Operação combate rede de estupro e tortura em 9 estados; crimes eram exibidos ao vivo na internet

Polícia investiga rede criminosa acusada de estupro e tortura em nove estados; crimes eram transmitidos ao vivo pela internet.

Compartilhe

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Polícias civis de todo o país deflagraram na manhã desta segunda-feira (30) a Operação Abraccio, que investiga uma rede criminosa acusada de estupro, tortura e divulgação de imagens de violência contra mulheres pela internet.

A ação ocorre simultaneamente em nove estados: Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Santa Catarina. Até as 6h45, policiais já haviam prendido quatro suspeitos.

As investigações começaram após uma denúncia registrada na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na ocasião, uma mãe procurou a unidade ao identificar a divulgação de imagens íntimas da filha.

A partir disso, os agentes descobriram a atuação de um grupo organizado que utilizava a rede social Discord. O grupo contava com dezenas de vítimas — seis delas já foram identificadas formalmente.

Além da exposição de imagens íntimas, os crimes envolvem práticas de extrema violência. Os criminosos coagiam as vítimas a se mutilar com lâminas de barbear e a escrever os nomes dos agressores na própria pele.

Em seguida, registravam ou transmitiam ao vivo as sessões de tortura. As investigações também revelam indícios de crimes de misoginia e racismo cometidos pelos integrantes do grupo.

No mês passado, a prisão de um dos suspeitos permitiu o avanço da apuração. A perícia analisou mais de 80 mil arquivos digitais, entre fotos, vídeos e áudios, o que possibilitou identificar outros envolvidos. Agora, os agentes buscam aprofundar a coleta de provas e encontrar novas vítimas.

Por fim, as investigações seguem em andamento e que novas prisões podem acontecer nos próximos dias.

*As informações são de Vitor Abdala, repórter da Agência Brasil

OUÇA O PRIMEIRO EPISÓDIO DO PODCAST DO PORTALGO: QUEM VAI GANHAR?

Recentes
3 jogos clássicos para zerar uma segunda vez nessas férias
3 jogos clássicos para zerar uma segunda vez nessas férias
Cultura · 22min
Governo começa a reembolsar vítimas de desconto ilegal do INSS
Governo começa a reembolsar vítimas de desconto ilegal do INSS
Justiça · 14h
Segundo analistas, o objetivo das tarifas de Trump é interferir na politica brasileira
Segundo analistas, o objetivo das tarifas de Trump é interferir na politica brasileira
Brasil · 15h
Emoção marca a segunda rodada da Eurocopa Feminina
Emoção marca a segunda rodada da Eurocopa Feminina
Esportes · 15h