Durante a inauguração da ampliação da sede da Câmara Municipal de Goiânia, o presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (PRD), prestou uma homenagem ao colega Anselmo Pereira (MDB), decano do Legislativo goianiense. Em discurso durante a Sessão Solene, Policarpo afirmou que o veterano parlamentar “é o espírito e a alma” da Câmara, destacando sua trajetória e influência sobre diversas gerações de vereadores.
“Quando muitos às vezes não entendem o porquê de eu não presidir tantas sessões aqui na Casa, é porque eu entendo, vereador Anselmo, que Vossa Excelência é muito maior do que eu como presidente desta Casa e para a cidade de Goiânia. Porque Vossa Excelência é o espírito e a alma desta Câmara Municipal”, disse Policarpo.
O presidente afirmou que, enquanto muitos parlamentares poderão ser esquecidos com o tempo, Anselmo Pereira será lembrado mesmo daqui a cem anos pela dedicação e pelos serviços prestados à cidade. Ele também relatou um episódio pessoal em que Anselmo o ajudou, em 2015, a ser reconduzido ao cargo na Guarda Civil Metropolitana após uma exoneração considerada injusta.
“Naquele momento, Vossa Excelência não pensou em voto, não pensou em absolutamente nada. Pensou apenas em um amigo. E me desculpe se a voz embargar, mas o carinho que o senhor tem comigo até como pai, como amigo, como irmão, o senhor já demonstrou em momentos únicos”, declarou.
A fala de Policarpo marcou o tom mais emotivo da cerimônia, que contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, como a vice-prefeita Cláudia Lira (Avante) e o subsecretário Antônio Pereira Carneiro Neto, representando o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

A solenidade celebrou a entrega do novo pavimento da sede do Legislativo, com 1,5 mil metros quadrados, nove gabinetes, 35 salas de uso comum, duas salas de reuniões e 200 novos computadores. A ampliação foi concluída em um ano e cinco meses e custou menos de R$ 7 milhões, com recursos do próprio duodécimo da Câmara.










