · Esportes
Fim de semana de ouro: Diogo Moreira, Rayssa Leal e Lucas Pinheiro vencem
Brasil brilha no esporte mundial. Diogo Moreira campeão da Moto2, Rayssa Leal pentacampeã do STU Rio e Lucas Braathen vence no esqui 17 nov 2025 · Esportes
Foto: Internet
Uber e iFood se unem em parceria inédita
Uber e iFood se unem: usuário pedirá corrida pelo iFood e, fará pedido de comida pelo app da Uber. Parceria chega a Goiânia em dezembro. 17 nov 2025 · Tecnologia
Foto: Frederico Dávila
Feriado da Consciência Negra: como funciona a emenda
Feriado da Consciência Negra: saiba se você tem direito à folga, como funciona o trabalho na data e as regras para “emendar” o feriado. 17 nov 2025 · Trabalho
Imagem: Internet
Abono salarial ficará mais restritivo a partir de 2026
Abono salarial terá novas regras. Fim do limite de 2 salários mínimos deve reduzir número de beneficiários. Medida busca controlar gastos. 17 nov 2025 · Economia