O corpo da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, vítima de uma queda durante trilha no Monte Rinjani, na Indonésia, será transportado ao Brasil e chega ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) nesta terça-feira (1º), às 17h15, segundo informou a companhia aérea Emirates. Após a chegada em São Paulo, o corpo será encaminhado ao Rio de Janeiro para os procedimentos legais.
Juliana caiu em uma encosta do Monte Rinjani na madrugada de 21 de junho, depois de interromper a trilha que seguia devido ao cansaço extremo. Equipes de resgate a localizaram na segunda-feira (23), utilizando um drone térmico que indicou sinais de vida recentes ou no momento da busca. No entanto, o socorrista só conseguiu acessar o local no dia seguinte, confirmando o óbito. O corpo foi retirado na quarta-feira (25).
A autópsia realizada na Indonésia apontou que Juliana morreu vítima de hemorragia causada por trauma contundente, com os peritos estimando que ela permaneceu viva por cerca de 20 minutos após o início da hemorragia.
Em função da complexidade do caso e a pedido da família e da Defensoria Pública da União (DPU), a Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou que uma nova autópsia será realizada no Brasil, no máximo seis horas após a chegada do corpo ao país, para preservar evidências e garantir a transparência do processo.
Inicialmente, o corpo estava previsto para chegar diretamente ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, no dia 2 de julho, mas a Emirates informou que, em acordo com a família, a chegada foi antecipada para esta terça-feira em São Paulo. A empresa também lamentou o ocorrido e manifestou condolências à família.
“A Emirates informa que, em coordenação com a família, novos preparativos foram feitos para o transporte do corpo de Juliana Marins, cidadã brasileira que faleceu na Indonésia. O corpo chegará em São Paulo no dia 1º de julho. A Emirates estende suas mais profundas condolências à família neste momento difícil”
Nos últimos dias, a família de Juliana manifestou críticas à companhia aérea pela demora na comunicação sobre o transporte do corpo. A Emirates opera a rota entre Bali, na Indonésia, e o Brasil via Dubai.
*Informações da Agência Brasil