PSDB busca fusão com Podemos e federação com Solidariedade. Qual seu tamanho hoje?

PSDB prepara fusão com Podemos e federação com Solidariedade. Em Goiás, o ex-governador Marconi Perillo está isolado e maior liderança tucana é Aava Santiago

Compartilhe

Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB. Foto: PSDB

Fusão com o Podemos e federação com o Solidariedade. Este é o plano do PSDB para voltar ao jogo, informa longa reportagem do jornal Folha de S. Paulo do dia 19 de abril. Em Goiás, voltar ao jogo tem sido um pesadelo para os tucanos.

Se antes a mais expressiva liderança do PSDB era o ex-governador atual presidente nacional da sigla, Marconi Perillo, hoje o nome que tem espaço na mídia e mostra sintonia com a população é o de uma vereadora de Goiânia, Aava Santiago.

Aava tem conseguido fazer o que Marconi Perillo não consegue: ter um discurso de oposição e chamar a atenção para esse discurso e também para uma agenda que bate com a pauta que ocupa espaços na disputa pelo poder.

Marconi Perillo tem tentado fazer oposição ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Mas, por enquanto, seu discurso é centrado na lembrança de seus feitos – ou seja, no passado – e na repetição de pautas da imprensa, que cita na expectativa de desgastar o governador.

A ironia é que Marconi tem feito o que seus aliados diziam que o ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, fazia. Diziam também que era exatamente esse o erro de Iris, o que justificava derrotas dele para o tucano nas disputas pelo governo.

O erro: olhar para traz. Não apontar alternativa. Não estar sintonizado com os tempos atuais, nem na forma – estratégia de comunicação -, nem no conteúdo: um discurso que, ao mesmo tempo, mostre a realidade e inspire sonho.

Coisas que ganham eleição. Coisas que Aava Santiago tem feito na Câmara. Outra ação dela é o posicionamento definido: contra Bolsonaro, a favor do presidente Lula. Muito diferente da tradição do PSDB, que é ficar em cima do muro.

E é exatamente nesse rumo que o partido pretende seguir: ser alternativa, terceira via, e lançar um candidato a presente. Pode dar certo seguir apenas no centro, contra quem anda pelos lados direito e esquerdo.

A questão é que nesse campo há mais partidos interessados, como o PSD de Gilberto Kassab, o MDB, o União Brasil, o PP e o Podemos, que por sinal tem um nome/candidato que junta vários desses aí, e quem sabe o PL, o polo oposto ao PT: o do governador de Sao Paulo, Tarcísio de Freitas.

Em Goiás, onde o PSDB está isolado nas articulações, alianças com esses partidos é um desafio e tanto para Marconi Perillo, que sempre tem como grande trunfo atrativo a história com o deputado federal mineiro Aécio Neves. Velhos e leais aliados.

Também entra na conta do desafio levar o Podemos do deputado federal Glaustin da Focus, da base do governo, para a oposição a Caiado. Ou o Solidariedade para uma posição de confronto com o governador ou os líderes bolsonaristas.

Aava Santiago tem indicado que pretende ser candidata a deputada federal. E que pode sair do PSDB. O outro vereador da sigla em Goiânia, Tião Peixoto, é pai do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, que está no União Brasil e fala em ir para o Avante.

Bruno acena para o Avante, e foi lembrado semana passada para a vice de Daniel Vilela, vice-governador, presidente do MDB e desde já candidato à reeleição como governador, pois Caiado avisou que renunciará em abril do ano que vem.

Seja na vice, seja como candidato a federal, Bruno vai para a oposição? Vai, por exemplo, juntar-se a Marconi, que é pré-candidato a governador contra Daniel/Caiado? O que provoca outra pergunta: quem vai ficar com Marconi Perillo?

Questionado sobre de que lado ficaria caso o filho virasse vice de Daniel, Tião Peixoto deixou claro: do lado do filho. São muitos os aliados de outrora de Perillo que hoje estão longe dele. Para aliados, um alívio, pois significa renovarção. Na prática, porém, os espaços de articulação estão menores.

