Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Guerra comercial entre EUA e China intensifica-se com novas tarifas, causando queda nas bolsas globais e alertas de inflação e recessão.

Compartilhe

Reprodução

Enquanto as bolsas em todo o mundo despencam com a intensificação da guerra de tarifas após a retaliação da China, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (4) que sua política “nunca mudará” e provocou que a China estaria em “pânico”.

“Para os muitos investidores que estão chegando aos EUA e investindo grandes quantidades de dinheiro, minhas políticas nunca mudarão. Este é um ótimo momento para ficar rico, mais rico do que nunca!!!”, escreveu Trump, em uma rede social.

Em outra postagem, logo em seguida, o presidente americano disse que a China errou ao retaliar.

“A China jogou errado, eles entraram em pânico – A única coisa que não podem se dar ao luxo de fazer!” escreveu.

Após anunciar tarifas de importação para todos os parceiros comerciais, com taxas de 34% para China, o governo de Pequim adotou uma série de medidas de retaliação, com igual taxação de 34% das importações de produtos estadunidenses.

Além disso, a China anunciou a restrição para exportação de minerais raros, chamados terras raras, além da proibição de comércio com 16 empresas dos EUA.

Em uma entrevista publicada na mesma rede social, o presidente dos EUA reforçou que está no caminho certo. “Tudo indo muito bem. Você verá como isso vai acabar, nosso país terá um boom”, disse Trump.

Bolsas e comércio

As medidas fizeram as bolsas em todo o mundo despencar. Os três principais índices de ações dos EUA – o S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones – registrava uma queda de -4,5%, -4,6% e -4%, respectivamente, no início da tarde de hoje.

Em nota publicada nesta quinta-feira (3), antes do anúncio de retaliação do governo chinês, a Organização Mundial do Comércio (OMC) previu que o tarifaço instituído pelos EUA levaria a uma retração de -1% nos volumes globais de comércio este ano, resultado que é 4 pontos percentuais (p.p.) inferior a previsão anterior, que calculava um crescimento de 3% no comércio internacional.

“Medidas comerciais dessa magnitude têm o potencial de criar efeitos significativos de desvio comercial. Apelo aos Membros para que administrem as pressões resultantes de forma responsável para evitar que as tensões comerciais proliferem”, afirmou Ngozi Okonjo-Iweala, diretora geral da OMC.

Juros e inflação

Enquanto isso, o presidente do Banco Central dos EUA (Fed), Jorome Powell, alertou que as tarifas de Trump podem aumentar a inflação e reduzir o crescimento econômico.

“Embora a incerteza permaneça elevada, agora está ficando claro que os aumentos de tarifas serão significativamente maiores do que o esperado. O mesmo provavelmente será verdade para os efeitos econômicos, que incluirão maior inflação e crescimento mais lento”, comentou Powell.

Por outro lado, o presidente Trump desafiou o presidente do Fed a cortar os juros básicos da economia do país.

“Este seria um momento perfeito para o Presidente do Fed, Jerome Powell, cortar as Taxas de Juros. Ele está sempre ‘atrasado’, mas agora ele pode mudar sua imagem, e rapidamente. Corte as taxas de juros, Jerome, e pare de brincar de política!”, escreveu Trump também nesta sexta em uma rede social.

Recentes
Hot Park e Rio Quente abrem 390 vagas de trabalho
Hot Park e Rio Quente abrem 390 vagas de trabalho
Trabalho · 54min
Goiás tem 6 cursos de medicina com notas insatisfatórias
Goiás tem 6 cursos de medicina com notas insatisfatórias
Educação · 1h
Chuva forte causa alagamentos e bloqueios em Goiânia
Chuva forte causa alagamentos e bloqueios em Goiânia
Goiás · 2h
Os discos que guardam a essência da humanidade a bilhões de quilômetros da Terra
Os discos que guardam a essência da humanidade a bilhões de quilômetros da Terra
Ciência · 6h
Mais do PortalGO
Reprodução
Corretora desaparecida em Caldas Novas tinha histórico de conflitos
Daiane Alves Souza desapareceu há 34 dias; novos elementos do inquérito revelam histórico de agressões e o rastro final da vítima. 20 jan 2026 · Segurança
Foto: Divulgação PCDF
Morte por injeção de desinfetante: O que se sabe sobre o caso dos técnicos presos no DF
Três pacientes morreram após piora súbita enquanto estavam na UTI 20 jan 2026 · Segurança
Fotos: Reprodução redes sociais
Virginia comenta vídeo com Zé Felipe e explica reencontro em Goiânia
Influenciadora afirma que encontro partiu de pedido das crianças 20 jan 2026 · Entretenimento
Foto: Secretaria da Retomada
Feirão de Empregos em Goiás oferece mais de 3 mil vagas para jovens de 18 a 30 anos
Vagas atendem também o público geral e pessoas com deficiência 20 jan 2026 · Trabalho
Reprodução
Bilionários ficam 16% mais ricos em 2025
Líderes globais iniciam Fórum de Davos. Brasil foca em inovação digital, enquanto Oxfam aponta abismo social e riqueza recorde. 20 jan 2026 · Economia
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
INSS suspende atendimento em 90 cidades amanhã
INSS fecha agências nesta terça por feriado e anuncia pausa nacional nos sistemas entre 28 e 30 de janeiro. Saiba como se programar. 19 jan 2026 · Economia
Foto: Samah Zidan
Marrocos aciona FIFA contra Senegal e CAF
Marrocos aciona Fifa e CAF após confusão na final da Copa Africana. Federação questiona saída de Senegal de campo. Veja mais. 19 jan 2026 · Esportes
Foto: Heber Gomes
Goianão: Vila vence e clássico termina 1 a 1
Vila Nova bate Anápolis e lidera o Goianão com 100% de aproveitamento. Atlético-GO e Goiás empatam clássico no Antônio Accioly. 19 jan 2026 · Esportes
© Valter Campanato/Agência Brasil
Alerta: Anvisa suspende glitter para comida
Anvisa manda recolher produtos Morello e apreende itens da Nykax por origem desconhecida e irregularidades graves. Veja mais. 19 jan 2026 · Saúde
Reprodução
Colisão de trens mata 39 e fere 123 na Espanha
Grave colisão de trens na Espanha deixa 39 mortos e 123 feridos. Investigação aponta falha técnica nos trilhos. Confira os detalhes. 19 jan 2026 · Mundo