Governo começa a reembolsar vítimas de desconto ilegal do INSS

Ressarcimento do INSS: como solicitar descontos ilegais. Prazo até 14/11/2025. Alerta contra golpes: órgão não solicita dados.

Compartilhe

Foto: Pedro França/Agência Senado

A partir desta sexta-feira (11), aposentados e pensionistas do INSS poderão solicitar o ressarcimento dos valores descontados ilegalmente em seus benefícios por associações. O acordo, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), garante o pagamento integral em uma única parcela e com correção monetária pelo IPCA.

O plano foi elaborado por diversos órgãos públicos. Como, o Ministério da Previdência, o INSS, a AGU, a DPU, o MPF e a OAB. A iniciativa busca reparar uma fraude que afetou milhões de segurados do país.

Os pagamentos começam no dia 24 de julho e seguirão diariamente, em lotes de até 100 mil beneficiários, até a resolução de todos os casos. O presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou que a medida simboliza um pedido de desculpas aos aposentados.

“Essas pessoas foram vítimas de fraude. Vamos pagar rápido e integralmente. Queremos encerrar esse capítulo com justiça e respeito”, declarou Waller em entrevista com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.

Das 9 milhões de pessoas consultadas, 3,8 milhões identificaram descontos sem autorização. Desse total, 1,86 milhão já pode aderir ao acordo.

A adesão é gratuita no aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios. No aplicativo, basta acessar “Consultar Pedidos”, clicar em “Cumprir Exigência”, marcar “Aceito Receber” e confirmar o envio. Não é necessário enviar novos documentos.

Waller alertou os segurados sobre tentativas de golpe: “O INSS não liga, não manda links nem cobra qualquer valor. O depósito será automático, na mesma conta do benefício”.

Quem ainda não questionou os descontos pode fazer isso até 14 de novembro de 2025, pelo Meu INSS, pelo telefone 135 ou presencialmente. Após a contestação, as entidades envolvidas terão até 15 dias para comprovar a legalidade dos débitos.

A Justiça também permite que beneficiários que ingressaram com ação judicial participem do acordo, desde que desistam do processo para evitar pagamento duplicado.

Além disso, o INSS adotará medidas especiais para idosos com 80 anos ou mais (209 mil), indígenas (17,79 mil) e quilombolas (38,56 mil), realizando a contestação automaticamente para esses grupos vulneráveis.

Recentes
De clássicos a finais: a agenda esportiva completa
De clássicos a finais: a agenda esportiva completa
Brasil · 14h
Mito ou verdade: carregar notebook sempre, estraga a bateria?
Mito ou verdade: carregar notebook sempre, estraga a bateria?
Sem categoria · 1d
Com a condenação, Bolsonaro torna-se inelegível até 2060
Com a condenação, Bolsonaro torna-se inelegível até 2060
Justiça · 1d
Restam 4 na Copa do Brasil
Restam 4 na Copa do Brasil
Esportes · 1d
Mais do PortalGO
PortalGO
Ismael Alexandrino é o convidado do podcast Quem Vai Ganhar, e fala de política, música, tiro…
Conversa vai além da política e aborda inteligência artificial, segurança e relações internacionais 12 set 2025 · Quem vai ganhar?
Foto: Goiás Turismo
Goiânia tem fim de semana com feiras, música, cultura geek, cerveja e feijoada beneficente
Para os geeks e fãs de animes, o Anime Gyn é destaque 12 set 2025 · Cultura
Foto: Denis Marlon
Prazo para pagamento do IPVA 2025 de placas finais 1 e 2 termina na segunda-feira
Prazo final para demais placas vai até 15 de outubro 12 set 2025 · Variedades
Divulgação NCI PRF
PRF apreende 1.400 comprimidos de rebite durante fiscalização em Nerópolis
Caminhoneiro de 53 anos foi detido 12 set 2025 · Segurança
Antonio Augusto/STF
Bolsonaro e aliados recebem penas que somam mais de 150 anos de prisão
Defesa de Bolsonaro anunciou que vai recorrer, o que provocará o adiamento da execução das sentenças 12 set 2025 · Brasil
Foto: Fapeg
Goiás será pioneiro com Centro de Excelência em Saúde Única no Brasil
Projeto une saúde humana, animal e ambiental 12 set 2025 · Goiás
Valter Campanato/Agência Brasil
STF decide pela perda do mandato do deputado Alexandre Ramagem
Perda do mandato só valerá após esgotamento de recursos 12 set 2025 · Brasil
Foto: Molly Riley/White House Photo
Trump diz estar “surpreso” com condenação de Bolsonaro
Trump declara surpresa com condenação de Bolsonaro por golpe. Presidente americano compara caso a processos que enfrenta nos EUA 12 set 2025 · Justiça
Divulgação Internet
Placar final: 4 a 1 pela condenação de Bolsonaro na trama golpista
STF condena Bolsonaro por crimes da trama golpista por 4 votos a 1. Penas podem ir a 43 anos. Dosimetria será definida até sexta. 11 set 2025 · Justiça
Foto: Wallace Martins/STF
Imprensa internacional destaca condenação histórica de Bolsonaro
Reuters, BBC e outros principais veículos internacionais repercutem condenação de Bolsonaro. No “julgamento mais importante do Brasil”. 11 set 2025 · Justiça