Peregrinação anual reúne milhões de fiéis em Meca

Compartilhe

Foto: Basil D Soufi – Wikimedia

Mais de um milhão de muçulmanos estão reunidos nesta segunda-feira (2) em Meca, na Arábia Saudita, para a peregrinação anual. As autoridades prometem um hajj (nome dado à peregrinação islâmica anual a Meca) mais seguro, com medidas de combate ao calor e de controle de peregrinos.

A previsão é de que as temperaturas ultrapassem os 40 graus Celsius (ºC) nesta semana. Uma das maiores manifestações religiosas do mundo começa oficialmente na quarta-feira (4).

O hajj dura cinco a seis dias, com atividades principalmente ao ar livre. É um dos cinco pilares do Islã, além da profissão de fé, da oração, da esmola e do jejum. É obrigatória uma vez na vida para todos os muçulmanos que tenham meios econômicos e estejam fisicamente aptos a fazê-la. Alguns muçulmanos fazem a viagem mais de uma vez.

Até domingo (8), mais de 1,4 milhão de peregrinos tinham chegado à Arábia Saudita, segundo as autoridades, que já trataram 44 casos de insolação. Em 2024, os termómetros atingiram 51,8 ºC, deixando 1.301 fiéis mortos, segundo dados oficiais.

A rica monarquia do Golfo mobilizou este ano mais de 40 agências governamentais e 250 mil funcionários públicos para tentar atenuar os riscos associados ao calor.

As passagens cobertas foram alargadas em 50 mil metros quadrados e foram destacados milhares de socorristas, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

As autoridades também disponibilizaram mais de 400 pontos de água potável e milhares de vaporizadores. Serão ainda usadas tecnologias de inteligência artificial para monitorar os movimentos e gerir melhor os fluxos, com o apoio de dados recolhidos por uma frota de drones espalhados por Meca.

Apesar do calor sufocante, os peregrinos expressaram satisfação por chegar a Meca.

É realmente uma bênção“, disse Abdoul Majid Ati, um advogado filipino e conselheiro da sharia (lei islâmica), perto da Grande Mesquita que recebe a Kaaba, a estrutura negra para a qual os muçulmanos se dirigem para rezar.

Sentimo-nos muito tranquilos e seguros aqui“, declarou à AFP.

Abdul Hamid, da Nigéria, disse estar “muito feliz” por fazer a segunda peregrinação consecutiva, com apenas 27 anos de idade, mas admitiu que as temperaturas em Meca são “muito, muito altas“.

As mortes do ano passado mostram a vulnerabilidade dos fiéis aos extremos climáticos, com 2024 sendo o ano mais quente já registrado, de acordo com o observatório climático europeu Copernicus.

Segundo as autoridades, 83% dos 1.301 peregrinos que morreram em 2024 não tinham autorização oficial, que é paga e concedida de acordo com cotas, e que dá acesso a infraestruturas mais adequadas, como tendas com ar condicionado.

As autoridades sauditas “foram apanhadas de surpresa, porque a intensidade do calor foi tão elevada que as medidas de adaptação falharam”, disse Fahad Saeed, do instituto alemão Climate Analytics.

Este ano, as autoridades lançaram vasta campanha contra os peregrinos não autorizados, intensificando as operações policiais, a vigilância e as mensagens de aviso para impedi-los de chegar a Meca.

Nesse domingo, as autoridades anunciaram que tinham recusado cerca de 270 mil pessoas nas entradas de Meca por falta de autorização.

As autorizações são atribuídas aos países de acordo com um sistema de cotas e distribuídas por sorteio. O elevado custo, no entanto, está levando muitos fiéis a optar por rotas alternativas, muito mais baratas mas ilegais.

O fenômeno agravou-se desde que a Arábia Saudita flexibilizou a política de vistos para atrair mais turistas e investidores. Ao mesmo tempo, as multas por participação ilegal no hajj duplicaram para 20 mil rials (moeda da Arábia Saudita), com uma proibição de entrada no país durante dez anos.

A gestão das multidões também continua a ser um grande desafio. Em 2015, uma debandada matou cerca de 2.300 pessoas.

A Arábia Saudita acolhe os santuários mais sagrados do Islã, em Meca e Medina, e ganha milhões de dólares todos os anos com as peregrinações.

Recentes
Lancha naufraga perto de Manaus; menina de 3 anos morre
Lancha naufraga perto de Manaus; menina de 3 anos morre
Brasil · 1h
Mãe é presa por maus-tratos a filho autista de 8 anos em Catalão
Mãe é presa por maus-tratos a filho autista de 8 anos em Catalão
Goiás · 2h
Atestado falso para emendar feriado: dupla é presa em Aparecida
Atestado falso para emendar feriado: dupla é presa em Aparecida
Brasil · 3h
“Meu sotaque está uma bagunça”, diz esquiador brasileiro
“Meu sotaque está uma bagunça”, diz esquiador brasileiro
Entretenimento · 4h
Mais do PortalGO
Daniel Vilela enaltece gestão de Fátima Gavioli e destaca avanços na Educação de Goiás
Programas como Bolsa Estudo e GoiásTec são apontados como pilares da estabilidade da rede estadual 14 fev 2026 · Goiás
Thayna Ferreira Roriz, 12 anos, está desaparecida em Luziânia
Adolescente de 12 anos está desaparecida desde 31/01 em Luziânia. Informações: (61) 3622-2021, (61) 3622-8577, (61) 3622-1801. 14 fev 2026 · Goiás
Fim de semana decisivo: Clássicos, Fórmula E e Olimpíadas
Fim de semana agitado no esporte: Botafogo x Flamengo, Grêmio x Juventude, decisões do Goianão, Fórmula E e Olimpíadas de Inverno. 13 fev 2026 · Esportes
Cansado de furtos, dono de lanchonete viraliza
“Me desculpa, mas até eu queria a panelinha”: clientes entram na brincadeira após vídeo de dono de lanchonete viralizar. 13 fev 2026 · Tecnologia
Foto: Freepik.
A misoginia que mata duas vezes: na violência e na culpa imposta
Uma análise contundente sobre como a sociedade ainda transforma vítimas em culpadas diante da violência contra mulheres e crianças. 13 fev 2026 · Colunas
Santander leiloa imóveis em 20 cidades de Goiás
Banco Santander leiloa mais de 100 imóveis em Goiás no dia 3 de março. Lances a partir de R$ 57,7 mil, com opções em 20 cidades. 13 fev 2026 · Goiás
Reprodução
Sindicato lamenta morte da jornalista Flávia Bacelar, aos 31 anos
Flávia Bacelar, morre após câncer avançado. Irmão relata que dores na coluna levaram ao diagnóstico. Sindjor-PI emite nota de pesar. 13 fev 2026 · Brasil
Foto: Prefeitura de Valparaíso de Goiás
MPGO aponta falhas e Justiça altera concurso de Valparaíso
Justiça determina reabertura de inscrições para Professor e Advogado no concurso de Valparaíso de Goiás. Salários até R$ 6 mil. 13 fev 2026 · Goiás
Foto: Secult
Carnaval 2026 em Goiânia: confira a programação de blocos e shows
Blocos tradicionais como o Coró de Pau e Tambores de Orum levam manifestações culturais e históricas às ruas de Goiânia 13 fev 2026 · Cultura
Foto: Reprodução redes sociais
Luana Piovani critica Luciano Huck após participação de Virginia no Domingão
A atriz questionou a qualidade criativa do conteúdo produzido para a divulgação do programa 13 fev 2026 · Entretenimento