Nos primeiros nove meses de 2025, Goiânia registrou a retirada de 1.142.851,31 toneladas de resíduos e entulhos das ruas e da rede de drenagem da cidade, de acordo com dados do Consórcio Limpa Gyn, da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Além disso, 23.805,71 toneladas de materiais recicláveis, como papel, vidro, plástico e metais, foram recolhidas, sinalizando uma adesão crescente da população à separação adequada dos resíduos.
A Comurg informou que mais de 1,1 milhão de quilômetros de vias foram varridos manualmente, e 43,2 milhões de metros quadrados receberam catações manuais, incluindo ruas, praças e calçadas. A remoção de resíduos sólidos somou 49,8 mil toneladas, enquanto a limpeza de nascentes alcançou 2 milhões de metros quadrados. As ações também incluíram roçagem manual de 1,1 milhão de metros quadrados e mecanizada em 19 milhões de metros quadrados, reforçando a manutenção das áreas urbanas.
Paralelamente, a Seinfra realizou 34.385 limpezas de bocas de lobo e manutenção de 86,7 mil metros de rede de drenagem, além da limpeza de 762 bueiros e pontes e vídeo-inspeção de mais de 70,4 mil metros de galerias pluviais. Somente na rede de drenagem, foram retiradas 586,4 mil toneladas de resíduos, contribuindo para a prevenção de alagamentos.
Com o início do período mais chuvoso, a Prefeitura reforça a necessidade de descarte correto do lixo, utilizando sacos bem fechados e respeitando horários de coleta, evitando que resíduos sejam arrastados pela chuva e provoquem obstruções na drenagem, como ocorreu em setembro, quando um temporal de 78 mm em 1h30 gerou alagamentos e quedas de árvores.