Brasil e China fazem declarações conjuntas sobre temas globais

Lula defende Estado palestino durante visita à China, reforça solução de dois Estados, condena violência em Gaza, e apoia plano de reconstrução.

Compartilhe

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Brasil e China divulgaram duas declarações conjuntas nesta terça-feira (13), em meio aos encontros bilaterais ocorridos durante a missão brasileira em Pequim. Uma das declarações pede diálogo entre Rússia e Ucrânia, para dar fim à guerra entre os dois países.

a segunda declaração conjunta foi feita em defesa do multilateralismo e do fortalecimento de ações sustentáveis visando amenizar os efeitos danosos das mudanças climáticas para o planeta.

Nos discursos feitos durante a visita à China, Lula falou, em algumas oportunidades, sobre a guerra na Ucrânia. O presidente brasileiro fez também críticas às ações de Israel na Faixa de Gaza.

“A humanidade se apequena diante das atrocidades cometidas em Gaza. Não haverá paz sem um Estado da Palestina independente e viável, vivendo lado a lado com Israel. Somente uma ONU [Organização das Nações Unidas] reformada poderá cumprir os ideais de paz, direitos humanos e progresso social consagrados em 1945 pela Carta de São Francisco”, disse Lula.

Declarações

Na declaração conjunta sobre a crise na Ucrânia, Brasil e China dizem acolher a proposta feita pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, no dia 10 de maio, no sentido de abrir negociações para a paz. Ao mesmo tempo, dizem acolher também a “manifestação positivado presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que, segundo o documento, busca o mesmo objetivo de paz.

“Os governos do Brasil e da China esperam que se inicie, no menor prazo possível, um diálogo direto entre as partes, única forma de pôr fim ao conflito”, diz o documento ao avaliar positivamente “os recentes sinais de disposição ao diálogo e manifestam sua expectativa de que as partes possam alcançar um entendimento que viabilize o início de negociações frutíferas”.

Na avaliação dos governos brasileiro e chinês, é necessário encontrar uma solução política para a crise na Ucrâniaem suas raízes, com vistas a um acordo de paz duradouro e justo, que seja vinculante para todas as partes no final”.

Multilateralismo e sustentabilidade

A segunda declaração assinada por Brasil e China é mais abrangente e trata de temas diversos, entre os quais, a busca por paz e estabilidade no Oriente Médio, o que inclui apoio ao Plano de Recuperação, Reconstrução e Desenvolvimento de Gaza, adotado pela Liga dos Estados Árabes em março de 2025.

Os dois países conclamam a comunidade internacional a “promover a implementação contínua e eficaz do acordo de cessar-fogo e a aliviar a crise humanitária em Gaza”, na busca por um “encaminhamento definitivo para o conflito Israel-Palestina”.

Nesse sentido, os dois países reiteram “apoio à solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente, soberano e viável, vivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, nas fronteiras de 1967, incluindo a Cisjordânia, a Faixa de Gaza, e com Jerusalém Oriental como sua capital”, diz a declaração ao manifestar “absoluto repúdio ao recurso ao terrorismo e a todos os atos de violência”.

Brasil e China declaram que vão trabalhar de forma conjunta para defender o multilateralismo, salvaguardar a equidade e a justiça internacionais, além de rejeitar o unilateralismo, o protecionismo e a busca por hegemonia. Nesse sentido, defenderam um sistema internacional mais justo e equitativo; e a solução pacífica de eventuais controvérsias.

Reforma da ONU e China unificada

A reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas consta também do documento, sob o argumento de que é necessário tornar a ONU mais democrática e representativa.

“A parte chinesa atribui grande importância à influência e ao papel que o Brasil exerce em assuntos regionais e internacionais e compreende e apoia a aspiração do Brasil de desempenhar um maior papel na ONU, inclusive no seu Conselho de Segurança”, diz o documento, que defende, também reforma abrangente da arquitetura financeira internacional “para ampliar a influência dos países em desenvolvimento e sua representação nas instituições financeiras internacionais”.

Já o Brasil reiterou que “adere firmemente ao princípio de uma só China”, reconhecendo que “só existe uma China no mundo e que Taiwan é uma parte inseparável do território chinês”. Nesse sentido, o Brasil manifestou apoio aos os esforços da China “para realizar a reunificação nacional pacífica”. Este trecho foi recebido com “grande apreço” pela parte chinesa.

