A Prefeitura de Goiânia começou a implementar a metronização nos ônibus da capital. A nova tecnologia sincroniza os semáforos com a passagem dos coletivos. Com isso, um trajeto que levava cerca de 18 minutos pode ser concluído em apenas 9.
Segundo o prefeito Sandro Mabel, o objetivo do projeto é aumentar significativamente a velocidade dos ônibus. Com a nova tecnologia, a velocidade média do trecho passou de 15 km/h para 22 km/h. Quando concluir o projeto, a expectativa é atingir 25 km/h de média. O trecho conta com sete estações e 15 cruzamentos com semáforos.
“A metronização de Goiânia vai fazer a cidade andar mais. Vamos implantar nos dois eixos do BRT, mas também em outras linhas e faixas exclusivas. A nossa meta é alcançar 200 quilômetros de metronização durante os quatro anos de gestão. Isso vai agilizar o transporte coletivo e fazer com que o usuário ganhe muito tempo nas viagens”, afirma o prefeito.
O que é:
Trata-se de um sistema de sincronização de semáforos em tempo real, com o objetivo de priorizar a circulação dos ônibus.
Como funciona:
Os ônibus recebem um chip que se comunica com os semáforos ao longo do percurso. Quando o veículo se aproxima de um cruzamento, o sistema identifica o ônibus e antecipa o sinal verde. A tecnologia evita paradas, acelera o deslocamento e reduz o tempo de viagem.
Onde já funciona:
Dois trechos já operam com a tecnologia: Eixo Norte-Sul: entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica. Eixo Leste-Oeste: entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia