Brasil recebe 143 delegações em Cúpula do Clima

Cúpula do Clima em Belém reúne líderes mundiais para guiar a COP30. Evento terá sessões temáticas sobre florestas e financiamento.

Compartilhe

Divulgação

A cidade de Belém receberá, nos dias 6 e 7 de novembro, a Cúpula do Clima, encontro que reunirá líderes, chefes de Estado e de Governo de todo o mundo para discutir diretrizes e compromissos sobre a ação climática global. Estão confirmadas 143 delegações, representando 198 países signatários dos tratados internacionais sobre o clima.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o evento será um marco preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá também em Belém, entre 10 e 21 de novembro.

“Esse será o momento em que os líderes mundiais darão o termo de referência para orientar as negociações da COP30”, afirmou.

Marina explicou que, embora nas últimas edições da COP o encontro de alto nível entre chefes de Estado tenha ocorrido na abertura, essa tradição é flexível, podendo acontecer em momentos diferentes da conferência. No caso brasileiro, a cúpula será realizada fora do calendário oficial da COP, mas com o mesmo papel de guiar e impulsionar as tratativas diplomáticas.

A plenaría principal será aberta no dia 6 de novembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e permanecerá em sessão até o final do dia 7, com discursos dos líderes nacionais. Durante os dois dias, ocorrerão também sessões temáticas, voltadas para temas estratégicos da agenda climática.

Segundo o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, a primeira sessão temática será aberta após um almoço liderado por Lula, na tarde do dia 6, e abordará o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). No mesmo dia, o presidente brasileiro conduzirá ainda uma segunda sessão, sobre Florestas e Oceanos. Já no dia 7, as discussões serão sobre transição energética pela manhã e, à tarde, sobre os 10 anos do Acordo de Paris, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e o financiamento climático.

“Todos os líderes poderão discursar na plenária e participar de uma ou duas sessões temáticas. As delegações estão sendo distribuídas de forma equilibrada, com cerca de 40 líderes por sessão”, explicou Lyrio.

A partir do dia 5 de novembro, a presidência brasileira da COP promoverá encontros bilaterais com autoridades internacionais. A agenda será divulgada apenas no dia, por motivos de segurança, mas o Itamaraty confirmou que Estados Unidos e Argentina não enviarão delegações à cúpula.

Mesmo assim, o evento contará com a presença de 57 líderes mundiais, o que, segundo o embaixador, demonstra o peso diplomático e a relevância internacional da reunião.

“Por razões de protocolo de segurança, não divulgamos os nomes antecipadamente, mas a confirmação de 143 delegações mostra que esta será uma das cúpulas mais representativas já realizadas”, concluiu.

Recentes
Vestibular UEG 2026/1: provas acontecem domingo com 14 mil inscritos
Vestibular UEG 2026/1: provas acontecem domingo com 14 mil inscritos
Variedades · 2h
Justiça mantém bloqueio de lives da WePink até regularização de pedidos pendentes
Justiça mantém bloqueio de lives da WePink até regularização de pedidos pendentes
Justiça · 3h
Escola de Artes Visuais oferece oficinas gratuitas de arte e design em Goiânia
Escola de Artes Visuais oferece oficinas gratuitas de arte e design em Goiânia
Cultura · 4h
Sábado e domingo com jogos para todos os gostos
Sábado e domingo com jogos para todos os gostos
Entretenimento · 18h
Mais do PortalGO
Divulgação
STJ permite rondas virtuais para combate a pedofilia
STJ autoriza polícia a fazer rondas virtuais em redes P2P para combater pornografia infantil sem necessidade de autorização judicial prévia. 31 out 2025 · Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Sistema Nacional de Educação é sancionado por Lula
Lula sancionou lei que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), inspirado no SUS. Objetivo é integrar gestão de estados e municípios 31 out 2025 · Educação
Divulgação
Desemprego cai a 5,6% e iguala menor taxa da história
Desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre até setembro, igualando a menor taxa da série. Renda do trabalhador tem alta de 4%. 31 out 2025 · Brasil
Foto: Pixabay
Agenda Cultural em Goiânia e região tem Tiago Nacarato, Halloween Black, pequi e feira de adoção
Shows, festas e eventos gratuitos movimentam Goiânia e região neste fim de semana, com opções que vão do eletrônico ao sertanejo. 31 out 2025 · Cultura
Reprodução
Justiça do DF solta psicólogo acusado de torturar e matar gatos
Defesa nega maus-tratos e cita presunção de inocência 31 out 2025 · Segurança
Foto: Secom – Prefeitura de Goiânia
Goiânia prevê recolher mais de 2 toneladas de fios soltos até esta sexta
Segundo a administração municipal, os materiais recolhidos terão a destinação ambiental adequada 31 out 2025 · Cidades
Divulgação Sesc Goiás
Goiânia recebe Festival de Cinema Italiano com 7 filmes inéditos
Programação vai de 4 a 7 de novembro, com classificação a partir de 14 anos 31 out 2025 · Cultura
Reprodução Instagram
Gamer! Virgínia mostra o ‘vício’ de Vini Jr.
O jogador apareceu concentrado no videogame durante momento de lazer na Espanha 31 out 2025 · Entretenimento
Reprodução
Polícia Militar prende homem por ato libidinoso próximo a creche em Goiânia
Homem já tinha antecedentes por crimes sexuais e ameaça 31 out 2025 · Goiás
Foto: Rodrigo Estrela
Aparecida oferece até 90% de desconto para quitar dívidas municipais
Negociações podem ser feitas online ou nos SACs do município 31 out 2025 · Cidades