Lula defende candidatura latina para ONU e critica tarifas arbitrárias

Lula propõe candidatura única de mulher latino-americana para ONU na Celac e critica políticas migratórias dos EUA: ‘Precisamos de união contra ações unilaterais’.

Compartilhe

© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que os países da América Latina e do Caribe se unam em torno da candidatura única de uma mulher da região para o cargo de secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A declaração foi dada durante a 9ª Cúpula de Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), nesta quarta-feira (9), em Tegucigalpa, capital de Honduras.

“A Celac pode contribuir para resgatar a credibilidade da ONU, elegendo a primeira mulher secretária-geral da organização”, afirmou Lula. O Brasil sugeriu uma declaração especial sobre o tema para ser apreciada durante o encontro.

O encontro da Celac ocorre no contexto de forte tensão na região em meio ao endurecimento das políticas contra imigração do governo dos Estados Unidos (EUA), liderado pelo presidente Donald Trump, além da guerra de tarifas iniciada pela Casa Branca.

“A liberdade e a autodeterminação são as primeiras vítimas de um mundo sem regras multilateralmente acordadas. Imigrantes são criminalizados e deportados sob condições degradantes. Tarifas arbitrárias desestabilizam a economia internacional e elevam os preços”, destacou Lula.

“Quanto mais fortes e unidas estiverem nossas economias, mais protegidos estaremos contra ações unilaterais”, prosseguiu o presidente.

O discurso do presidente brasileiro foi acompanhado por diferentes chefes de governo, incluindo a presidente de Honduras e anfitriã do encontro, Xiomara Castro, além da presidente do México, Claudia Sheibaum; do presidente da Colômbia, Gustavo Petro; do presidente do Uruguai, Yamandu Orsi; do presidente da Bolívia, Luís Arce, entre outros. Ao todo, a Celac reúne 33 países latino-americanos e caribenhos.

“Considero que hoje, mais do que nunca, é um bom momento para reconhecer que América Latina e Caribe requerem solidariedade e unidade de seus governos e de seus povos, a fim de fortalecer uma maior integração regional, sempre no marco do respeito mútuo e observância e soberania e independência de nossos países e acordos comerciais que cada um pode ter”, disse a presidente do México, Claudia Sheinbaum.

Lula durante encontro bilateral com Presidenta do México Claudia Sheinbaum. Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Existe uma agenda proposta para a solidão e uma agenda proposta para a ajuda comum. E depende do que escolhemos como prioridade. A agenda da solidão só tem dois nomes: imigrações e bloqueio. A agenda da ajuda comum é mais complexa, mais difícil, mas muitíssimo mais interessante para todos e todas aqui presentes”, reforçou o líder colombiano, Gustavo Petro.

Celac

Fundada em fevereiro de 2010, a Celac reúne os 33 países da América Latina e do Caribe que abrangem uma área de mais de 22 milhões de km², o que equivale a cinco vezes o território da União Europeia. A população total somada, de 670 milhões, é o dobro do número de habitantes dos Estados Unidos.

Após a cúpula, Lula retorna ao Brasil, onde deve desembarcar na madrugada desta quinta-feira (10), em Brasília.

Recentes
Bombeiros suspendem buscas por ativista desaparecido na Chapada dos Veadeiros
Bombeiros suspendem buscas por ativista desaparecido na Chapada dos Veadeiros
Goiás · 9min
Enchente do Rio Vermelho alaga ruas na cidade de Goiás
Enchente do Rio Vermelho alaga ruas na cidade de Goiás
Goiás · 13h
Virgínia Fonseca usa jaqueta com rosto de Vini Jr em Madri
Virgínia Fonseca usa jaqueta com rosto de Vini Jr em Madri
Entretenimento · 14h
Câmara Municipal de Goiânia tem concurso com 62 vagas
Câmara Municipal de Goiânia tem concurso com 62 vagas
Trabalho · 17h
Mais do PortalGO
Imagem ilustrativa gerada com inteligência artificial
O mistério de Alexandria: o que a história esconde sobre o “fim” do conhecimento antigo
Crises econômicas e abandono pesaram mais que guerras na perda do acervo 06 jan 2026 · História
Foto: Secretaria de Estado da Economia
Negocie Já II abre adesões em fevereiro e permite descontos de até 99% em débitos de ICMS, IPVA e ITCD
Podem ser incluídas dívidas com fato gerador até março de 2025 06 jan 2026 · Goiás
Fotos: Reprodução
PT, PSOL e Rede avançam em diálogo para possível chapa única em Goiás
Dirigentes discutiram reeleição presidencial e chapas para o governo e o Legislativo 06 jan 2026 · Política
Reprodução X
Nikolas Ferreira é alvo de representação na PGR após meme com Lula preso
Ação questiona limites da imunidade parlamentar nas redes sociais 06 jan 2026 · Política
Foto: Arquivo pessoal
Brasileira desaparecida em Portugal foi assassinada por patroa
Polícia portuguesa desvendou assassinato de Lucinete Freitas. A patroa a levou a local ermo, matou-a com um bloco de cimento 06 jan 2026 · Mundo
Reprodução
“O Agente Secreto” vence Critics Choice Awards
“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, venceu o Critics Choice Awards de Melhor Filme em Língua Estrangeira, com Wagner Moura 05 jan 2026 · Entretenimento
Foto: Eduardo Muñoz
Em NY, Maduro se diz inocente e “prisioneiro de guerra”
Maduro se diz inocente e “prisioneiro de guerra”. Ele enfrenta acusações de narcoterrorismo. Delcy Rodríguez assume como presidente 05 jan 2026 · Mundo
Foto: Prefeitura de Morrinhos
Em briga de casal, criança de 3 anos é atingida por faca
Em Morrinhos, menino de 3 anos sofre corte no ombro após ser atingido por faca durante discussão dos pais. Conselho Tutelar assumiu o caso. 05 jan 2026 · Goiás
Encontrado vivo jovem que sumiu no Pico Paraná (PR)
Roberto Farias Tomaz, 19 anos, foi encontrado vivo após passar cinco dias perdido na mata do Pico Paraná. Ele caminhou mais de 20 km 05 jan 2026 · Brasil
Reprodução
Venezuela ordena prisão de colaboradores do ataque dos EUA
Venezuela decreta caça a colaboradores do ataque americano. Nicolás Maduro, preso, enfrentará juiz em NY por narcotráfico. 05 jan 2026 · Mundo