Moralistas no anzol

Os moralistas morrem pela boca. Ou pelo que são. Sempre: morrem pelo que não são; pelo dizem ser, necessariamente não sendo. Nikolas Ferreira e o primo que foi pego com cocaína

Compartilhe

Deputado federal Nikolas Ferreira. Foto: página oficial do deputado na Câmara dos Deputados

Os moralistas morrem pela boca. Ou pelo que são. Sempre: morrem pelo que não são; pelo dizem ser, necessariamente não sendo. Vira caso para terapia quando acreditam no personagem que vestem. A defesa da moralidade é o maior espelho da política. É o espelho da verdade, que se revela com o tempo.

Nikolas Ferreira, o líder jovem da direita, faz um discurso que o imola diante de uma esquerda que, nas suas palavras, nunca falha em ser falha. Ele não enxerga defeitos em sim, só nos outros. Seu primo pego com 30 quilos de cocaína é a realidade batendo à sua porta.

Mais admirável não é vê-lo com a contradição da hipocrisia no colo. A quantidade de pessoas que o vêem ainda imaculado é que espanta. Porque poderiam apenas reagir como reagem os militantes políticos que precisam defender o indefensável. Sempre acontece, na política.

Poderiam, também, ignorar e manter firme o foco na oposição à esquerda, preservando Nikolas e o discurso. Poderiam. Ocorre que acreditam em outra coisa: que tudo faz parte de uma ilusão inimiga para destruir alguém que está acima do bem e do mal, que é a esperança por representar valores republicanos e moralmente religiosos.

Acreditam que não se trata de uma guerra política em curso. Que tudo é fumaça estratégica e tudo é conspiração não do bem contra o mal, mas de um lado contra o outro, e que o infalível não é Nikolas – nunca foi -, e sim a integridade material dos interesses em jogo. Tipo assim: o dinheiro, o poder e a glória virtual.

Aqueles que levam a sério a integridade de seus ídolos e heróis ideológicos constituem não a plebe carente de salvação, mas a massa de manobra que condena todos os outros ao pior dos mundos: o da ilusão. O bem e o mal não está no fim que que justificam os meios. Está no meio de nós, e vai até o fim, ainda que o fim seja literal, em nós e em todos: humano.

Nikolas é a representação dos tempos atuais. Ele grita que legisla em nome do futuro, enquanto sobressaem as causas próprias – pessoais e de grupo –, com ferramentas modernas e uma habilidosa capacidade de ser competente no usufruto das ferramentas e formas de expressão da atualidade.

Na realidade dos fatos, ele é fruto natural das redes. Sua saída para a cobrança de ser bravo e destemido na sua causa, saiu-se com o protocolo básico de todos: quem deve, tem que pagar. E não é assim?

Pensar o mundo a partir de esquerda e direita, ignorando a complexidade de quem e do que somos, é o desvario que vivemos e precisamos superar. E nada há no centro quando se extirpa um lado e outro, em busca de equilíbrio. A não ser o vazio.

O equilíbrio está na preservação da nossa esquerda, da nossa direita, em um corpo uno, edificado, imperfeito porém íntegro. Só ele é capaz de preservar a alma da gente, a alma do mundo e o espírito dos tempos. É o que nos mantém vivos. Quem não tem alma que atire a primeira pedra.

Recentes
O Ponto Nemo: onde o céu é proibido para aviões
O Ponto Nemo: onde o céu é proibido para aviões
Cultura · 16h
5 live-actions para reassistir com as crianças nas férias de dezembro
5 live-actions para reassistir com as crianças nas férias de dezembro
Cultura · 1d
Cimehgo prevê final de semana com tempestades e rajadas de vento em Goiás
Cimehgo prevê final de semana com tempestades e rajadas de vento em Goiás
Cidades · 1d
De olho no MotoGP 2026, Goiás abre mais 200 vagas em curso gratuito de inglês
De olho no MotoGP 2026, Goiás abre mais 200 vagas em curso gratuito de inglês
Educação · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Após saída do RRF, Caiado afirma que finanças de Goiás dependem de gestão responsável
Estado deixou o Regime de Recuperação Fiscal (RFF) e aderiu ao Propag do Governo Federal 13 dez 2025 · Economia
Guia do Fim de Semana: Copa do Brasil, futebol europeu e Intercontinental
Semifinais da Copa do Brasil, clássicos no futebol europeu e finais no vôlei e basquete. Confira os horários. 13 dez 2025 · Esportes
Foto: Luiz Silveira/STF
EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sancionados
Governo dos Estados Unidos retirou o ministro do STF Alexandre de Moraes e sua esposa da lista da Lei Magnitsky. 12 dez 2025 · Mundo
Empresa cancela formatura; alunos organizam festa em menos 24h
Sonho da formatura virou pesadelo em Goiânia, com cancelamento de última hora. A resposta: organizar a própria festa em tempo recorde 12 dez 2025 · Goiás
Operação do Procon encontra postos que vendiam etanol com preço abusivo
Operação do Procon Goiás flagrou aumentos irregulares no etanol em 9 dos 10 postos fiscalizados. Em um caso, o preço subiu quase R$ 0,50 12 dez 2025 · Goiás
Foto: Secom
Fim de semana em Goiás reúne shows gratuitos, festivais e adoção de animais
Show gratuito de Israel & Rodolffo no domingo movimenta o Arena Multiplace 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução
Exposição reúne imagens inéditas dos últimos dias de Iris Rezende como prefeito
Mostra destaca trabalho documental do fotógrafo Jackson Rodrigues 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Reprodução Redes Sociais; PCGO Divulgação
Caso Dayara: empresário recebe 17 anos de prisão por feminicídio e ocultação de cadáver
Réu não poderá recorrer em liberdade 12 dez 2025 · Segurança
Divulgação Arcanaut Studios/ Lucasfilm Games
Star Wars, Resident Evil e Tomb Raider lideram principais anúncios do TGA 2025
TGA 2025 revelou novos trailers, demos e datas de mais de 40 jogos 12 dez 2025 · Cultura
Foto: Secom/UFG/divulgação
Mutirão no HC-UFG prevê mais de 2 mil atendimentos neste sábado
Avaliação gratuita de câncer de pele ocorre das 9h às 15h 12 dez 2025 · Saúde