Ministério da Saúde e China reforçam parceria para primeiro Hospital Inteligente do Brasil

Brasil e China reforçam parceria para transformar o SUS com hospital digital, vacinas e produção nacional de insulina.

Compartilhe

Foto: Rafael Nascimento/MS

A parceria estratégica entre Brasil e China, intensificada pelo presidente Lula, em 2023, foi reforçada nesta semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Com o objetivo de avançar nas iniciativas de cooperação nas áreas de saúde e tecnologia, Padilha recebeu o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da China, Zhu Qingqiao, e outros representantes chineses.

Em reunião com a Embaixada da China, Padilha, reafirmou acordo entre os dois países que envolvem a construção de um parque hospitalar digital e desenvolvimento e produção de vacinas. O encontro teve como foco o fortalecimento da colaboração entre os dois países na implementação de soluções digitais no Sistema Único de Saúde (SUS) , com foco na transformação digital e na inovação do setor.

Um dos principais pontos discutidos foi a construção do primeiro hospital digital de referência no Brasil, que será erguido em São Paulo e contará com mais de 800 leitos.

O projeto tem como objetivo integrar as mais avançadas tecnologias, a exemplo da inteligência artificial, para otimizar a gestão hospitalar e melhorar a qualidade do atendimento. O financiamento do hospital está sendo negociado com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos BRICS.

“O fortalecimento da parceria Brasil-China é fundamental para o SUS, promovendo não apenas a inovação no setor de saúde, mas também a construção de um futuro mais justo e sustentável para as próximas gerações”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.

Durante a reunião, Padilha também reafirmou a importância da Declaração Conjunta entre o Brasil e a China, que reafirma o compromisso de ambas as nações com um futuro mais sustentável e inclusivo, por meio de parcerias estratégicas em áreas como saúde, infraestrutura e desenvolvimento tecnológico.

A colaboração abrange a indústria biomédica, a produção de insumos para saúde e o desenvolvimento conjunto de vacinas. O ministro destacou, ainda, a urgência da transição para uma saúde digital no Brasil, ressaltando que as novas tecnologias devem ir além da modernização dos hospitais, impactando também questões macroeconômicas e sociais, como o combate à pobreza e à fome.

Foto: Rafael Nascimento/MS

Parcerias Estratégicas

A China tem sido uma parceira estratégica do Brasil em diversas áreas. Em 2023, o Brasil iniciou um ciclo de investimentos no setor de saúde com a visita do presidente Lula à China. Em 2024, durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, novas parcerias foram firmadas, incluindo o desenvolvimento conjunto de vacinas e a ampliação do parque hospitalar brasileiro.

“As relações China/Brasil estão avançando. Os presidentes anunciaram que as relações formariam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável, consolidando uma base forte para as relações nos próximos 50 anos. Eles assinaram documentos que geram sinergia e mostram estratégias para o Brasil. E agora as duas partes estão em consenso, estratégias de desenvolvimento financeiro e sustentável”, afirmou Zhu Qingqiao.

Um dos acordos inclui a produção nacional de insulina. Em 2025, 20 milhões de frascos de insulina Glargina serão produzidos em parceria entre empresas chinesas e brasileiras, como Biomanguinhos (Fiocruz), Biomm e Gan&Lee. As doses serão destinadas a pacientes com diabetes tipo 2, uma inovação no SUS, já que esse tipo de diabetes apresenta um número maior de pacientes em comparação ao tipo 1.

Outro avanço significativo na parceria é o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue pelo Instituto Butantã. Para ampliar a escala de produção, o Butantã buscou a colaboração da empresa chinesa Uchi Biologics.

Recentes
The Witcher 4: Ciri Assume o Protagonismo em uma Nova Era da Franquia
The Witcher 4: Ciri Assume o Protagonismo em uma Nova Era da Franquia
Variedades · 1h
Goiás Social oferece aulas para bem-estar de mães e bebês do Meninas de Luz
Goiás Social oferece aulas para bem-estar de mães e bebês do Meninas de Luz
Goiás · 3h
Chef Regina Tchelly prepara receitas com feijão no Xodó de Cozinha
Chef Regina Tchelly prepara receitas com feijão no Xodó de Cozinha
Brasil · 6h
Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos
Bagaço de cana vira embalagem ecológica para equipamentos eletrônicos
Meio Ambiente · 7h
Mais do PortalGO
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Páscoa: entenda a transição de ovos decorados para ovos de chocolate
Do ovo decorado ao chocolate: entenda a evolução do símbolo da Páscoa no Brasil e os números do consumismo em 2025. 19 abr 2025 · Brasil
Foto: Freepik
Geração Z no Trabalho: O Futuro que Já Chegou
Com propósito, autonomia e saúde mental no topo das prioridades, os jovens da geração Z desafiam empresas a repensarem modelos tradicionais e a construírem… 18 abr 2025 · Comportamento
© Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo
Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
Brasil registra 335 mil pessoas em situação de rua em 2025; Sudeste concentra 63% dos casos, e violência atinge 46 mil denúncias. 18 abr 2025 · Brasil
arquivo/PRF
Em nota, Lewandowski manifesta pesar pela morte de agentes da PRF em acidente no Rio
Três agentes da PRF morrem em acidente no Rio; Ministro Lewandowski e PRF decretam luto e reconhecem seu trabalho pela segurança pública. 18 abr 2025 · Brasil
Ricardo Stuckert/PR
Projeto do túnel Santos-Guarujá será apresentado a investidores europeus
Governo busca investidores europeus para túnel submerso no litoral paulista, obra do Novo PAC promete revolucionar mobilidade na região. 18 abr 2025 · Economia
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Atual e ex-diretor da Abin depõem à PF sobre suposta espionagem ilegal
PF investiga uso ilegal da Abin para espionar autoridades no governo Bolsonaro, incluindo monitoramento de políticos paraguaios no caso Itaipu 18 abr 2025 · Política
Hospital Estadual de Luziânia uniu fé, esperança e muito carinho em um ensaio fotográfico especial com os recém-nascidos da unidade (Foto: SES)
VATICAN MEDIA Divisione Foto
Nas meditações da Via Sacra, papa critica “economia que mata”
Papa Francisco critica “economia que mata” em meditações para a Via Sacra 2025; ele também fez apelos pela paz global e conversão do coração 18 abr 2025 · Variedades
Mabel na Itália. Foto: Secom Goiânia
Mabel visita empresa italiana que é referência mundial em gestão de resíduos
Prefeito de Goiânia esteve na sede da Amsa, em Milão, responsável pela gestão de lixo da cidade, conseguindo reutilizar 100% dos resíduos coletados 18 abr 2025 · Cidades