Lula defende candidatura latina para ONU e critica tarifas arbitrárias

Lula propõe candidatura única de mulher latino-americana para ONU na Celac e critica políticas migratórias dos EUA: ‘Precisamos de união contra ações unilaterais’.

Compartilhe

© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que os países da América Latina e do Caribe se unam em torno da candidatura única de uma mulher da região para o cargo de secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A declaração foi dada durante a 9ª Cúpula de Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), nesta quarta-feira (9), em Tegucigalpa, capital de Honduras.

“A Celac pode contribuir para resgatar a credibilidade da ONU, elegendo a primeira mulher secretária-geral da organização”, afirmou Lula. O Brasil sugeriu uma declaração especial sobre o tema para ser apreciada durante o encontro.

O encontro da Celac ocorre no contexto de forte tensão na região em meio ao endurecimento das políticas contra imigração do governo dos Estados Unidos (EUA), liderado pelo presidente Donald Trump, além da guerra de tarifas iniciada pela Casa Branca.

“A liberdade e a autodeterminação são as primeiras vítimas de um mundo sem regras multilateralmente acordadas. Imigrantes são criminalizados e deportados sob condições degradantes. Tarifas arbitrárias desestabilizam a economia internacional e elevam os preços”, destacou Lula.

“Quanto mais fortes e unidas estiverem nossas economias, mais protegidos estaremos contra ações unilaterais”, prosseguiu o presidente.

O discurso do presidente brasileiro foi acompanhado por diferentes chefes de governo, incluindo a presidente de Honduras e anfitriã do encontro, Xiomara Castro, além da presidente do México, Claudia Sheibaum; do presidente da Colômbia, Gustavo Petro; do presidente do Uruguai, Yamandu Orsi; do presidente da Bolívia, Luís Arce, entre outros. Ao todo, a Celac reúne 33 países latino-americanos e caribenhos.

“Considero que hoje, mais do que nunca, é um bom momento para reconhecer que América Latina e Caribe requerem solidariedade e unidade de seus governos e de seus povos, a fim de fortalecer uma maior integração regional, sempre no marco do respeito mútuo e observância e soberania e independência de nossos países e acordos comerciais que cada um pode ter”, disse a presidente do México, Claudia Sheinbaum.

Lula durante encontro bilateral com Presidenta do México Claudia Sheinbaum. Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Existe uma agenda proposta para a solidão e uma agenda proposta para a ajuda comum. E depende do que escolhemos como prioridade. A agenda da solidão só tem dois nomes: imigrações e bloqueio. A agenda da ajuda comum é mais complexa, mais difícil, mas muitíssimo mais interessante para todos e todas aqui presentes”, reforçou o líder colombiano, Gustavo Petro.

Celac

Fundada em fevereiro de 2010, a Celac reúne os 33 países da América Latina e do Caribe que abrangem uma área de mais de 22 milhões de km², o que equivale a cinco vezes o território da União Europeia. A população total somada, de 670 milhões, é o dobro do número de habitantes dos Estados Unidos.

Após a cúpula, Lula retorna ao Brasil, onde deve desembarcar na madrugada desta quinta-feira (10), em Brasília.

Recentes
Gangue rouba € 30 milhões em banco alemão no Natal
Gangue rouba € 30 milhões em banco alemão no Natal
Mundo · 16h
IPVA 2026 em Goiás terá aumento médio de 2,7%
IPVA 2026 em Goiás terá aumento médio de 2,7%
Goiás · 19h
Goiânia registra queda de quase 50% nos casos de dengue em 2025
Goiânia registra queda de quase 50% nos casos de dengue em 2025
Cidades · 20h
Estúdios querem séries com roteiros mais rasos de propósito? Entenda
Estúdios querem séries com roteiros mais rasos de propósito? Entenda
Comportamento · 21h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Ataque a tiros mata homem e deixa mulher gravemente ferida em Valparaíso de Goiás
Caso é tratado como execução pelo GIH de Valparaíso 30 dez 2025 · Segurança
Reprodução
Rússia acusa Ucrânia de atacar residência de Vladimir Putin
Rússia acusa Ucrânia de atacar residência de Putin com 91 drones. Ministro Lavrov diz que ação “não ficará impune”. 29 dez 2025 · Mundo
Flamengo renova contrato do técnico Filipe Luís
Flamengo renova contrato com Filipe Luís por mais dois anos. Acordo inclui valorização salarial e garante a permanência do treinador 29 dez 2025 · Esportes
Reprodução
São Silvestre: de 48 corredores em 1924 a 50 mil em 2025
Após uma corrida em Paris, Cásper Líbero criou a São Silvestre. De 48 corredores em 1924, a prova desse ano, tem recorde: 50 mil inscritos. 29 dez 2025 · Esportes
Receita Federal alerta sobre fake news tributárias
É mentira: não há impostos sobre movimentações financeiras. A Receita Federal emitiu nota oficial rebatendo alíquotas falsas e multas inexistentes 29 dez 2025 · Economia
glenn-carstens-peters-0woyPEJQ7jc-unsplash
UNSPLASH
5 jogos de ação e aventura imperdíveis para jogar no fim e começo de ano
Stellar Blade no PC torna-se o novo padrão de performance para o gênero de ação em 2025. 29 dez 2025 · Cultura
Fotos: Reprodução redes sociais
Ex-marido acusa Letícia Birkheuer de agressão em disputa pela guarda do filho
Empresário relata episódios de agressão e nega acusações feitas pela atriz 29 dez 2025 · Entretenimento
Foto: Reprodução
Polícia prende homem suspeito de atropelar e matar a esposa em Orizona
Número de feminicídios em Goiás em 2025 já iguala o total de 2024 29 dez 2025 · Segurança
Foto: Cinthia Oliveira
Filarmônica de Goiás vence votação popular no Prêmio Concerto 2025
Projeto dedicado a Claudio Santoro teve a maior participação popular da edição 29 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução redes sociais
Família de Aparecida morta em acidente na BR-040 é velada nesta segunda
Investigação aponta que invasão de pista causou acidente 29 dez 2025 · Goiás