Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Guerra comercial entre EUA e China intensifica-se com novas tarifas, causando queda nas bolsas globais e alertas de inflação e recessão.

Compartilhe

Reprodução

Enquanto as bolsas em todo o mundo despencam com a intensificação da guerra de tarifas após a retaliação da China, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (4) que sua política “nunca mudará” e provocou que a China estaria em “pânico”.

“Para os muitos investidores que estão chegando aos EUA e investindo grandes quantidades de dinheiro, minhas políticas nunca mudarão. Este é um ótimo momento para ficar rico, mais rico do que nunca!!!”, escreveu Trump, em uma rede social.

Em outra postagem, logo em seguida, o presidente americano disse que a China errou ao retaliar.

“A China jogou errado, eles entraram em pânico – A única coisa que não podem se dar ao luxo de fazer!” escreveu.

Após anunciar tarifas de importação para todos os parceiros comerciais, com taxas de 34% para China, o governo de Pequim adotou uma série de medidas de retaliação, com igual taxação de 34% das importações de produtos estadunidenses.

Além disso, a China anunciou a restrição para exportação de minerais raros, chamados terras raras, além da proibição de comércio com 16 empresas dos EUA.

Em uma entrevista publicada na mesma rede social, o presidente dos EUA reforçou que está no caminho certo. “Tudo indo muito bem. Você verá como isso vai acabar, nosso país terá um boom”, disse Trump.

Bolsas e comércio

As medidas fizeram as bolsas em todo o mundo despencar. Os três principais índices de ações dos EUA – o S&P 500, o Nasdaq e o Dow Jones – registrava uma queda de -4,5%, -4,6% e -4%, respectivamente, no início da tarde de hoje.

Em nota publicada nesta quinta-feira (3), antes do anúncio de retaliação do governo chinês, a Organização Mundial do Comércio (OMC) previu que o tarifaço instituído pelos EUA levaria a uma retração de -1% nos volumes globais de comércio este ano, resultado que é 4 pontos percentuais (p.p.) inferior a previsão anterior, que calculava um crescimento de 3% no comércio internacional.

“Medidas comerciais dessa magnitude têm o potencial de criar efeitos significativos de desvio comercial. Apelo aos Membros para que administrem as pressões resultantes de forma responsável para evitar que as tensões comerciais proliferem”, afirmou Ngozi Okonjo-Iweala, diretora geral da OMC.

Juros e inflação

Enquanto isso, o presidente do Banco Central dos EUA (Fed), Jorome Powell, alertou que as tarifas de Trump podem aumentar a inflação e reduzir o crescimento econômico.

“Embora a incerteza permaneça elevada, agora está ficando claro que os aumentos de tarifas serão significativamente maiores do que o esperado. O mesmo provavelmente será verdade para os efeitos econômicos, que incluirão maior inflação e crescimento mais lento”, comentou Powell.

Por outro lado, o presidente Trump desafiou o presidente do Fed a cortar os juros básicos da economia do país.

“Este seria um momento perfeito para o Presidente do Fed, Jerome Powell, cortar as Taxas de Juros. Ele está sempre ‘atrasado’, mas agora ele pode mudar sua imagem, e rapidamente. Corte as taxas de juros, Jerome, e pare de brincar de política!”, escreveu Trump também nesta sexta em uma rede social.

Recentes
Fim de semana esportivo: Flamengo na final mundial, Corinthians e Vasco decidem Copa do Brasil
Fim de semana esportivo: Flamengo na final mundial, Corinthians e Vasco decidem Copa do Brasil
Esportes · 8h
Filho de cineasta Rob Reiner preso por matar os pais
Filho de cineasta Rob Reiner preso por matar os pais
Mundo · 10h
Cimehgo alerta para tempestades severas em Goiás
Cimehgo alerta para tempestades severas em Goiás
Goiás · 11h
Clima agressivo faz brasileiros evitarem falar de política no WhatsApp, diz estudo
Clima agressivo faz brasileiros evitarem falar de política no WhatsApp, diz estudo
Comportamento · 13h
Mais do PortalGO
Foto: Agehab
Aluguel Social: Goiás prorroga inscrições para 4,6 mil vagas em 16 cidades
O prazo para solicitar o auxílio de R$ 350 mensais foi estendido até o dia 29 de dezembro. 15 dez 2025 · Goiás
Foto: Dmitry Spravko – Unsplash
Lançamentos: The Rogue Prince of Persia e Layers of Fear mostram a força do Switch 2
A “penúltima” semana de dezembro traz o aclamado roguelite da Ubisoft para os portáteis e uma leva de novidades para os fãs de Visual Novels e RPGs. 15 dez 2025 · Cultura
Foto: Divulgação Polícia Civil de Goiás
Rildo Soares volta ao Tribunal do Júri por feminicídio em Rio Verde
Réu já foi condenado a mais de 41 anos de prisão por outro feminicídio 15 dez 2025 · Segurança
Brasília (DF) 02/08/2023 Deputada Carla Zambelli durente coletiva no salão verde da Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/EBC
Às vésperas da decisão sobre extradição, Carla Zambelli renuncia ao mandato
Hugo Motta deve empossar o suplente, Adilson Barroso, nesta segunda-feira (15), recompondo a bancada do PL na Câmara 15 dez 2025 · Política
Foto: Reprodução redes sociais
PL da Dosimetria levou manifestantes às ruas em Goiânia e outras capitais
Projeto beneficia diretamente condenados pelos ataques de 8 de janeiro, alterando cálculo de penas e regras de progressão 15 dez 2025 · Política
Kallerna/Wikimedia Commons
O Ponto Nemo: onde o céu é proibido para aviões
O “polo de inacessibilidade” do Pacífico é uma zona morta para rotas comerciais e o “cemitério de luxo” da engenharia aeroespacial 14 dez 2025 · Cultura
Imagem: Warner Bros. / Divulgação
5 live-actions para reassistir com as crianças nas férias de dezembro
Do sarcasmo de Garfield às aventuras da Mistério S.A., relembre clássicos dos anos 2000 perfeitos para apresentar às novas gerações 13 dez 2025 · Cultura
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Movimentos sociais convocam protestos no domingo contra o PL da Dosimetria
Movimentos contestam tramitação acelerada e impacto do texto 13 dez 2025 · Brasil
Foto: Divulgação DEIC
Hytalo Santos se torna réu por exploração de menores e trabalho análogo à escravidão
Ação trabalhista é independente do processo criminal já em andamento 13 dez 2025 · Entretenimento
Foto: Secom
Cimehgo prevê final de semana com tempestades e rajadas de vento em Goiás
Combinação de calor e alta umidade favorece a formação de áreas de instabilidade em todas as regiões do estado; precipitação pode chegar a 50 mm/dia 13 dez 2025 · Cidades