Brasil responde a sanções contra familiares de Moraes e defende soberania

Itamaraty repudia sanções dos EUA com base na Lei Magnitsky, Brasil acusa governo Trump de distorcer a lei para ingerência de golpistas.

Compartilhe

Foto: Joana França/Ministério das Relações Exteriores

O governo brasileiro reagiu nesta segunda-feira (22) à decisão dos Estados Unidos de aplicar a Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e contra o instituto Lex, ligado à família do magistrado.

Em nota, o Itamaraty afirmou que o Brasilnão se curvará a mais essa agressão” e acusou o governo de Donald Trump de tentarbeneficiar aqueles que lideraram a tentativa frustrada de golpe de Estado, alguns já condenados pelo STF”.

O Ministério das Relações Exteriores declarou ter recebido o anúncio com indignação e chamou a medida denova ingerência indevida em assuntos internos brasileiros”. Segundo a chancelaria, Trump politiza e distorce a Lei Magnitsky ao usá-la para retaliar Moraes e desrespeitarum país democrático que se defendeu, com êxito, de uma tentativa de golpe”. O comunicado destacou ainda os 201 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos.

Contexto das sanções

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro Estadunidense anunciou as sanções nesta segunda, Moraes já havia sido incluído na lista em 30 de julho. As medidas ocorrem 11 dias após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe. Moraes relatou a ação que levou à condenação.

As sanções bloqueiam bens, contas e empresas em solo americano e impedem a entrada dos alvos nos EUA. Mesmo quem não possui patrimônio no país pode sofrer impactos indiretos, como cancelamento de cartões de crédito e suspensão de serviços digitais de empresas sujeitas à legislação americana.

O que é a Lei Magnitsky

Criada em 2012 no governo Barack Obama, a lei foi inspirada no caso do advogado russo Sergei Magnitsky, morto em prisão em Moscou em 2009 após denunciar corrupção. Inicialmente restrita à Rússia, a legislação passou a ser global em 2016, com o Global Magnitsky Act, que ampliou a punição a agentes de qualquer governo envolvidos em abusos de direitos humanos ou corrupção.

O mecanismo permite sanções por ato administrativo, sem necessidade de decisão judicial. O governo dos EUA pode justificar as medidas com base em investigações do Departamento de Estado, do Tesouro ou de comissões do Congresso. O que não ocorreu no caso de Moraes e dos ministros do STF, em Julho ou no caso de Viviane, agora.

Recentes
Lançamentos da semana: Metroid Prime 4, DLC de Elden Ring e AC Shadows no Switch 2
Lançamentos da semana: Metroid Prime 4, DLC de Elden Ring e AC Shadows no Switch 2
Cultura · 10h
Morte de adolescente em Catalão ocorreu durante roleta-russa, aponta polícia
Morte de adolescente em Catalão ocorreu durante roleta-russa, aponta polícia
Segurança · 12h
Theatro Sebastião Pompeu anuncia mês inteiro de atrações gratuitas em Pirenópolis
Theatro Sebastião Pompeu anuncia mês inteiro de atrações gratuitas em Pirenópolis
Cultura · 12h
CCJ aprova revogação da Lei da Alienação Parental e proposta pode seguir ao Senado
CCJ aprova revogação da Lei da Alienação Parental e proposta pode seguir ao Senado
Brasil · 13h
Mais do PortalGO
Fotos: Divulgação PCGO
Operação atinge investigados por ataques ligados à torcida organizada
Investigados são ligados à Força Jovem – Zonas Central e Norte 04 dez 2025 · Segurança
Fotos: Adalberto Ruchelle
Em entrevista, Caiado relaciona avanço de facções à falta de resposta nacional
Governador defende liderança “com independência moral” para enfrentar facções 04 dez 2025 · Goiás
Fotos: Lula Marques/Agência Brasil e Valter Campanato/Agência Brasil
Alcolumbre critica decisão de Gilmar e ameaça acelerar PECs contra o STF
Para Gilmar Mendes, a lei de 1950 servia como ferramenta de intimidação política contra a independência dos juízes 04 dez 2025 · Brasil
Estreias do Cinema: terror, drama e aventura infantil
Cinemas recebem sequência do terror FNAF 2, o drama pós-vida “Eternidade” e a vingança iraniana “Foi Apenas um Acidente”. 04 dez 2025 · Entretenimento
Foto: TJGO
Leilão do TJGO tem Porsche, Camaro e 400 carros
Leilão do TJGO vende mais de 400 veículos, incluindo Porsche, Hilux e Camaro. Visitação presencial de 8 a 12 de dezembro. 03 dez 2025 · Goiás
Foto: Divulgação/Ministério da Justiça
Operação derruba 558 serviços de streaming pirata
Operações no Brasil e Argentina derrubaram 558 serviços de streaming pirata. Ação mirou plataformas que somavam 6,2 milhões de assinantes 03 dez 2025 · Economia
Wrapped 2025: veja os mais ouvidos no mundo e BR
Spotify divulgou os mais ouvidos de 2025. Bad Bunny lidera; Gaga e Bruno Mars têm a música do ano. No Brasil, Henrique & Juliano são os tops. 03 dez 2025 · Entretenimento
Imagem: Thais Teixeira – Acervo Pessoal
Tumulto na UFG: youtuber causa confusão em debate sobre Israel e Palestina
Participantes apontaram tentativa de gerar conteúdo provocativo 03 dez 2025 · Goiás
Lula Marques/ Agência Brasil
Relator da CCJ defende manter mandato de Zambelli mesmo após condenação
Zambelli cumpre prisão na Itália enquanto aguarda extradição 03 dez 2025 · Brasil