Lula defende candidatura latina para ONU e critica tarifas arbitrárias

Lula propõe candidatura única de mulher latino-americana para ONU na Celac e critica políticas migratórias dos EUA: ‘Precisamos de união contra ações unilaterais’.

Compartilhe

© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que os países da América Latina e do Caribe se unam em torno da candidatura única de uma mulher da região para o cargo de secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A declaração foi dada durante a 9ª Cúpula de Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), nesta quarta-feira (9), em Tegucigalpa, capital de Honduras.

“A Celac pode contribuir para resgatar a credibilidade da ONU, elegendo a primeira mulher secretária-geral da organização”, afirmou Lula. O Brasil sugeriu uma declaração especial sobre o tema para ser apreciada durante o encontro.

O encontro da Celac ocorre no contexto de forte tensão na região em meio ao endurecimento das políticas contra imigração do governo dos Estados Unidos (EUA), liderado pelo presidente Donald Trump, além da guerra de tarifas iniciada pela Casa Branca.

“A liberdade e a autodeterminação são as primeiras vítimas de um mundo sem regras multilateralmente acordadas. Imigrantes são criminalizados e deportados sob condições degradantes. Tarifas arbitrárias desestabilizam a economia internacional e elevam os preços”, destacou Lula.

“Quanto mais fortes e unidas estiverem nossas economias, mais protegidos estaremos contra ações unilaterais”, prosseguiu o presidente.

O discurso do presidente brasileiro foi acompanhado por diferentes chefes de governo, incluindo a presidente de Honduras e anfitriã do encontro, Xiomara Castro, além da presidente do México, Claudia Sheibaum; do presidente da Colômbia, Gustavo Petro; do presidente do Uruguai, Yamandu Orsi; do presidente da Bolívia, Luís Arce, entre outros. Ao todo, a Celac reúne 33 países latino-americanos e caribenhos.

“Considero que hoje, mais do que nunca, é um bom momento para reconhecer que América Latina e Caribe requerem solidariedade e unidade de seus governos e de seus povos, a fim de fortalecer uma maior integração regional, sempre no marco do respeito mútuo e observância e soberania e independência de nossos países e acordos comerciais que cada um pode ter”, disse a presidente do México, Claudia Sheinbaum.

Lula durante encontro bilateral com Presidenta do México Claudia Sheinbaum. Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Existe uma agenda proposta para a solidão e uma agenda proposta para a ajuda comum. E depende do que escolhemos como prioridade. A agenda da solidão só tem dois nomes: imigrações e bloqueio. A agenda da ajuda comum é mais complexa, mais difícil, mas muitíssimo mais interessante para todos e todas aqui presentes”, reforçou o líder colombiano, Gustavo Petro.

Celac

Fundada em fevereiro de 2010, a Celac reúne os 33 países da América Latina e do Caribe que abrangem uma área de mais de 22 milhões de km², o que equivale a cinco vezes o território da União Europeia. A população total somada, de 670 milhões, é o dobro do número de habitantes dos Estados Unidos.

Após a cúpula, Lula retorna ao Brasil, onde deve desembarcar na madrugada desta quinta-feira (10), em Brasília.

Recentes
EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sancionados
EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sancionados
Mundo · 12h
Empresa cancela formatura; alunos organizam festa em menos 24h
Empresa cancela formatura; alunos organizam festa em menos 24h
Goiás · 13h
Operação do Procon encontra postos que vendiam etanol com preço abusivo
Operação do Procon encontra postos que vendiam etanol com preço abusivo
Goiás · 14h
Fim de semana em Goiás reúne shows gratuitos, festivais e adoção de animais
Fim de semana em Goiás reúne shows gratuitos, festivais e adoção de animais
Cultura · 15h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Exposição reúne imagens inéditas dos últimos dias de Iris Rezende como prefeito
Mostra destaca trabalho documental do fotógrafo Jackson Rodrigues 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução Redes Sociais; PCGO Divulgação
Caso Dayara: empresário recebe 17 anos de prisão por feminicídio e ocultação de cadáver
Réu não poderá recorrer em liberdade 12 dez 2025 · Segurança
Divulgação Arcanaut Studios/ Lucasfilm Games
Star Wars, Resident Evil e Tomb Raider lideram principais anúncios do TGA 2025
TGA 2025 revelou novos trailers, demos e datas de mais de 40 jogos 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Secom/UFG/divulgação
Mutirão no HC-UFG prevê mais de 2 mil atendimentos neste sábado
Avaliação gratuita de câncer de pele ocorre das 9h às 15h 12 dez 2025 · Saúde
Foto: Coca-Cola
Brasileiro assume presidência global da Coca-Cola em 2026
Coca-Cola confirmou que Henrique Braun, executivo de carreira na empresa e ex-presidente no Brasil, assumirá como CEO global em março 12 dez 2025 · Economia
Amigo secreto: 5 sugestões de presente para acertar
A tradição do amigo secreto exige criatividade. Para ajudar, selecionamos 5 tipos de presentes versáteis e que têm grande chance de acerto. 11 dez 2025 · Economia
Foto: Reprodução
Servidora municipal morre após atropelamento por ônibus
Flávia Alves Rodrigues, 39 anos, servidora de Senador Canedo, morreu após ser atropelada por um ônibus. O acidente ocorreu no dia 3 11 dez 2025 · Goiás
Varejo tem maior alta mensal em 7 meses, diz IBGE
Varejo cresceu 0,5% em outubro, maior alta desde março. 7 de 8 atividades tiveram avanço, puxadas por eletrônicos. 11 dez 2025 · Economia
Trailer de “Supergirl” mostra Kara Zor-El em épico sci-fi
O filme “Supergirl” ganhou seu primeiro trailer. A produção, dirigida por Craig Gillespie, promete um épico espacial com Milly Alcock. 11 dez 2025 · Entretenimento
Embraer 195-E2 (PS-ADA) / Foto: Lucas Caetano
Qual é o melhor horário para viajar de avião?
Modelos de aeronave também influenciam a experiência na janela 11 dez 2025 · Turismo