Lula defende a volta do protagonismo da ONU e energia limpa na cúpula do G7

Lula alertou sobre conflitos na Ucrânia e Gaza e reforçou a liderança do Brasil em energia sustentável e mineração responsável.

Compartilhe

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula defendeu, nesta terça-feira (17), na Sessão Ampliada da Cúpula do G7, a retomada do protagonismo da Organização das Nações Unidas (ONU) na mediação de conflitos internacionais. Segundo ele, a ausência de liderança global agrava o atual cenário de guerras entre os países.

“Estão reunidos nesta mesa três membros permanentes do Conselho de Segurança, além de outras nações com tradição na defesa da paz. Este é o momento de devolver à ONU o seu protagonismo. O secretário-geral precisa liderar um grupo representativo de países comprometidos com a paz, com a missão de restaurar à organização a prerrogativa de ser a casa do entendimento e do diálogo”. Afirmou o presidente em Kananaskis, no Canadá.

O G7 reúne as maiores economias industrializadas do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Desses países, Estados Unidos, Reino Unido e França integram o Conselho de Segurança da ONU.

Lula mencionou os recentes ataques de Israel ao Irã. Segundo o presidente, “[os ataques] ameaçam transformar o Oriente Médio em um grande campo de batalha, com consequências globais imprevisíveis”.

Ao abordar o conflito entre Ucrânia e Rússia, Lula afirmou que nenhuma das partes conseguirá atingir seus objetivos por meio de ações militares. “Somente o diálogo entre as partes pode levar a um cessar-fogo e abrir caminho para uma paz duradoura”, destacou.

Ele também falou sobre o genocídio na Faixa de Gaza. Afirmando que, nada justifica a “matança indiscriminada de milhares de mulheres e crianças, nem o uso da fome como arma de guerra”.

Segurança energética

Lula destacou em seu discurso, o papel estratégico do Brasil na segurança energética mundial. Porém, enfatizou que o país não se tornará palco de corridas predatórias nem de práticas excludentes.

“Os países em desenvolvimento precisam participar de todas as etapas das cadeias globais de minerais estratégicos, incluindo o beneficiamento”, defendeu.

Ele ressaltou que a expansão de parques eólicos e solares, assim como a descarbonização dos setores de transporte e agricultura, dependem desses minerais. Lula lembrou que o Brasil possui a maior reserva mundial de nióbio, além da segunda maior de níquel, grafita e terras raras, e a terceira de manganês e bauxita.

“Não repetiremos os erros do passado. Durante séculos, a exploração mineral gerou riqueza para poucos e deixou um rastro de destruição e miséria para muitos. Essa exploração não pode ameaçar biomas como a Amazônia e os fundos marinhos”, alertou.

Lula também destacou o papel do Brasil na produção de biocombustíveis, no uso de fontes limpas de energia e no desenvolvimento do hidrogênio verde e do combustível sustentável para aviação.

Relações com o Canadá

Em conversa com o primeiro-ministro canadense, Mark Carneydo, Lula o parabenizou por sua firme defesa da soberania do país e manifestou o desejo de fortalecer as relações bilaterais.

“Quero estreitar os laços entre o Brasil e o Canadá. É um país muito importante, com muitas empresas presentes em nosso território. Gostaria de estabelecer uma relação política, cultural, comercial e também climática muito mais sólida. Esse é o meu propósito”, declarou.

Carneydo, por sua vez, ressaltou que a COP 30, que será realizada em Belém (PA), será a reunião global mais importante do ano e se colocou à disposição para colaborar no que for necessário. “Não há ninguém melhor para liderar esse esforço do que você“, afirmou o primeiro-ministro.

Recentes
Guerras revertem avanços climáticos, diz Lula em Belém
Guerras revertem avanços climáticos, diz Lula em Belém
Sem categoria · 20min
Final de semana em Goiânia tem Fagner, Festival Vaca Amarela e mais
Final de semana em Goiânia tem Fagner, Festival Vaca Amarela e mais
Cultura · 4h
PRF apreende mais de 100 celulares e quase 400 canetas emagrecedoras em carro na BR-153
PRF apreende mais de 100 celulares e quase 400 canetas emagrecedoras em carro na BR-153
Segurança · 6h
STF reconhece omissão do Congresso para com imposto dos super-ricos
STF reconhece omissão do Congresso para com imposto dos super-ricos
Justiça · 7h
Mais do PortalGO
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
De Goiás a São Paulo: Fica apresenta filmes e painéis no Memorial da América Latina
Com entrada franca, a programação reúne painéis, mesas de debate e sessões educativas 07 nov 2025 · Cultura
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
STF começa a julgar recursos de Bolsonaro e aliados contra condenação na trama golpista
Julgamento será virtual e termina no dia 14 de novembro 07 nov 2025 · Brasil
Divulgação
Michael: primeiro trailer da cinebiografia é divulgado
Foi divulgado o primeiro trailer de “Michael”, cinebiografia com Jaafar Jackson no papel do tio. Filme mostrará MJ de Jackson 5 a Rei do Pop. 06 nov 2025 · Entretenimento
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
2025 será um dos anos mais quentes da história, diz ONU
ONU confirma tendência de aquecimento extremo: 2015-2025 tem os 11 anos mais quentes. Geleiras perderam 1,3m de espessura. 06 nov 2025 · Meio Ambiente
Divulgação
Intolerância Religiosa: deputado chama exposição afro-brasileira de “demônio”
Deputado Amauri Ribeiro chamou exposição afro-brasileira de “adoração ao demônio”. Artistas o acusam de intolerância religiosa. 06 nov 2025 · Goiás
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Em Belém, Lula pede ação urgente contra crise climática
Lula abriu a Cúpula do Clima em Belém com um discurso pela meta de 1,5°C. Presidente alertou que 2024 foi o primeiro ano a ultrapassar o limite. 06 nov 2025 · Meio Ambiente
Ricardo Stuckert/PR
Lula discute cooperação ambiental com Suriname e Papua Nova Guiné
Papua Nova Guiné anunciou abertura de embaixada em Brasília 06 nov 2025 · Brasil
Unsplash
Foto: Alex Malheiros
Estudo confirma estabilidade do Aterro Sanitário de Goiânia e afasta risco
Relatório recomenda inspeções bimestrais e reforço na drenagem do local 06 nov 2025 · Goiás
Foto: Maykon Cardoso – Alego
Deputado chama exposição sobre religiões africanas de “adoração ao demônio”
Parlamentar criticou mostra com obras inspiradas em religiões afro-brasileiras e indígenas 06 nov 2025 · Goiás