Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Guerra comercial entre EUA e China intensifica-se com novas tarifas, causando queda nas bolsas globais e alertas de inflação e recessão.

Compartilhe

Reprodução

Enquanto as bolsas em todo o mundo despencam com a intensificação da guerra de tarifas após a retaliação da China, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (4) que sua política “nunca mudará” e provocou que a China estaria em “pânico”.

“Para os muitos investidores que estão chegando aos EUA e investindo grandes quantidades de dinheiro, minhas políticas nunca mudarão. Este é um ótimo momento para ficar rico, mais rico do que nunca!!!”, escreveu Trump, em uma rede social.

Em outra postagem, logo em seguida, o presidente americano disse que a China errou ao retaliar.

“A China jogou errado, eles entraram em pânico – A única coisa que não podem se dar ao luxo de fazer!” escreveu.

Após anunciar tarifas de importação para todos os parceiros comerciais, com taxas de 34% para China, o governo de Pequim adotou uma série de medidas de retaliação, com igual taxação de 34% das importações de produtos estadunidenses.

Além disso, a China anunciou a restrição para exportação de minerais raros, chamados terras raras, além da proibição de comércio com 16 empresas dos EUA.

Em uma entrevista publicada na mesma rede social, o presidente dos EUA reforçou que está no caminho certo. “Tudo indo muito bem. Você verá como isso vai acabar, nosso país terá um boom”, disse Trump.

Bolsas e comércio

As medidas fizeram as bolsas em todo o mundo despencar. Os três principais índices de ações dos EUA – o S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones – registrava uma queda de -4,5%, -4,6% e -4%, respectivamente, no início da tarde de hoje.

Em nota publicada nesta quinta-feira (3), antes do anúncio de retaliação do governo chinês, a Organização Mundial do Comércio (OMC) previu que o tarifaço instituído pelos EUA levaria a uma retração de -1% nos volumes globais de comércio este ano, resultado que é 4 pontos percentuais (p.p.) inferior a previsão anterior, que calculava um crescimento de 3% no comércio internacional.

“Medidas comerciais dessa magnitude têm o potencial de criar efeitos significativos de desvio comercial. Apelo aos Membros para que administrem as pressões resultantes de forma responsável para evitar que as tensões comerciais proliferem”, afirmou Ngozi Okonjo-Iweala, diretora geral da OMC.

Juros e inflação

Enquanto isso, o presidente do Banco Central dos EUA (Fed), Jorome Powell, alertou que as tarifas de Trump podem aumentar a inflação e reduzir o crescimento econômico.

“Embora a incerteza permaneça elevada, agora está ficando claro que os aumentos de tarifas serão significativamente maiores do que o esperado. O mesmo provavelmente será verdade para os efeitos econômicos, que incluirão maior inflação e crescimento mais lento”, comentou Powell.

Por outro lado, o presidente Trump desafiou o presidente do Fed a cortar os juros básicos da economia do país.

“Este seria um momento perfeito para o Presidente do Fed, Jerome Powell, cortar as Taxas de Juros. Ele está sempre ‘atrasado’, mas agora ele pode mudar sua imagem, e rapidamente. Corte as taxas de juros, Jerome, e pare de brincar de política!”, escreveu Trump também nesta sexta em uma rede social.

Recentes
O que torna cada versão de Nosferatu única no cinema
O que torna cada versão de Nosferatu única no cinema
Colunas · 1h
Tragédia no Rio: servidor mata duas colegas no Cefet-RJ e comete suicídio
Tragédia no Rio: servidor mata duas colegas no Cefet-RJ e comete suicídio
Segurança · 1d
Túnel de LED e circuito do Papai Noel movimentam o Natal do Bem
Túnel de LED e circuito do Papai Noel movimentam o Natal do Bem
Cultura · 1d
LATAM e Azul com problemas? Entenda o “recall” dos Airbus
LATAM e Azul com problemas? Entenda o “recall” dos Airbus
Mundo · 1d
Mais do PortalGO
Foto: Reprodução Banco Master
Justiça manda soltar Daniel Vorcaro e quatro sócios do Banco Master
Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus a investigados da Operação Compliance Zero 29 nov 2025 · Brasil
Fotos: Divulgação Santuário Basílica Sagrada Família
Goiânia recebe mostra internacional com mais de 60 presépios
Mostra gratuita no Santuário Basílica Sagrada Família, aberta 24 horas, reúne obras de 15 países e destaca a tradição napolitana do século XVIII 29 nov 2025 · Cultura
Guia do Fim de Semana: Libertadores, Clássicos e Esportes Globais
Fim de semana repleto de esportes: final da Libertadores, clássicos no Brasileirão, Premier League e Fórmula 1 no Catar. 29 nov 2025 · Esportes
Foto: Internet
Enem em Belém e região ocorre no domingo (30)
Enem 2025 no Pará será domingo (30) para 95,7 mil inscritos de Belém, Ananindeua e Marituba. Prova foi adiada por causa da COP30. 28 nov 2025 · Educação
Airbus faz recall urgente de 6 mil aviões
Após incidente nos EUA, Airbus anuncia recall para troca de software em milhares de A320. Problema está ligado à interferência solar. 28 nov 2025 · Mundo
Foto: Reprodução/Redes sociais de Ana Paula e Divulgação/GCM
Agressão a médica reacende debate sobre segurança
Médica é agredida com cabeçadas por paciente em UPA. Cremego repudiou o caso, que reacende o debate sobre segurança no SUS. 28 nov 2025 · Goiás
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Marido é preso por espancar mulher grávida de 8 meses
Marido foi preso em Serranópolis (GO) suspeito de espancar a esposa grávida de 8 meses. Ele a agrediu com socos na barriga e a esganou. 28 nov 2025 · Segurança
Fim de semana tem show, caminhada e exposição
Foto: Pixabay
Fim de semana em Goiânia tem rock, reggae, caminhada contra violência e feira
Programação gratuita ou de baixo custo ocupa diferentes regiões da capital 28 nov 2025 · Cultura
Foto: Gabriel Antonelly
Goiânia retira mais de 15 toneladas de fios soltos e amplia ação em novos bairros
Avenida Mangalô recebe nova etapa da operação 28 nov 2025 · Cidades
Foto: Loiro Cunha/Divulgação e Reprodução Instagram
Post de Luiza Possi repercute e leva Maria Gadú a comentar sobre relacionamento
Post sobre “fé” e reação ao caso Bolsonaro desencadeou a polêmica 28 nov 2025 · Entretenimento