Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Guerra comercial entre EUA e China intensifica-se com novas tarifas, causando queda nas bolsas globais e alertas de inflação e recessão.

Compartilhe

Reprodução

Enquanto as bolsas em todo o mundo despencam com a intensificação da guerra de tarifas após a retaliação da China, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (4) que sua política “nunca mudará” e provocou que a China estaria em “pânico”.

“Para os muitos investidores que estão chegando aos EUA e investindo grandes quantidades de dinheiro, minhas políticas nunca mudarão. Este é um ótimo momento para ficar rico, mais rico do que nunca!!!”, escreveu Trump, em uma rede social.

Em outra postagem, logo em seguida, o presidente americano disse que a China errou ao retaliar.

“A China jogou errado, eles entraram em pânico – A única coisa que não podem se dar ao luxo de fazer!” escreveu.

Após anunciar tarifas de importação para todos os parceiros comerciais, com taxas de 34% para China, o governo de Pequim adotou uma série de medidas de retaliação, com igual taxação de 34% das importações de produtos estadunidenses.

Além disso, a China anunciou a restrição para exportação de minerais raros, chamados terras raras, além da proibição de comércio com 16 empresas dos EUA.

Em uma entrevista publicada na mesma rede social, o presidente dos EUA reforçou que está no caminho certo. “Tudo indo muito bem. Você verá como isso vai acabar, nosso país terá um boom”, disse Trump.

Bolsas e comércio

As medidas fizeram as bolsas em todo o mundo despencar. Os três principais índices de ações dos EUA – o S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones – registrava uma queda de -4,5%, -4,6% e -4%, respectivamente, no início da tarde de hoje.

Em nota publicada nesta quinta-feira (3), antes do anúncio de retaliação do governo chinês, a Organização Mundial do Comércio (OMC) previu que o tarifaço instituído pelos EUA levaria a uma retração de -1% nos volumes globais de comércio este ano, resultado que é 4 pontos percentuais (p.p.) inferior a previsão anterior, que calculava um crescimento de 3% no comércio internacional.

“Medidas comerciais dessa magnitude têm o potencial de criar efeitos significativos de desvio comercial. Apelo aos Membros para que administrem as pressões resultantes de forma responsável para evitar que as tensões comerciais proliferem”, afirmou Ngozi Okonjo-Iweala, diretora geral da OMC.

Juros e inflação

Enquanto isso, o presidente do Banco Central dos EUA (Fed), Jorome Powell, alertou que as tarifas de Trump podem aumentar a inflação e reduzir o crescimento econômico.

“Embora a incerteza permaneça elevada, agora está ficando claro que os aumentos de tarifas serão significativamente maiores do que o esperado. O mesmo provavelmente será verdade para os efeitos econômicos, que incluirão maior inflação e crescimento mais lento”, comentou Powell.

Por outro lado, o presidente Trump desafiou o presidente do Fed a cortar os juros básicos da economia do país.

“Este seria um momento perfeito para o Presidente do Fed, Jerome Powell, cortar as Taxas de Juros. Ele está sempre ‘atrasado’, mas agora ele pode mudar sua imagem, e rapidamente. Corte as taxas de juros, Jerome, e pare de brincar de política!”, escreveu Trump também nesta sexta em uma rede social.

Recentes
Sisu 2026 abre inscrições no dia 19 de janeiro
Sisu 2026 abre inscrições no dia 19 de janeiro
Educação · 5h
FGC abre pedidos de ressarcimento do banco Master
FGC abre pedidos de ressarcimento do banco Master
Sem categoria · 6h
União Europeia e Mercosul assinam acordo histórico
União Europeia e Mercosul assinam acordo histórico
Brasil · 7h
Aparecida-GO vai abrir concurso na área da educação
Aparecida-GO vai abrir concurso na área da educação
Trabalho · 8h
Mais do PortalGO
Foto: Wildes Barbosa
Inmet alerta 69 cidades de GO para tempestade
Fim de semana com tempo severo em Goiás. Inmet alerta para tempestades em 69 cidades, com ventos fortes e risco de granizo. 17 jan 2026 · Goiás
Agenda Esportiva: Clássico Goiano, Dakar e final africana
Sábado e domingo com esporte de sobra: Atlético x Goiás, Corinthians x São Paulo, final africana, Dakar e jogos de basquete e tênis. 17 jan 2026 · Esportes
Reprodução/Instagram Poliana Rocha
Poliana Rocha revela que recusou participação no BBB
Nas redes sociais, Poliana Rocha revelou ter recebido convite para o BBB 26. A decisão, foi pessoal, apesar da felicidade com o convite. 16 jan 2026 · Entretenimento
Notas do Enem 2025 liberadas; confira seu desempenho
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem ser consultadas. Saiba como usar a pontuação para entrar na faculdade 16 jan 2026 · Educação
Reprodução/Polícia Militar
Jovem é executado pelas costas em rua de Goiânia
Crime em Goiânia termina com dois mortos. Vítima de 19 anos executada; suspeito de 25 anos, com passagem por homicídio 16 jan 2026 · Brasil
Foto: Divulgação/ DPCA – Anápolis
Operação em Anápolis prende suspeito de pedofilia
Homem de 31 anos foi preso em flagrante em Anápolis, GO, com material pedófilo em dois celulares e um gibi ilustrado. 16 jan 2026 · Goiás
Parque Areião – Foto: Lucas Caetano
Cinema, shows e exposições: confira a agenda cultural para este fim de semana
Automobilismo, artes visuais e shows marcam a agenda cultural da capital e região 16 jan 2026 · Cultura
Foto: Divulgação
Ryan Hurst é escalado como Kratos na série de God of War
Ryan Hurst deixa o martelo de Thor para assumir o Leviatã (ou as Lâminas do Caos) como o novo Kratos do streaming 16 jan 2026 · Entretenimento
Foto: Mychelly Matos
Circuito das Cavalhadas 2026 terá investimento recorde de R$ 5 milhões em Goiás
Cavalhadas são realizadas em Goiás há mais de dois séculos 16 jan 2026 · Cultura
Foto: Alex Malheiros
Mabel veta projeto que revoga a taxa do lixo em Goiânia
Câmara Municipal definirá em plenário se mantém ou derruba o veto de Sandro Mabel 16 jan 2026 · Cidades