Guerra comercial e desenvolvimento humano

O documento critica as chamadas guerras tarifárias e comerciais [como implementado pelos Estados Unidos após a posse de Donald Trump], afirmando que o protecionismo não responde aos desafios atuais.

Além de defender o fortalecimento da cooperação entre países do Sul Global, o documento pede que todos países deem mais atenção a temas relacionados ao desenvolvimento humano, em especial visando à redução da pobreza e em favor de medidas em prol da educação, da saúde e do desenvolvimento sustentável.

Destaca também as parcerias entre Brasil e China nas iniciativas e projetos que contemplam as áreas de cooperação financeira, saúde, infraestrutura (rodoviária, ferroviária e portuária), inteligência artificial, ciência, tecnologia e inovação, capacitação de recursos humanos, meio ambiente, energias renováveis e transição ecológica e setor naval.

Brasil e China defendem, também de forma conjunta, uma governança global no espaço cibernético, bem como o combate à desinformação na internet, de forma a “promover um ciberespaço que seja aberto, seguro, estável, acessível, pacífico e interoperável”.

Outro ponto abordado pelos dois países é a defesa de uma cooperação entre instituições de pesquisa científica e empresas na área agrícola, com vistas a promover a inovação tecnológica, incluindo biotecnologia e desenvolvimento social.

Recentes
Balança comercial de abril tem superávit de US$ 810 milhões
Balança comercial de abril tem superávit de US$ 810 milhões
Goiás · 3h
Detran alerta para fake news sobre CNH gratuita
Detran alerta para fake news sobre CNH gratuita
Goiás · 4h
INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais
INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais
Economia · 7h
Gracinha Caiado dá o tom para o PL: Daniel Vilela e Caiado querem todos juntos em 2026
Gracinha Caiado dá o tom para o PL: Daniel Vilela e Caiado querem todos juntos em 2026
Poder · 7h
Mais do PortalGO
© Joédson Alves/Agência Brasil
INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça
Quem indicar que não autorizou desconto poderá pedir reembolso 13 maio 2025 · Brasil
Foto: Divulgação
Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta obras de Ravel e Rachmaninoff nesta quinta
Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta concerto gratuito nesta quinta (15) no Teatro Basileu França, com obras de Ravel e Rachmaninoff. Ingressos na… 13 maio 2025 · Variedades
Foto: Alexandre Parrode
Caiado destaca força do agro e defende segurança alimentar em evento internacional nos EUA
Em Nova York, o governador defendeu o agro brasileiro como peça-chave na segurança alimentar global e destaca produção de Goiás 13 maio 2025 · Goiás
Foto: Divulgação / PMGO
Jovem é morta a facadas ao tentar defender colega de assédio em distribuidora
Jovem de 19 é morta a facadas ao defender colega de assédio em distribuidora ; suspeito foi preso. 13 maio 2025 · Cidades
Foto: Reprodução / Divulgação – Sesc
Sesc Cidadania lança projeto piloto de ensino médio integral com foco em vestibulares
A iniciativa promete aprofundar conteúdos fundamentais e preparar estudantes para os desafios dos vestibulares mais disputados do país. 13 maio 2025 · Variedades
Foto: Jhonney Macena
Aparecida reajusta salários e pede à Justiça fim da greve dos servidores da Educação
Prefeitura de Aparecida de Goiânia garante reajuste salarial de 6,27% para professores e solicita fim da greve na rede municipal de educação. 13 maio 2025 · Política
Foto: Reprodução / Instagram
Virgínia Fonseca depõe na CPI das Bets com direito ao silêncio garantido pelo STF
Protegida por salvo-conduto do STF, a influenciadora foi convocada por fazer publicidade para jogos de azar e apostas. 13 maio 2025 · Política
© Rawpick/Freepick
Governo cria grupo para coordenar plano de inteligência Artificial
Plano Brasileiro de Inteligência Artificial permitirá convidar especialistas e setor privado para colaborar, com duração de 4 anos focará em inovação. 13 maio 2025 · Ciência
© Divulgação/Banco Mundial/ONU
Imposto maior sobre os cigarros pode diminuir mortalidade infantil
Fumo passivo mata 200 mil crianças por ano no mundo. Taxação maior do tabaco poderia evitar 281 mil mortes, principalmente em famílias pobres. 12 maio 2025 · Saúde
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Caixa amplia prazo para alteração em contrato do Novo Fies
Dilatação do Fies: a partir de 01/06, estudantes podem solicitar extensão do prazo de financiamento se não concluírem o curso no tempo previsto. 12 maio 2025 · Economia