A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) flagraram, na madrugada desta quinta-feira (18), o descarte irregular de entulhos no Setor Buriti Sereno. Um caminhão da empresa Guardião Entulhos foi apreendido na Avenida Princesa Isabel por volta das 2h30, após monitoramento realizado pelo setor de inteligência da corporação.
O veículo e a caçamba continuam retidos no pátio da SEMMA, e a empresa foi autuada em R$ 45 mil. De acordo com a fiscalização, a multa considerou fatores agravantes, como a tentativa de dificultar a ação dos órgãos de controle ao realizar a prática durante a madrugada e os danos ambientais causados.
Segundo o comandante da GCM, Milton Sobral, a corporação investigava a empresa há cerca de três meses. “Nossas equipes estavam de campana nos horários de reincidência, geralmente entre 2h e 4h da manhã. Com auxílio do videomonitoramento, conseguimos registrar a prática e realizar o flagrante”, explicou.
A auditora fiscal da SEMMA, Natália Neas Cardoso, destacou que a liberação do veículo só acontecerá após o pagamento da multa e a limpeza da área atingida.
Somente em 2025, a Prefeitura já recolheu mais de 53 mil toneladas de resíduos descartados de forma irregular. As penalidades para infrações ambientais no município podem chegar a R$ 50 mil, conforme a gravidade do caso.
Denúncias de descarte irregular podem ser feitas de forma anônima pelos números (62) 3238-7243 (WhatsApp da GCM), (62) 98459-1661 (WhatsApp da SEMMA) e 153.
*Com informações de Daniela Ribeiro