Lula defende a volta do protagonismo da ONU e energia limpa na cúpula do G7

Lula alertou sobre conflitos na Ucrânia e Gaza e reforçou a liderança do Brasil em energia sustentável e mineração responsável.

Compartilhe

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula defendeu, nesta terça-feira (17), na Sessão Ampliada da Cúpula do G7, a retomada do protagonismo da Organização das Nações Unidas (ONU) na mediação de conflitos internacionais. Segundo ele, a ausência de liderança global agrava o atual cenário de guerras entre os países.

“Estão reunidos nesta mesa três membros permanentes do Conselho de Segurança, além de outras nações com tradição na defesa da paz. Este é o momento de devolver à ONU o seu protagonismo. O secretário-geral precisa liderar um grupo representativo de países comprometidos com a paz, com a missão de restaurar à organização a prerrogativa de ser a casa do entendimento e do diálogo”. Afirmou o presidente em Kananaskis, no Canadá.

O G7 reúne as maiores economias industrializadas do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Desses países, Estados Unidos, Reino Unido e França integram o Conselho de Segurança da ONU.

Lula mencionou os recentes ataques de Israel ao Irã. Segundo o presidente, “[os ataques] ameaçam transformar o Oriente Médio em um grande campo de batalha, com consequências globais imprevisíveis”.

Ao abordar o conflito entre Ucrânia e Rússia, Lula afirmou que nenhuma das partes conseguirá atingir seus objetivos por meio de ações militares. “Somente o diálogo entre as partes pode levar a um cessar-fogo e abrir caminho para uma paz duradoura”, destacou.

Ele também falou sobre o genocídio na Faixa de Gaza. Afirmando que, nada justifica a “matança indiscriminada de milhares de mulheres e crianças, nem o uso da fome como arma de guerra”.

Segurança energética

Lula destacou em seu discurso, o papel estratégico do Brasil na segurança energética mundial. Porém, enfatizou que o país não se tornará palco de corridas predatórias nem de práticas excludentes.

“Os países em desenvolvimento precisam participar de todas as etapas das cadeias globais de minerais estratégicos, incluindo o beneficiamento”, defendeu.

Ele ressaltou que a expansão de parques eólicos e solares, assim como a descarbonização dos setores de transporte e agricultura, dependem desses minerais. Lula lembrou que o Brasil possui a maior reserva mundial de nióbio, além da segunda maior de níquel, grafita e terras raras, e a terceira de manganês e bauxita.

“Não repetiremos os erros do passado. Durante séculos, a exploração mineral gerou riqueza para poucos e deixou um rastro de destruição e miséria para muitos. Essa exploração não pode ameaçar biomas como a Amazônia e os fundos marinhos”, alertou.

Lula também destacou o papel do Brasil na produção de biocombustíveis, no uso de fontes limpas de energia e no desenvolvimento do hidrogênio verde e do combustível sustentável para aviação.

Relações com o Canadá

Em conversa com o primeiro-ministro canadense, Mark Carneydo, Lula o parabenizou por sua firme defesa da soberania do país e manifestou o desejo de fortalecer as relações bilaterais.

“Quero estreitar os laços entre o Brasil e o Canadá. É um país muito importante, com muitas empresas presentes em nosso território. Gostaria de estabelecer uma relação política, cultural, comercial e também climática muito mais sólida. Esse é o meu propósito”, declarou.

Carneydo, por sua vez, ressaltou que a COP 30, que será realizada em Belém (PA), será a reunião global mais importante do ano e se colocou à disposição para colaborar no que for necessário. “Não há ninguém melhor para liderar esse esforço do que você“, afirmou o primeiro-ministro.

Recentes
Michael: primeiro trailer da cinebiografia é divulgado
Michael: primeiro trailer da cinebiografia é divulgado
Entretenimento · 4h
Lançamentos da semana: Football Manager 2026, Europa Universalis V e mais novidades nos games
Lançamentos da semana: Football Manager 2026, Europa Universalis V e mais novidades nos games
Cultura · 10h
Estudo confirma estabilidade do Aterro Sanitário de Goiânia e afasta risco
Estudo confirma estabilidade do Aterro Sanitário de Goiânia e afasta risco
Goiás · 11h
Deputado chama exposição sobre religiões africanas de “adoração ao demônio”
Deputado chama exposição sobre religiões africanas de “adoração ao demônio”
Goiás · 12h
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução
Ciro Gomes elogia Caiado e diz que governador está pronto para “qualquer desafio”
Encontro ocorreu em Brasília durante filiação de Roberto Cláudio ao União Brasil 06 nov 2025 · Goiás
Lula Marques/Agência Brasil
Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
Super-ricos pagarão até 10% a mais em lucros e dividendos 06 nov 2025 · Brasil
Foto: Isabel Oliveira/SSP
Polícias prendem 32 pessoas em Goiás após foguetório ligado ao Comando Vermelho
Prisões ocorreram em Goiânia, Aparecida, Abadia de Goiás e Rio Verde 06 nov 2025 · Segurança
Reprodução
CEI da Limpa Gyn avalia possível devolução de valores à Prefeitura de Goiânia
Comissão investiga diferenças entre informações da Seinfra e do consórcio 06 nov 2025 · Política
PGO
Crime, comédia e thriller nos lançamentos da semana
Crítica de Kleber Mendonça Filho, comédia com Keanu Reeves de anjo e thriller com Chris Evans são os lançamentos nos cinemas esta semana. 06 nov 2025 · Entretenimento
Deputados votam propostas no Plenário – Agência Câmara de Notícias
Câmara acelera PL que dificulta aborto legal em crianças vítimas de estupro
Câmara aprovou regime de urgência para projeto que suspende resolução do Conanda sobre aborto em casos de estupro. 05 nov 2025 · Política
Foto: Gustavo Moreno/STF
STF levará debate sobre justiça climática para a COP30
Presidente do STF, Edson Fachin, anunciou que participará da COP30. Ele defenderá o papel do Judiciário na proteção de direitos ambientais. 05 nov 2025 · Meio Ambiente
Divulgação
Fiação sem espaçador causou morte de jovem em Goiânia
Polícia Civil de GO apontou falha na fiação como causa da morte de Nathaly. Delegado diz que faltava espaçador, instalado só após a tragédia. 05 nov 2025 · Goiás
Créditos: Rebeca Reis/CBF
Ferroviária e Palmeiras decidem a Copa do Brasil Feminina
Ferroviária vence Bahia e Palmeiras goleia São Paulo para decidir a Copa do Brasil Feminina. Final será no dia 19 de novembro 05 nov 2025 · Esportes
FIFA
Coreia do Norte vence Brasil e vai à final do Sub-17
Coreia do Norte venceu o Brasil por 2 a 0 e está na final do Mundial Sub-17. Yu Jong Hyang fez os dois gols da partida. Brasil joga pelo 3º. 05 nov 2025 · Esportes