O projeto do PSDB é uma busca de renascimento no País e em Goiás, onde governou por quatro mandato, foi uma grande e hoje é um partido pequeno. Se será grande outra vez, só o tempo dirá. Por enquanto, a questão é: com Podemos e Solidariedade, de que tamanho fica no Estado?

Marconi pode ser aquele que fará o PSDB ressurgir das cinzas ou o que apagará a luz com o fim do partido. Será, depois, coadjuvante ou protagonista da nova legenda? O primeiro passo será descer do mudo das lamentações.

Recentes
Plano Cerrado do Ipasgo agora tem mensalidade a partir de R$ 78 para dependentes
Plano Cerrado do Ipasgo agora tem mensalidade a partir de R$ 78 para dependentes
Saúde · 1d
Aparecida registra 125 mil empregos com carteira assinada e alcança melhor marca em um ano
Aparecida registra 125 mil empregos com carteira assinada e alcança melhor marca em um ano
Trabalho · 1d
Fica divulga shows e apresentações culturais selecionadas
Fica divulga shows e apresentações culturais selecionadas
Cultura · 1d
Goiânia incentiva a população a combater focos de dengue e limpar quintais
Goiânia incentiva a população a combater focos de dengue e limpar quintais
Cidades · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Mulher leva bebê reborn ao hospital: “Ele não estava se sentindo bem”
Vídeo de mulher levando bebê reborn ao hospital viraliza e divide opiniões. Enquanto alguns veem humor, outros se preocupam com o psicológico da “mãe”. 03 maio 2025 · Entretenimento
CRÔNICA – Ironia e êxtase no Mercadinho
Já briguei bastante para restabelecer a verdade. O tempo me ensinou que verdade agora só existe no plural. Somos quem somos, nossas contradições e as verdades…. 03 maio 2025 · Colunas
Foto: Divulgação/Capcom
Hack and Slash: conheça esse gênero dos games e alguns sucessos
Entenda o que é o gênero hack and slash, suas origens, características principais e três games/franquias que se destacam nesse estilo de game. 02 maio 2025 · Entretenimento
Foto: Lucas Alves
Agenda Cultural: competição de skate, curso sobre orquídeas e espetáculo de dança
Goiânia terá fim de semana com skate e shows, aulas de orquídeas e espetáculo sobre o Césio 137 nos dias 3 e 4 de maio. 02 maio 2025 · Cultura
Imagem: Reprodução RioFilmes/Miramax
O Que É Isso, Companheiro?: filme com Fernanda Torres retrata sequestro real durante a ditadura
O filme indicado ao Oscar e estrelado por grandes nomes do audiovisual brasileiro retrata o sequestro do embaixador dos EUA no Brasil durante a ditadura… 02 maio 2025 · Brasil
Foto: Reprodução / Footy Headlines
Deputado de Goiás apresenta projeto para proibir camisa vermelha na Seleção Brasileira
Deputado goiano Daniel Agrobom (PL) apresenta projeto para impedir que a Seleção Brasileira use camisa vermelha. CBF nega mudanças no uniforme. 01 maio 2025 · Goiás
Foto: Reprodução/Instagram
Bolsonaro deixa UTI após cirurgia intestinal e segue recuperação em quarto hospitalar
Bolsonaro pode receber alta hospitalar no fim de semana. 01 maio 2025 · Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
1º de Maio: PEC do Fim da Escala 6×1 continua fora da pauta da Câmara
Pressão de trabalhadores nas ruas e redes sociais deu força à proposta 01 maio 2025 · Brasil
Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) | Foto: Reprodução
UFG atinge nota máxima no IGC e entra para o grupo de elite das universidades brasileiras
UFG conquista nota máxima no IGC e entra para o grupo das melhores universidades do Brasil, segundo avaliação do INEP. 01 maio 2025 · Ciência
Cerca de 100 pilotos participam da segunda etapa do Circuito Centro-Oeste de Parapente, em Jaraguá (Foto: Goiás Turismo)
Jaraguá recebe etapa do Circuito Centro-Oeste de Parapente
Cerca de 100 pilotos de todo o Brasil retornam a Goiás para segunda fase do torneio regional. Programação do evento inclui atividades culturais, educacionais e… 01 maio 2025 · Goiás