Plenário aprova regras para transporte aéreo de animais; texto retorna à Câmara

Senado aprova lei que obriga aéreas a oferecerem transporte seguro para cães e gatos em voos domésticos, com equipes treinadas e regras claras.

Compartilhe

Para Buzetti, legislação padronizada é vitória para a causa animal – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) novas regras para o transporte aéreo seguro de cães e gatos em voos domésticos (PL 13/2022). Entre outros dispositivos, o texto obriga as empresas aéreas a oferecerem opções de transporte de animais, com equipes treinadas para esse trabalho. Como foi modificado pelos senadores, o projeto retorna à análise da Câmara dos Deputados.

O projeto tramitava em conjunto com três outros que também lidavam com transporte de animais: o PL 1.474/2024, do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP); o PL 1.510/2024, do senador Eduardo Gomes (PL-TO); e o PL 1.903/2024, do senador Wellington Fagundes (PL-MT). Em seu relatório, a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) considerou que nenhuma das propostas isoladamente seria suficiente para tratar do tema com a profundidade necessária, e por isso apresentou um substitutivo (texto alternativo) incorporando todos.

O parecer também determina que as empresas publiquem informações atualizadas e completas sobre o serviço, que deverá respeitar as regras de segurança operacional e ser regulamentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os cães-guias continuam com o direito garantido de voar com seus tutores, conforme a Lei 11.126, de 2005.

O texto original da Câmara estabelecia que aeroportos com movimentação superior a 600 mil passageiros por ano seriam obrigados a ter veterinário responsável pelo acompanhamento das condições de embarque e desembarque dos animais. A relatora retirou essa norma, argumentando tratar-se de uma medida “exagerada”.

A proposta é inspirada em ocorrências de maus-tratos e mortes de animais durante o transporte aéreo. A relatora lembra os casos da cadela Pandora, extraviada por 45 dias entre 2021 e 2022, e do cão Joca, que morreu após erro no destino e transporte inadequado em 2024. Ela definiu como uma vitória da causa animal a definição de uma legislação “para ser cumprida”, já que antes o transporte de animais ficava ao arbítrio da empresa aérea e sujeito a judicialização.

— O tutor não foi nem sequer indenizado pela morte do cão Joca. Ele entrou na justiça, mas não havia uma previsão na legislação. [Hoje] a companhia será responsabilizada por qualquer dano a esse animal.

O senador Flávio Arns (PSB-PR) cumprimentou a relatora e também saudou o consenso em torno de uma legislação adequada sobre o tema.

— O Brasil também pode dizer que tem uma legislação adequada em favor da proteção e da segurança dos animais quando eles se utilizam do transporte aéreo.

*Com Agência Senado

Recentes
A ironia trágica do BOAC 911: O voo que decolou entre destroços para virar história
A ironia trágica do BOAC 911: O voo que decolou entre destroços para virar história
História · 2h
Morre segundo filho de Thales Machado; secretário deixou carta
Morre segundo filho de Thales Machado; secretário deixou carta
Segurança · 6h
Secretário de Itumbiara, Thales Machado atira contra os filhos e comete suicídio
Secretário de Itumbiara, Thales Machado atira contra os filhos e comete suicídio
Goiás · 8h
PRF apreende R$ 30 mil em notas falsas escondidas em painel de veículo em Uruaçu
PRF apreende R$ 30 mil em notas falsas escondidas em painel de veículo em Uruaçu
Segurança · 8h
Mais do PortalGO
Foto: Divulgação / Polícia Militar
Catálogo com emojis: a “confeitaria” que vendia drogas
“Confeiteiro Maluco” é preso em SP. Organização vendia êxtase, cogumelos e skunk via aplicativo, com entregas por motoboys. 12 fev 2026 · Justiça
Foto: Divulgação/PF
Operação da PF mira rede internacional de estupros
PF mira organização criminosa que agia em mais de 20 países. Suspeitos dopavam companheiras e divulgavam abusos. Caso lembra Gisèle Pelicot 11 fev 2026 · Justiça
Foto: Leliomar Moura
Pescador flagra onça-pintada atravessando Rio Araguaia
Vídeo raro mostra onça-pintada nadando no Rio Araguaia, em Goiás. Pescador se encantou: “Olha que belezura, o tamanho dessa onça”. 11 fev 2026 · Meio Ambiente
Vereador de Urutaí vira réu por estupro de estagiária
MP denuncia vereador por estupro qualificado. Estagiária relata violência e ameaças. Justiça aceita acusação. 11 fev 2026 · Goiás
Foto: Allan Klysman Alves
Maria Elis, 3 anos: morte por suspeita de meningite comove Goiás
“Maria foi luz”, diz tio de menina de 3 anos morta com suspeita de meningite. Mãe está isolada no hospital. Família nega negligência médica. 11 fev 2026 · Goiás
Fotos: Reprodução redes sociais
Gracyanne inicia remoção de tatuagem com nome de Belo 2 anos após fim do casamento
Gracyanne assumiu recentemente um novo relacionamento com o empresário Gabriel Cardoso. 11 fev 2026 · Entretenimento
Foto: Unsplash
Reprodução redes sociais
Confirmado: Shakira será a atração do show gratuito em Copacabana
Shakira sucede Madonna e Lady Gaga no projeto ‘Todo Mundo no Rio’ em 2026. 11 fev 2026 · Entretenimento
Foto: Reprodução
Mabel e o negócio de ocasião com vereadores
A política dos bastidores agora é feita sob holofotes. 11 fev 2026 · Colunas
Divulgação/CBMGO
Trabalhador morre durante limpeza de betoneira industrial em Águas Lindas
Colegas de trabalho tentaram cortar a estrutura metálica para salvar a vítima antes da chegada dos bombeiros 11 fev 2026 · Goiás