STF retomará julgamento de responsabilização das redes sociais

STF retoma julgamento histórico: plataformas poderão ser penalizadas por discurso de ódio e fake news sem ordem judicial prévia.

Compartilhe

Foto: Fellipe Sampaio /STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (25) o julgamento dos recursos que discutem a responsabilização das redes sociais pelo conteúdo que seus usuários publicam.

A Corte já formou maioria a favor de responsabilizar as plataformas pelas postagens de terceiros. No entanto, os ministros ainda debatem como detalhar a tese, ou seja, de que forma o tribunal orientará a aplicação da decisão.

Os ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, já votaram favoravelmente.

O ministro André Mendonça, por enquanto, é o único que se posicionou contra. Ele defende que as redes sociais não devem assumir responsabilidade pelos crimes que usuários cometem nas postagens. Os ministros Edson Fachin, Nunes Marques e Cármen Lúcia ainda devem apresentar seus votos nesta semana.

Os ministros esperam que o plenário alcance um consenso, já que diferentes propostas para responsabilizar as plataformas surgiram durante o julgamento.

A análise envolve dois recursos que discutem se as redes sociais devem responder por danos causados por conteúdos ofensivos que usuários publicam. Mesmo que não exista uma ordem judicial prévia para a retirada das postagens.

O ponto central é definir se os aplicativos devem pagar indenizações por danos morais quando deixam no ar conteúdos com discurso de ódio, fake news ou outras publicações prejudiciais a terceiros, mesmo sem notificação prévia da Justiça.

O debate gira em torno de um artigo do Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014. A legislação, considerada uma espécie de Constituição da internet no Brasil, define princípios, garantias, direitos e deveres para usuários e empresas.

Pelo texto atual da lei, as autoridades só responsabilizam as plataformas quando elas descumprem uma ordem judicial específica que determina a remoção do conteúdo ofensivo.

Agora, o STF discute exatamente como as plataformas devem agir diante de conteúdos que usuários geram e que ofendem direitos, incitam o ódio ou espalham desinformação.

Recentes
Goiânia tem 729 vagas de emprego abertas nesta semana
Goiânia tem 729 vagas de emprego abertas nesta semana
Trabalho · 1h
Bagagem segura: dicas práticas para proteger sua mala durante uma viagem
Bagagem segura: dicas práticas para proteger sua mala durante uma viagem
Variedades · 2h
Terremoto de 8,8 atinge a Rússia e gera alerta de tsunami em diversos países do Pacífico
Terremoto de 8,8 atinge a Rússia e gera alerta de tsunami em diversos países do Pacífico
Mundo · 3h
Oitavas da Copa do Brasil começam hoje com Botafogo x Bragantino
Oitavas da Copa do Brasil começam hoje com Botafogo x Bragantino
Esportes · 16h
Mais do PortalGO
Estudo destaca 36 corredores que passarão por reprogramação semafórica – Foto: Ruber Couto e Alex Malheiros
Goiânia reduz paradas com sincronia de semáforos
Frota de 1,3 mi de veículos ganha com semáforos inteligentes em GO. Taxistas e moradores aprovam: ‘Antes parávamos a cada esquina’. 29 jul 2025 · Goiás
Foto: Shao-Chun Wang/Depositphoto/Agência Câmara de Notícias
Como ajudar vítimas de manipulação emocional
Como ajudar vítimas de manipulação emocional: escuta, reforço de autoestima e orientação. Sinais incluem dúvidas sobre própria sanidade. 29 jul 2025 · Saúde
Foto: Google DeepMind/Pexels
Como usar a IA para estudar melhor
IA educacional identifica suas dificuldades e cria planos de estudo personalizados. Aprenda comandos e evite armadilhas. 29 jul 2025 · Tecnologia
Foto: Fábio Lima
Guia completo para enfrentar o tempo seco
Crianças e idosos sofrem mais com tempo seco. Sinais de alerta: tosse intensa, chiado no peito e falta de ar exigem atendimento médico. 29 jul 2025 · Saúde
Foto: NYPD
Ataque em NY: 4 mortos, incluindo policial
FBI apura ataque em Manhattan: Tamura tinha porte de armas de Vegas. Feridos graves no saguão; atirador deixou bilhete que culpa NFL. 29 jul 2025 · Mundo
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Justiça condena Deltan Dallagnol a indenizar Lula em R$ 135 mil pelo caso do PowerPoint
Decisão se dá por conclusão de que Dallagnol ultrapassou os limites do cargo. 29 jul 2025 · Brasil
Foto: Reprodução Instagram
De esnobado a queridinho: Pedro Pascal reina absoluto na “Pascallândia”
Pedro Pascal brilha em Hollywood com três filmes nos cinemas e vive o ponto alto de sua trajetória como ator. 29 jul 2025 · Cultura
Foto: Reprodução Instagram
Rafa Kalimann rebate críticas após gastar R$ 10 mil em livros decorativos
A influencer, grávida de 5 meses, diz estar farta de ataques nas redes sociais. 29 jul 2025 · Entretenimento
Foto: Luciano Guimarães / Prefeitura de Goiânia
Goiânia: donos de jazigos abandonados têm 90 dias para regularizar situação
Responsáveis por jazigos abandonados em cemitérios de Goiânia têm 90 dias para regularizar situação após edital publicado pela prefeitura. 29 jul 2025 · Cidades
Foto: Reprodução PMGO