GYN, CNF, GRU: De onde surgem as ‘letrinhas’ que definem os aeroportos

Por trás das etiquetas de bagagem e cartões de embarque, existem dois sistemas globais distintos que garantem a segurança e a organização do tráfego aéreo.

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Foto: Infraero

Para o viajante comum, são apenas três letras impressas no cartão de embarque ou na etiqueta colada à mala: GYN, CFN, GRU. Porém, essas combinações não são aleatórias. Elas são o resultado de um complexo sistema de padronização internacional que remonta aos primórdios da aviação comercial e envolve geografia, história e, por vezes, heranças militares.

Para entender essa “sopa de letrinhas”, é preciso distinguir as duas principais autoridades globais que regem essas nomenclaturas: a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) e a ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional).

O Código IATA

O código de três letras, aquele com o qual o público interage, é gerido pela IATA, que está sediada em Montreal, no Canadá. A função dessa Associação é puramente comercial e logística: facilitar a reserva de passagens, o despacho de bagagens e a comunicação entre as companhias aéreas.

A lógica de atribuição segue, preferencialmente, o nome da cidade ou do aeroporto, mas a história muitas vezes interfere:

O método mais comum é abreviando ao utilizar as primeiras letras da cidade.

Exemplos
  • MAD: Madri
  • LIS: Lisboa
  • MIA: Miami
  • BSB: Brasília
  • CNF: Confins
  • GYN: Goiânia

Agora, quando uma cidade possui mais de um terminal, o código passa a fazer referência ao nome específico do aeroporto ou sua localização geográfica.

  • GRU: Aeroporto de Guarulhos (São Paulo).
  • CGH: Aeroporto de Congonhas (São Paulo).
  • LHR: London Heathrow (Londres).
  • LGW: London Gatwick (Londres).

E quando a vontade de nome que impera vem de uma herança histórica? Muitos códigos parecem não fazer sentido hoje porque mantiveram nomes antigos ou origens militares.

  • ORD (Chicago O’Hare): Antes de ser renomeado em homenagem ao aviador Edward O’Hare, o local chamava-se Orchard Field. O código ORD permaneceu.
  • MCO (Orlando): Antes de ser o destino da Disney, era a McCoy Air Force Base.
  • GIG (Rio de Janeiro): Refere-se à Galeão – Ilha do Governador, nome original do local antes de ser batizado como Tom Jobim.

O Código ICAO

Enquanto o passageiro lida com a IATA, os pilotos e controladores de tráfego aéreo utilizam um sistema diferente, de quatro letras, gerido pela ICAO, uma agência da ONU. Este sistema já tem o foco no planejamento de voo e na geolocalização precisa.

A lógica da ICAO é estritamente geográfica e hierárquica, eliminando qualquer ambiguidade:

  • 1ª Letra: Indica a região do continente ou grande área geográfica.
  • 2ª Letra: Indica o país dentro daquela região.
  • 3ª e 4ª Letras: Identificam o aeroporto específico.

O Caso do Brasil (Prefixo SB): A América do Sul é designada pela letra S. O Brasil, pela letra B. Portanto, a maioria dos grandes aeroportos brasileiros começa com SB:

  • SBGR: Guarulhos (GRU)
  • SBRJ: Santos Dumont (SDU)
  • SBGL: Galeão (GIG)
  • SBGO: Santa Genoveva (GYN)
  • SBCF: Confins (CNF)

Um detalhe é que nem todos os aeródromos no Brasil começam com SB. Aeródromos menores ou privados podem ter prefixos como SD, SN, SS ou SW, dependendo da classificação da estação de rádio e homologação da ANAC, mas todos seguem a lógica regional da ICAO.

O mistério do “Y” canadense e do “K” estadunidense

Existem também exceções à regra das abreviações de cidades, baseadas em legados de radiodifusão e meteorologia da década de 1930.

  • Canadá (Y): Se você viajar para Vancouver, o código é YVR. Toronto é YYZ. Historicamente, o Canadá usava o prefixo “Y” (de Yes) para indicar que uma estação meteorológica estava co-localizada com um aeroporto. A prática pegou e se tornou o padrão IATA do país.
  • EUA (K): Nos Estados Unidos, a ICAO manteve os códigos de rádio locais. O prefixo continental dos EUA é K. Portanto, o código IATA de Nova York (JFK) torna-se KJFK para os pilotos.

Por que isso importa?

A padronização não é apenas burocracia; é questão de segurança. Com dezenas de milhares de aeroportos no mundo, nomes similares podem causar grandes problemas.

Imagine só: o aeroporto de Birmingham no Reino Unido (BHX) e o aeroporto de Birmingham no Alabama, EUA (BHM). Sem os códigos únicos e rastreáveis, uma mala — ou pior, um avião cheio de passageiros — poderia ser enviado para o continente errado. As “letrinhas”, então, são as coordenadas vitais que mantêm a malha aérea global conectada e livre de erros.

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