Em discurso na ONU, Anielle Franco chama países para se unirem no combate ao racismo

Ministra Anielle Franco defende igualdade racial em fórum da ONU: ‘Combate ao racismo gera riqueza e oportunidades’.

Compartilhe

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

“Igualdade racial é central ao projeto de um mundo mais justo e atravessa todos os campos da vida”, defendeu, como representante do país na abertura do 4º Fórum Permanente de Afrodescendentes.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, chamou as nações a se unirem na luta contra o racismo, em sua fala de abertura do 4º Fórum Permanente de Afrodescendentes, na manhã desta segunda-feira (14/4), em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Durante o discurso, a ministra falou sobre esporte sem racismo, justiça climática e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada como proposta do Governo brasileiro no G20 em 2024. “ Promover igualdade racial também é fomentar riqueza, autonomia e geração de oportunidades para quem historicamente foi empurrado para as margens da economia”, disse.

Anielle Franco lembrou que, em dois anos, atingimos o maior patamar de presença de profissionais negros na administração pública federal , o que também é consequência da transversalidade como princípio permanente das políticas públicas do Estado. “A igualdade racial atravessa todos os campos da vida: saúde, educação, segurança pública, esportes, moradia, ciências e cultura.”

Agenda – Durante a missão nos Estados Unidos, o Ministério da Igualdade Racial vai participar não apenas do Fórum, mas irá fazer articulações políticas e participar de eventos paralelos, além de diálogos com a sociedade civil.

Na segunda-feira (14/4), a ministra Anielle Franco participou da sessão de abertura do Fórum e participará de reuniões bilaterais com autoridades.

Na terça-feira (15/4), Anielle Franco e a secretária-executiva adjunta, Ana Míria Carinana, irão participar dos painéis “Justiça Reparatória para África e Afrodescendentes” e “Direitos Humanos de Mulheres e Meninas Afrodescendentes”. A ministra também irá se reunir com a sociedade civil, em um encontro sobre a II Década Internacional dos Afrodescendentes; internacionalização da pauta racial; COP 30; e ações no campo da justiça racial.

Já na quarta-feira (16/4), as duas gestoras participam do painel “Elaboração de Políticas Públicas Contra o Racismo Sistêmico” e do evento paralelo “Estratégias e Avanços da Justiça Reparatória para Africanos e Afrodescendentes”. A ministra Anielle ainda faz uma palestra na Universidade de Nova Iorque sobre ações de enfrentamento ao racismo no esporte.

No dia 17 de abril, a secretária-executiva adjunta participa de uma conversa sobre os legados da escravidão e o racismo contra pessoas negras.

Recentes
Os últimos povos indígenas isolados: Sociedades livres do Brasil resistem na Amazônia
Os últimos povos indígenas isolados: Sociedades livres do Brasil resistem na Amazônia
Brasil · 1h
Nova regra dos 8 segundos gera polêmica e decide jogo na Série C
Nova regra dos 8 segundos gera polêmica e decide jogo na Série C
Esportes · 2h
HBO revela elenco inicial da nova série de Harry Potter com grandes nomes de Hollywood
HBO revela elenco inicial da nova série de Harry Potter com grandes nomes de Hollywood
Entretenimento · 2h
O que são e como se formam as auroras boreais e as anti-auroras
O que são e como se formam as auroras boreais e as anti-auroras
Ciência · 2h